Lavagem de dinheiro

Imperatriz é alvo de cerco da Polícia Federal na Operação Hipócrates

Cidade do Maranhão fez parte de operação que visa desarticular desarticular bando internacional

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
(PF pode investigar ataques contra juíza)

SÃO LUÍS - Os Polícia Federal realizou ontem a Operação Hipócrates nas cidades de Imperatriz e de Corumbá, no Maranhão e no Mato Grosso do Sul respectivamente, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso internacional especializado em lavagem de dinheiro e evasão de divisas.

Somente durante quatro anos, de acordo com a polícia, os quadrilheiros movimentaram mais de R$ 90 milhões de forma ilegal.
Um total de 30 policiais participaram desse cerco e conseguiram cumprir cinco mandados de prisão preventiva como ainda cinco de busca e apreensão.

Também foram realizados o sequestro de bens móveis e imóveis, o bloqueio de contas e a suspensão da atividade econômica das empresas constituídas pelos investigados.

No decorrer da investigação, a polícia constatou que os criminosos realizavam diversos saques em agências bancárias da cidade fronteiriça de Corumbá, logo após, dirigiam com as quantias em espécie até a Bolívia. Neste país, os investigados depositavam os valores em casas de câmbio das cidades vizinhas de Puerto Quijarro e Puerto Suarez. O esquema criminoso movimentou, em quatro anos, mais de R$ 90 milhões.

Ainda ficou constatado que os investigados constituíram diversas empresas de fachada, com a finalidade de movimentar recursos provenientes de crimes diversos, como tráfico de drogas e peculato. Os investigados poderão responder pelos crimes de evasão de divisas, lavagem de capitais e organização criminosa, cujas penas somadas podem ultrapassar 20 anos de prisão.

A operação foi denominada Hipócrates em referência ao filósofo grego pai da medicina, uma vez que o envio de dinheiro para estudantes brasileiros de medicina na Bolívia era utilizado como justificativa para a remessa ilegal dos valores ao país vizinho.

Outras ocorrências

O delegado Carlos Alessandro de Assis informou que foi preso ontem um faccionado e acusado de roubo a estabelecimento comercial e residências, na Grande Ilha. Um dos alvos desse criminoso foi uma padaria, localizada no João Paulo, ocorrido no mês passado.

Também ontem foram presos dois criminosos, na Vila Julinha, em São José de Ribamar. Em poder deles, os militares apreenderam três espingardas, uma faca e seis cartuchos de calibres diversos. Eles foram apresentados na delegacia dessa cidade. Na Cidade Olímpica foi preso um faccionado acusado de ter assassinado Railson Oliveira Pereira, de 24 anos, no dia 24 de agosto do ano passado, nesse bairro.

Em Barra do Corda, a polícia efetuou a prisão de um homem, nome não revelado, suspeito de ter violentando sexualmente uma criança, de 10 anos, nessa cidade. Ainda ontem, o detido foi encaminhado para a unidade prisional.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.