Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19

Viajar virou utopia

Nestes novos tempos está cada vez mais difícil. Mike Ryan, diretor do programa de emergência da Organização Mundial de Saúde (OMS), disse esta semana que não é possível tornar as viagens de avião “100% seguras” no que toca à transmissão do vírus e que é “muito importante” que seja possível acompanhar e entrar em contato com qualquer pessoa que tenha estado num avião. A OMS vai emitir uma recomendação mais detalhada dando conselhos de saúde pública para viagens aéreas internacionais.

RECORDAÇÃO de uma bela noite na casa de shows Heritage, nos arredores de Lisboa: este Repórter PH com José Benedito e Ana Elvira Buhatem
RECORDAÇÃO de uma bela noite na casa de shows Heritage, nos arredores de Lisboa: este Repórter PH com José Benedito e Ana Elvira Buhatem

A morte que abalou esta cidade

Quando o absurdo se instala diante de nós é inútil procurar respostas. Somente o vazio e um silêncio pesado que nos oprime o peito como um duende nos pesadelos.
Não há respostas. Nem uma fresta por onde divisar o oculto reino do incompreensível. Somente um vácuo para onde nos sentimos sugados como um fiapo de papel na voragem de um redemoinho.
O corpo estava ali, deitado no asfalto. Um corpo de jovem, um quase menino em sua frágil compleição. A pele morena ao sol do meio-dia, o denso cabelo castanho. À sua volta, um zumbir de pessoas assustadas e revoltadas, onde ainda ressoavam gritos, um murmúrio de prece, um gotejar de mágoa. A angústia repartida como um pão, aos pedaços.
Os pés que saiam de casa naquele começo de tarde não imaginavam a fera na espreita, não temiam a emboscada. O sol brilhante acendia nas fachadas rastros de luz e a algazarra da rua se fazia mais presente. Assim estava ele, como um cordeiro, para o sacrifício. Só então reparou no homem enfurecido que estava à sua frente. E o mundo parou de girar. E o universo inteiro cristalizou-se numa campânula de vidro espesso, aprisionando-os num espaço particular onde não ressoavam os rumores do mundo, mas apenas o tumulto de seus corações em conflito: a vítima e seu algoz.
Creio que sequer puderam ver os passantes, as ruas desdobrando-se, as esquinas, a vida pulsante de uma cidade que já não lhes pertencia. Agora, na verdade, só havia um e outro e, entre eles, o ar pesava tanto que se podia cortá-lo com uma lâmina.
Foram alguns segundos e havia muito pouco a dizer. Naquele momento, ambos sabiam que a sorte estava lançada, que não haveria retorno. Um simples acidente de carro não seria motivo para tanto ódio nos olhos daquele homem. Somente uma frieza de determinação e fúria, como se cumprisse um destino. O jovem não teve tempo para se ajoelhar à beira do abismo, nem de sentir na pele, pela última vez, a aspereza do asfalto. Não houve tempo para implorar que o poupasse.
O assassino atirou a queima-roupa, sem compaixão alguma.
Diogo Adriano Costa Campos – ou, para os íntimos, Diogo Sarney – foi assassinado covardemente no começo da tarde de ontem, com um tiro no pescoço. Na verdade, não foi um simples assassinato, pareceu mais uma execução. Diogo era jovem, bonito, inteligente. E era, principalmente, gentil e carinhoso com todos que o conheciam.
Sua morte, como o sacrifício de outros jovens inocentes, é uma bofetada no rosto da sociedade. Neste momento de comoção geral, é impossível pensar em outra coisa que não se traduza em perplexidade: por quê? até quando?
Ninguém está falando de vingança, o que todos queremos é justiça, e que, como o cordeiro imolado no altar do sacrifício, seu sangue não tenha sido derramado em vão.

