Covid-19

Maranhão realizará inquérito sorológico para mapear quantidade de contaminados

Informação foi confirmada em entrevista coletiva pelo secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, na manhã desta quinta-feira

Kethlen Mata/ O Estado MA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
(Carlos Lula)

São Luís – Nesta quinta-feira, 18, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou uma entrevista coletiva para comunicar os próximos passos do combate à covid-19 no Maranhão. A entrevista contou com a participação do Secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, a infectologista Conceição Pedroso, e o médico e assessor especial SES, Rodrigo Lopes.

Uma das novidades no combate ao coronavírus no estado, será um estudo sorológico. A meta é mapear cerca de 4 a 5 mil pessoas, e verificar qual foi a porcentagem de contaminação em todo o estado. A ação contará com a parceria da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

De acordo com o secretário, essa é uma forma de pensar em novas mediadas de prevenção ao vírus. Amanhã, 19, acontecerá a primeira reunião para definir a metodologia do estudo sorológico.

Instituto de Doenças Tropicais

Na coletiva, Carlos Lula, também falou do Instituto de Doenças Tropicais, o hospital Dr. Genésio Rego. A unidade contará com a colaboração de outros centros de pesquisas, como o Instituto Butantan, além da parceira com a UFMA. “A pesquisa e a ciência sendo valorizada no estado do maranhão”, frisou o secretário, durante a entrevista. A infectologista, Conceição Pedroso, ressaltou que existem outras doenças virais presentes no estado e que precisam ser estudadas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.