Inquérito

PF cumpre mandado no MA de inquérito sobre "antidemocracia"

Diligências foram requeridas pela Procuradoria Geral da República e determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal; 21 mandados de busca foram cumpridos

Thiago Bastos/ Da Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
PF fez operação no Maranhão e em outros cinco estados
PF fez operação no Maranhão e em outros cinco estados (polícia federal)

A Polícia Federal (PF) cumpriu, na manhã de ontem (16), mandado de busca e apreensão no Maranhão relativos ao inquérito que investiga a origem de recursos e a estrutura de financiamento de grupos suspeitos da prática de atos contra a democracia. Até o fechamento desta edição, a assessoria da PF não confirmou o alvo das apurações no estado.

No entanto, fontes próximas apontam que um membro de um perfil no YouTube ligado à presidência da República e com ligações no estado teve documentos e equipamentos levados. O perfil, inclusive, faz críticas diretas à atuação de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Além do Maranhão, apreensões também ocorreram nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina e no Distrito Federal. No total, foram cumpridos 21 mandados de busca e apreensão.

As diligências foram requeridas pela Procuradoria Geral da República (PGR) e determinadas pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes. Os mandados foram expedidos no fim do mês passado, no entanto, o período das diligências (realizadas ontem) foi determinado pela própria PF.

Esta é a primeira vez que o Maranhão registra oficialmente ligação com o Inquérito nº 4828, do STF, que apura irregularidades na manutenção de grupos nas redes sociais contrários aos valores democráticos.

Esta é a segunda operação da PF no estado em uma semana. No dia 9 deste mês, a polícia cumpriu mandados de busca em municípios, dentre eles, São Luís. O objetivo era verificar possíveis irregularidades na compra de equipamentos de proteção para a saúde.

A operação, intitulada “Cobiça Fatal”, também é alvo de monitoramento de outros órgãos, como a Controladoria Geral da União. A O Estado, a superintendente da CGU no Maranhão, Leylane Maria da Silva, disse que a operação é apenas o “ponto de partida” para verificar a origem e a aplicação de recursos públicos durante a pandemia. l

Mais

Alvos

Um dos alvos da PF ontem foi Luís Felipe Belmonte, considerado o nº 2 no projeto de criação do Aliança pelo Brasil, partido a ser fundado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.