Centro em Açailândia
O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac no Estado do Maranhão, José Arteiro da Silva, estava ontem no mais absoluto estado de graça.
Numa época de recursos escassos ele assinou um contrato referente à obra de construção de um moderno e amplo Centro de Educação Profissional no município de Açailândia.
A empresa vencedora do processo de licitação foi a JB Construções e Incorporações, com sede em São Luís.
A obra está prevista para iniciar no próximo dia 1º de julho, e deve ser concluída em 18 meses, conforme prazo informado pela construtora
Presente ao ato, entre outros nomes de peso da instituição, o Diretor Regional do Senac, José Ahirton Lopes.

Contrate-me
Imagina uma ferramenta que ajuda a encontrar a vaga ideal de emprego.
É assim: quem está à procura, se cadastra na plataforma, e quem está com a vaga faz o mesmo. E então, por meio de inteligência artificial, o programa mostra ao ofertante os currículos que mais se aproximam do que está buscando, não só pelas competências técnicas, mas, também, pelas competências emocionais.
Desse modo funciona o Contrate-me, parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) com a plataforma de empregabilidade Speck, conhecida justamente pelo potencial de mostrar as capacidades socioemocionais dos candidatos.
As possibilidades são direcionadas aos alunos e ex-alunos do Senai e a qualquer pessoa interessada em trabalhar na indústria brasileira.

Viva a jubarte
O pessoal do projeto Baleia Jubarte, festeja: um estudo feito sob encomenda do Fundo Monetário Internacional estimou o valor global das baleias em R$ 1 trilhão, com uma grande vantagem – antes elas valiam pelo que rendiam de óleo e carne, hoje pela contribuição ambiental e turismo.
O Projeto Baleia Jubarte é sediado na Bahia e bancado pela Petrobras.
Sua contribuição ambiental é expressiva. E muito desse valor vem do armazenamento e ciclagem de carbono nos oceanos, algo fundamental para manter as condições climáticas do planeta.

Agro discute reforma
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, que integra todas as federações estaduais, incluindo a do Maranhão, debateu por videoconferência alguns itens da reforma tributária em tramitação no Congresso considerados fundamentais pelos empresários.
A entidade apontou preocupações em relação ao aumento da carga tributária e da burocracia para os produtores rurais, segundo boletim semanal relativo ao agronegócio.
O setor ressente-se da dificuldade do aumento da carga tributária setorial e da burocracia para os produtores rurais, uma ameaça a mais diante do quadro de pandemia.

TRIVIAL VARIADO

Se diz no mundo empresarial que muita gente que vai sobreviver ao novo coronavírus no Brasil vai preferir ter morrido; no político, se diz que muitos dos que vão vencer as eleições de outubro lamentarão pela vitória.

O vilão nas duas vertentes é único, o Covid-19. O imenso baque que ele deu na economia mundial, num efeito cascata, vai desaguar nas finanças municipais.

No primeiro quadrimestre, tudo normal. O prejuízo começa agora. Do início da pandemia em abril até dezembro são nove meses. A ajuda que o governo federal vai mandar agora equivale a quatro. Mas vai ser o montante de quatro dividido por nove.

Um drive-thru de testagem para covid-19 foi instalado no estacionamento da rede de Shoppings Iguatemi. Sem precisar marcar antes, a coleta de sangue é feita na hora. E os resultados são entregues em até 24 horas.

Em tempo: o paciente recebe por SMS dados de usuário e senha para acessar o diagnóstico no site do laboratório. As coletas começaram no dia 11 de junho, durante o dia todo. Logo, logo essa moda chega por aqui.

DE RELANCE

Óscar só em abril
Até o Oscar precisou mudar seus planos por causa da pandemia de coronavírus. Em 2021, a cerimônia da 93.ªedição mudará de data. Estava marcada para 28 de fevereiro e agora será realizada em 25 de abril, em Los Angeles (EUA). A decisão, anunciada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, foi tomada em razão de cinemas fechados mundo afora impactarem o calendário de lançamentos. Com muitos blockbusters e filmes independentes forçados a adiar seus lançamentos até a reabertura dos cinemas, a data limite para filmes elegíveis ao Oscar também foi estendida de 31 de dezembro de 2020 a 28 de fevereiro de 2021.


