Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19

Três grandes perdas

A sociedade maranhense sofreu ontem três grandes perdas, de senhoras que tiveram presença marcante nesta Capital: a grande dama e marchand Violeta Parga, que residia há algum tempo em São Paulo; a ex-primeira dama de São Luís e figura sempre presente na vida social da cidade, Elzuita Costa Rodrigues; e Meméia Gerude, que ao lado do marido e do filho, compositores e cantores Gerude e João Gerude, sempre pontificou na vida artística da cidade.

NAZARÉ e Jurandy Leite nos salões elegantes de São Luís. Ela é uma das presenças inteligentes no livro “José Sarney – o homem e a palavra” que será lançado no segundo semestre deste ano, como parte das celebrações dos 90 anos de idade do ex-presidente da República. Nazareth escreveu um depoimento lírico sobre o ilustre maranhense
NAZARÉ e Jurandy Leite nos salões elegantes de São Luís. Ela é uma das presenças inteligentes no livro “José Sarney – o homem e a palavra” que será lançado no segundo semestre deste ano, como parte das celebrações dos 90 anos de idade do ex-presidente da República. Nazareth escreveu um depoimento lírico sobre o ilustre maranhense

Talvez o cabelo branco
O pré-candidato a prefeito de São Luís, Neto Evangelista, ainda não conseguiu sair de uma margem sofrível nas pesquisas de opinião até agora divulgadas.
Neto é filiado ao DEM, mas aposta todas as fichas de um eventual crescimento na aliança com o PDT de Wewerton Rocha para ultrapassar a barreira dos 10% até a chegada de outubro.
Neto tem pela frente adversários com o seu mesmo perfil político: Eduardo Braide, Rubens Pereira Júnior e Duarte Júnior.
Ou seja, terá que fazer um esforço gigantesco para dizer ao eleitor que é diferente de seus coleguinhas.

Biografia de Madeira
Em entrevista divulgada esta semana no jornal O Estado, o ex-juiz federal José Carlos Madeira deu o tom de como será a sua caminhada até o Palácio La Ravardiére.
Madeira afirmou que a sua campanha não será baseada em pirotecnias de marketing, mas na sua história de vida e nas relações que ele construiu com as pessoas simples da periferia, onde estão as suas origens.
“Nasci na periferia, conheço a linguagem e a cultura da nossa gente”, disse o ex-magistrado.

Biografia de Madeira 2
Em outro ponto forte da entrevista, Madeira conta que é filho de um alfaiate com uma empregada doméstica, foi lavador de carros, vendeu laranjas no Estádio Nhozinho Santos, foi ajudante de pedreiro e trabalhou na roça.
O pré-candidato a prefeito de São Luís explicou que não traz dinheiro para esbanjar em campanha nem promessas mirabolantes que jamais seriam cumpridas.
“Não chego até aqui com um projeto político viciado, arcaico ou comprometido” – pontuou.

Estreia no CNPG
O procurador-geral de justiça, Eduardo Jorge Hiluy Nicolau, fez sua estreia ontem no Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG).
Ele participou, pela primeira vez, dessa reunião na condição de chefe da instituição ministerial maranhense.
Foi um encontro realizado virtualmente, no qual os procuradores-gerais presentes deram as boas-vindas ao novo procurador-geral do Ministério Público do Maranhão.
Outros temas tratados foram a Resolução do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) referente ao retorno das atividades presenciais em tempos de pandemia e propostas de mudanças no modelo das provas da primeira fase dos concursos de ingresso na carreira do Ministério Público.

TRIVIAL VARIADO

O reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho, propôs ontem, em reunião plenária da Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, por videoconferência, a criação de uma comissão interinstitucional para análise do sistema de admissão de estudantes da graduação por meio das cotas raciais.

No assunto: Natalino justificou a medida como necessária para minimizar críticas ao sistema e garantir a manutenção de um mecanismo mais igualitário de acesso ao ensino superior capaz de diminuir as profundas discrepâncias sociais que caracterizam o país.

Vale lembrar que a Ufma foi uma das pioneiras a implantar o sistema de cotas raciais e de deficientes. Também criou, em 2015, o curso de Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos, de forma pioneira no país.

Viajar está ficando cada vez mais difícil. Enquanto espera socorro no Brasil, depois de pedir proteção contra credores nos Estados Unidos, a Latam anunciou que vai deixar de atuar na Argentina. A decisão é por tempo indeterminado e vale para passageiros e para carga.

A cena musical são-luisense vai além dos palcos dos teatros e das grandes casas de shows. Alguns bares se consolidaram ao longo do tempo como importantes pilares para diferentes gêneros musicais. Desde março, no entanto, todos estão com as portas fechadas, por conta do coronavírus.

Trata-se de uma situação que afeta não apenas seus proprietários e frequentadores, mas também os músicos e todos os beneficiados com a exposição e renovação de seus trabalhos.

