Pandemia

Aglomerações são registradas nas paradas de ônibus do centro de São Luís

Quem precisa sair de casa tem de lidar com aglomerações nos pontos dos coletivos; SMTT diz que mantém ações de combate ao novo coronavírus

Nelson Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Os passageiros disputam espaço para entrar nos coletivos, sem o devido distanciamento social
Os passageiros disputam espaço para entrar nos coletivos, sem o devido distanciamento social (onibus)

SÃO LUÍS - A situação da pandemia da Covid-19, para muitas pessoas, parece que já é coisa do passado. Enquanto algumas continuam se protegendo, tomando medidas de prevenção, outras estão saindo de suas casas, às vezes, sem muita necessidade, o que em nada contribui para a redução dos casos do novo coronavírus no Maranhão. Quem precisa sair, tem de lidar com aglomerações. Os ônibus que circulam na capital maranhense, por exemplo, estão lotados, como verificou O Estado. Os passageiros disputam espaço para adentrar nos coletivos e acabam se empurrando.

O Estado monitorou a situação em alguns locais da cidade, para observar as aglomerações nas paradas de ônibus. Na Avenida das Cajazeiras, na região central de São Luís, nas proximidades do Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão 1), muitas pessoas foram vistas no ponto, aguardando o coletivo, para irem às suas casas ou a outros destinos. Quando o transporte aparecia na subida da via, no cruzamento com a Rua São Pantaleão, os passageiros corriam juntos para o embarque, logo após terem feito o sinal com as mãos.

O interior dos coletivos, na maioria já cheios, ficou ainda mais “apertado”, devido à entrada de outros passageiros. Isso também foi verificado na região do Complexo Deodoro, igualmente no Centro de São Luís. Em todas as paradas daquele trecho, a quantidade de pessoas que esperavam os ônibus era impressionante, o que sugeria uma data comemorativa, como o Natal. Muitas estavam levando sacolas de compras. Outras carregavam apenas o cartão de Vale-Transporte ou o Cartão Estudantil.

Como apurou O Estado, muita gente está se deslocando ao Centro para fazer compras na Rua Grande e adjacências, enquanto outras pessoas estão apenas passeando ou vislumbrando a paisagem, para depois retornar às suas residências sem ter feito algo de concreto ou importante nas ruas.

Fluxo
A flexibilização do comércio na Grande Ilha, além da lotação nos ônibus, também resultou no maior fluxo de veículos na região. Em muitos pontos da área, é possível observar fileiras de carros, motocicletas, caminhões, vans e carretas. Por conta dessa alteração, o trânsito já apresenta momentos de lentidão, dependendo do horário, como por volta do meio-dia e fim da tarde, quando as pessoas, geralmente, saem para almoçar ou retornam para suas casas após se retirarem do serviço.
Na Ponte do São Francisco, o trânsito, em alguns momentos, “trava”, o que dificulta a passagem dos veículos. Essa lentidão se estende para a Avenida Marechal Castelo Branco, na mesma região, especialmente perto do semáforo que dá acesso à Avenida Ana Jansen e Avenida Colares Moreira.l

Saiba Mais

SMTT: prevenção reforçada

Acerca da situação mencionada na matéria, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), informou que mantém todas as ações de combate à disseminação do novo coronavírus no transporte urbano da capital maranhense, com a fiscalização para garantir a limpeza diária dos coletivos tanto nas garagens, quanto nos terminais de integração.

A secretaria também destacou o uso obrigatório de máscara dentro dos coletivos e nos terminais de integração. “A SMTT reforça que todos os ônibus da frota permanecem circulando com
ar-condicionado desligado e com as janelas abertas, para minimizar o risco de contágio entre os passageiros”, enfatizou o órgão municipal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.