Óscar só em abril... 2
Ainda não se sabe, contudo, em que moldes o espetáculo irá decorrer, se será feito com direito a passarela vermelha e convidados, como é habitual. Segundo o jornal The New York Times, o presidente da Academia, David Rubin, e a diretora executiva, Dawn Hudson, dizem querer “dar a flexibilidade necessária aos cineastas para acabarem de lançar os seus filmes sem serem penalizados por algo que está fora do controle de todo mundo”. A lista dos candidatos escolhidos será revelada no dia 9 de fevereiro, seguindo-se, a 15 de março, o anúncio dos concorrentes.


Óscar só em abril... 3
Esta é a quarta vez que a entrega dos Óscares é adiada: em 1938, houve cheias em Los Angeles que fizeram com que só se entregassem os prêmios uma semana após o previsto; em 1968, Martin Luther King Jr. foi assassinado e esperou-se dois dias para distribuir as estatuetas; e, em 1981, o atentado a Ronald Reagan fez com que, quatro horas antes do espetáculo, se decidisse o seu adiamento por um dia.


70 anos de Maracanã
O mais famoso templo do futebol mundial, o Maracanã, completou ontem 70 anos desde sua inauguração, dias antes da Copa de 1950. Se naquele ano foi palco de um fracasso da Seleção Brasileira, que levou quase 200 mil pessoas às lágrimas diante do título do Uruguai, o estádio vira setentão tendo acumulado grandes glórias para o esporte. A Seleção não levou sorte no Mundial de 2014, mas levantou duas Copas Américas, a mais recente no ano passado, uma Copa das Confederações e o inédito ouro olímpico em 2016.

Arraial Volante do Sesi
Incentivador da cultura maranhense, o Serviço Social da Indústria do Estado do Maranhão (Sesi-MA), entidade do Sistema Fiema, promove a cada ano um dos arraiais mais animados do São João desta capital, que acontece na Unidade de Promoção da Saúde Sesi Araçagi. Este ano, devido à pandemia, o Sesi impossibilitado de realizar essa ação cultural inovou e resolveu levar o arraial para os condomínios de São Luís com apresentações de grupos tradicionais como o Bumba Meu Boi de Axixá, Boi de Maracanã e Boi Brilho da Ilha.


Arraial Volante do Sesi... 2
Trata-se do projeto “Sesi Arraiá Volante”, que estreia hoje no condomínio Pericumã, no Cutim Anil, a partir das 16h, com a apresentação do batalhão do Bumba Meu Boi de Axixá no palco da unidade móvel do Caminhão da Cultura do Sesi. As apresentações são gratuitas e acontecem nos condomínios previamente agendados pela entidade.


Arraial Volante do Sesi...3
Essa foi uma forma encontrada pelo Sesi para celebrar as festas juninas, tão tradicionais para os maranhenses que neste momento de isolamento social vai levar alegria e matar a saudade daqueles que não veem a hora de escutar novamente os sons e ritmos do bumba meu boi, marca registrada da diversidade cultural do Maranhão.


Previsão sombria da CNC
A Confederação Nacional do Comércio de Bens Serviços e Turismo (CNC) prevê uma retração de 10,1% no volume das vendas no varejo ampliado, em 2020. Já no varejo restrito – que exclui os ramos automotivo e de materiais de construção –, a projeção aponta um recuo de 8,7%. As estimativas têm como base os dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) de abril, divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Para escrever na pedra:
“Algumas vezes meu erro foi hesitar para agir diante das decisões que tomei. Quando é a melhor hora para investir? É hoje, não amanhã...” De Charles Schwab, fundador da Charles Swchab Corporation

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.