Pelo que temos ouvido dos responsáveis por alguns dos principais bares musicais da cidade. Nenhum acredita que poderá abrir as portas nos próximos meses. Mas a boa notícia é que ninguém cogita encerrar as atividades em definitivo – e há quem faça planos de sair da crise mais fortalecido do que entrou.

É preciso ser criativo para manter um bar sem poder receber clientes. Em São Luís, empresários têm buscado diferentes soluções para não fechar definitivamente as portas, apesar do isolamento social não ter data para acabar.

Lives remuneradas, shows a distância, pizzas por encomenda e até venda de raquetes de ping-pong e pijamas estão servindo como soluções para driblar a crise imposta com o avanço do coronavírus.

Além de manter as contas no azul, são maneiras de manter o contato com o público e afastar um pouco a saudade das noites musicais e festivas.

Assim como a maioria dos eventos sociais marcados para 2020, o baile de gala que esta coluna realiza todos os anos já foi adiado. Prevista para ocorrer no segundo semestre do ano, a próxima edição do evento agora deve ser realizada em 2021. Mas, mesmo assim, ainda não há uma data definida.

DE RELANCE

O eclipse solar de Sobral
6 minutos e 51 segundos. Foi esse o tempo que durou o famoso eclipse solar de Sobral, em 29 de maio de 1919. O evento, que comprovou a Teoria da Relatividade do cientista Albert Einstein, é o ponto central da obra De Sobral à Índia, do engenheiro e escritor Fabrício Surya. Protagonizado por José, o livro aborda a trajetória desde que os pais dele se conheceram à pré-adolescência do garoto. A palavra família ganha um novo conceito quando chega a Sobral um coronel inglês, William Trent Johan, para “observar” o eclipse.

O eclipse solar de Sobral 2
A bagagem do estrangeiro não chegou ao interior cearense somente com roupas: trazia uma missão discreta e as experiências vividas na Índia, quando foi obrigado a servir em Calcutá – algo que o transformou para sempre. Ao encontrar o pequeno José, o destino também trouxe decisões difíceis e novos rumos para a vida do coronel William e sua esposa brasileira.

O eclipse solar de Sobral 3
Além do fenômeno astrológico, a obra conta com outra característica celestial: o narrador. Quem conta a história é São Paulo, diretamente do Paraíso. Ao caminhar pelo Éden, o santo encontra Félix, um rapaz desanimado ao se deparar com o dia cinza. O prólogo e epílogo do livro registram o momento em que o santo inicia e finaliza a história ao recém-conhecido.

O eclipse solar de Sobral
De Sobral à Índia reúne história, ciência e cultura em uma narrativa cativante destinada aos admiradores de um belo e emocionante romance histórico que parece não findar-se por aqui... O autor, Fabrício Surya (Fabrício Cavalcanti Gomes da Vinha) nasceu no Rio de Janeiro, tem raízes cearenses e portuguesas, mas cresceu em Brasília.

Negócios no exterior
As micro e pequenas empresas do segmento de alimentos e bebidas interessadas em fazer negócios no exterior têm até hoje para se inscreverem na primeira edição online do Business Connection Brazil: food & beverage, que acontece entre os dias 22 e 26 de junho. O evento é totalmente gratuito e é promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em parceria com o Sebrae, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Apex-Brasil. As instituições brasileiras organizadoras fazem parte do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE).

Negócios no exterior 2
A propósito: para participar do Business Connection Brazil, o empresário deve atender aos critérios de seleção estabelecidos pela organização do evento, como atuar no segmento; ter experiência em exportação ou ter um plano de exportação para começar; possuir certificações de qualidade, rastreabilidade e valor agregado aos produtos e ter um site funcional. É recomendável ainda que o participante fale inglês, pois terá contato com potenciais compradores de toda a América Latina, além dos Estados Unidos, Índia, Emirados Árabes , China e Canadá.

Pagamento antecipado
A exemplo do que fez o presidente Jair Bolsonaro, o prefeito Edivaldo Holanda Junior anunciou, por meio das redes socais, a antecipação para o mês de julho do pagamento da primeira parcela do 13º salário dos servidores municipais. O pagamento estará disponível em conta no dia 17 de julho. A medida contribui para minimizar os efeitos da crise econômica, garantindo renda para a população. Em São Luís serão injetados mais de R$ 50 milhões na economia da cidade.

São Luís sai na frente
Vale destacar que em outras capitais do Nordeste apenas João Pessoa (PB) já anunciou o pagamento. Fortaleza (CE) e Teresina (PI) anunciaram a suspensão do pagamento que ocorreria em junho e ainda não há nova data definida. No Rio de Janeiro a prefeitura ainda não anunciou quando será feito o pagamento.

Para escrever na pedra:
“Louvar o que passou, torna queridas e inesquecíveis até mesmo as coisas tolas da nossa infância”. De William Shakespeare

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.