Ansiedade

Como se manter produtivo em tempos tão estressantes?

Psicológa explica como esse momento nos afeta e dá dicas para manter a produtividade mesmo confinados em casa

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Isolamento pode acentuar ansiedade ou depressão
Isolamento pode acentuar ansiedade ou depressão (ansiedade)

SÃO PAULO- Medo, insegurança, impermanência, impotência, falta de perspectiva, assombro pelo invisível. Esses são alguns sentimentos que podem ser desencadeados em todos nós durante este período de pandemia Mesmo com a flexibilização de atividades em boa parte do país, muitos ainda est~~ao em home office e ficar confinado dentro de casa tem causado uma série de sensações refletindo na concentração e produtividade, principalmente para aqueles que precisam estudar ou trabalhar normalmente, mesmo à distância. O novo normal não está sendo fácil para muitas pessoas e manter a sanidade mental e o bom rendimento em meio a um turbilhão de acontecimentos são desafios, sendo ainda mais fortes naqueles que já sofrem de depressão e ansiedade. “Para os perfis onde os transtornos de humor se fazem presentes, isso tende a ser potencializado geometricamente. A pandemia dois dos estados mentais que são centrais nestes dois quadros clínicos, que são o medo, a base da ansiedade, e a desesperança, a base da depressão. Além disso, são potencializados pelos estressores de uma convivência familiar não saudável”, explica a psicóloga e coordenadora da pós-graduação em neuropsicologia clínica da Faculdade IDE, Eliana Almeida.

“Um outro elemento importante neste processo, é o acúmulo de funções. Muitas pessoas estão sobrecarregadas neste cenário. É rotina doméstica, acrescida de todos os cuidados de higienização de cada produto que chega em casa, cuidados com os filhos, rotinas escolares sob responsabilidade dos pais, intensidade dos maus hábitos dos filhos, excesso de celular e jogos virtuais. O uso potencializado de álcool e drogas também é fonte de sofrimento em casa. Tudo isso junto favorece muito o sofrimento psíquico. E quando a estrutura já é fragilizada por quadros clínicos, ainda mais”, esclarece a especialista sobre possíveis causas que podem piorar a saúde mental.

Organização

Diante de tantos fatores que desestabilizada quem está passando por um isolamento social, se manter produtivo é um desafio, mas é sim possível conseguir desempenhar bem suas funções. “A necessidade de organização e de disciplina é ainda maior neste cenário. Para quem trabalha motivado é mais fácil, mas mesmo assim precisa de organização. A menos que você seja um cumpridor de tarefas e que trabalhe por demanda específica, é necessário planejamento de rotina. Todo mundo precisa fazer a gestão dos seus processos de trabalho, suas rotinas de atividades precisam ser preservadas”, explica a psicóloga.

Lembrando que o melhor a se fazer vai depender de cada um, pois cada indivíduo tem suas necessidades e particularidades. “Alguns poderão se dar à liberdade de trabalhar de pijamas e serão até mais produtivos assim, outros precisarão fazer quebras de padrão para poderem entrar em atividade produtiva e vão precisar tomar um banho, trocar de roupa e buscar um lugar específico. Quando se trabalha motivado, a vantagem é que cada um busca seu estilo Se a rotina não é bem definida e você trabalha por metas, é preciso fazer a gestão de forma bem mais organizada: calendário anual; metas e prioridades do mês; metas e prioridades da semana; e metas e prioridades do dia”, observa Eliana Almeida.

Observar os seus comportamentos é a melhor forma de decidir qual estilo é melhor para você. “Analisa o horário do seu dia em que você é mais produtivo e reserva para estes horários as atividades que lhe demandam melhor performance. Se não observa grandes variações ao longo do dia, opte sempre por começar o dia pelas atividades mais importantes e mais desafiadoras, deixando para o final do dia aquelas que podem ser realizadas mesmo quando você estiver mais cansado”, orienta a psicóloga sobre como se organizar melhor.

“Mesmo em home office, não esqueça de delegar as atividades que não compensam serem feitas por você, quando você tiver oportunidade de fazer esta escolha. Se perceber que rende melhor no período da tarde, se fizer uma pequena pausa para descanso após o almoço, pode ficar à vontade para incluir esta pausa como parte da sua rotina de produtividade. Do contrário, seu segundo turno funcionará bem aquém do seu potencial. Muito mais saudável um cochilo após o almoço do que xícaras e xícaras de café para lhe manter acordado à tarde. E não esqueça de ingerir bastante água”, recomenda a psicóloga

As crises de ansiedade e surtos psicóticos também são mais frequentes em situações difíceis como essa e precisamos saber como lidar com essas situações. “Esses quadros representam fragilidades da saúde mental. Diante de situações extremas e de crise como a que estamos todos vivendo, tudo isso se potencializa. Você é responsável pela preservação da sua saúde mental. Portanto, precisa garantir, tanto quanto possível, que seu sistema neurológico não esteja submetido a agentes estressores”, receita a psicóloga Eliana Almeida.

Aqueles que já usam medicamentos para controlar esses quadros devem procurar um profissional, se houver mudanças negativas. “Psiquiatras podem analisar a possibilidade de fazer ajustes nas dosagens de psicofármacos de modo que o estresse seja enfrentado com suporte médico. Caso uma crise se instale, é necessário buscar ajuda profissional. E atenção: em casos mais graves de expressão de sofrimento psíquico o atendimento precisa ser presencial, nas unidades de saúde em que os serviços estejam sendo oferecidos”, alerta Eliana sobre os casos mais graves.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.