Flexibilização

Shoppings seguem medidas sanitárias na reabertura

Uso obrigatório de máscara e o álcool em gel foram adotados pela direção dos shoppings; praças de alimentação, cinemas e parques de diversões permanecem fechados, por tempo indeterminado

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19

[e-s001]São Luís - Os shoppings da Região Metropolitana de São Luís reabriram ontem (15), mantendo as medidas sanitárias impostas pelo Governo do Estado, para evitar a proliferação da Covid-19, que segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), resultou na morte de 1.467 pessoas no Maranhão, em boletim epidemiológico divulgado no último dia 14. Uma das medidas adotadas, foi o horário de funcionamento reduzido das 12h às 20h. Praças de alimentação, cinemas e parques de diversões não reabriram e ainda não têm data estabelecida para a normalidade de atividades.

Ontem, o público - com limite de lotação - voltou a ater acesso as dependências do São Luís Shopping, localizado no Jaracati, que dispõe de totens informativos. Logo na entrada, havia tapetes antissépticos e funcionários verificavam a temperatura das pessoas. No caso de constatar alguma irregularidade, o cliente recebia orientação para buscar atendimento médico. Somente tiveram acesso ao local, as pessoas que estivessem utilizando máscaras de proteção.

Também havia dispensers com álcool em gel e as escadas rolantes agora possuem marcações de afastamento, enquanto os elevadores estão liberados apenas para pessoas com deficiência e idosos. O cinema e o parque de diversões permanecem fechados, segundo a direção do shopping, por tempo indeterminado.

As praças de Alimentação também estavam de portas fechadas, mas seus produtos continuam sendo comercializados por meio de serviço de entrega (delivery) ou de retirada no estabelecimento (drive thru e take away). “Estamos preparados para um novo momento que atingiu os diversos setores do comércio no país, a exemplo dos shoppings, que, em razão da Covid-19, tiveram de suspender as suas atividades e, consequentemente, sofrendo um impacto significativo”, afirmou o superintendente do shopping, Ireno Carvalho.

Ricardo Debiase, também superintendente do shopping, ressaltou a ampla campanha do shopping em suas instalações, para orientar os consumidores sobre questões de higiene e segurança. “Não podemos relaxar as medidas preventivas no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Em razão disso, o shopping está ciente da necessidade de mudança de hábitos, para total segurança do público”, frisou.

Seguindo medidas
No Tropical Shopping, no Renascença, os clientes, antes de terem acesso às lojas, podiam fazer higienização com álcool em gel. “Voltamos a funcionar, mas, seguindo as normas sanitárias, pois, o importante é manter a saúde do funcionário e dos clientes”, frisou a vendedora de uma loja de confecções, Marta Ribeiro, de 34 anos.

No Rio Anil Shopping, no Turu, também ontem, as lojas foram abertas para a clientela. A direção informou que todo as cadeiras, os bancos e os lounges foram recolhidos do mall e os departamentos, que oferecem lazer e entretenimentos, não estavam funcionando. Somente três acessos foram liberados e apenas clientes com máscaras puderam entrar no estabelecimento comercial.

O Shopping da Ilha, no Maranhão Novo, também adotou normas para evitar a Covid-19. O horário foi reduzido, clientes e os funcionários estavam usando máscara e havia álcool em gel disponível para as pessoas que entravam nas lojas. O Shopping Pátio Norte, na Estrada de São José de Ribamar, seguiu as normas de segurança e uma delas era a obrigatoriedade do uso de máscara e do álcool em gel.

[e-s001]Abertura gradual
Desde o começo da pandemia da Covid-19, o Governo do Estado vem adotando medidas para evitar a proliferação da enfermidade. Uma delas foi o lockdown (bloqueio total) dos serviços não essenciais na Grande Ilha. Durante 13 dias, a população teve de seguir as medidas de restrição, sob pena de multa.

Após esse período, o Governo começou a abrir o comércio de forma gradual, impondo rigorosas medidas sanitárias. No primeiro momento voltaram a funcionar somente as empresas familiares, em seguida o comércio de rua, inclusive, da Rua Grande, considerada como o maior centro comercial da cidade. No dia primeiro deste mês, o governo liberou o funcionamento das clínicas médicas, consultórios dentários, salão de beleza, construção civil e lojas de artigos eletrônicos.

No último fim de semana, o governo também autorizou a reabertura das igrejas em todo o estado, mas, com restrições para a quantidade de fiéis nos espaços de culto, obediência às regras sanitárias, além do distanciamento entre pessoas. No próximo dia 22, as academias podem voltar a funcionar, enquanto, no dia 29 está previsto o retorno dos bares, restaurantes e a praça de alimentação dos shoppings.

Fiscalização
O comércio deve seguir uma série de regras sanitárias, mas, há três gerais: o uso de máscaras, limpeza das mãos (com água e sabão ou álcool em gel), e distanciamento social (pelo menos dois metros um do outro).

As denúncias de funcionamento irregular ou de comportamento contrário às normas sanitárias (tanto de empresas quanto dos consumidores) podem ser feitas por três números de WhatsApp: (98) 99162-8274, (98) 98356-0374, (98) 99970-0608. A Vigilância Sanitária vai receber e encaminhar as denúncias.

SAIBA MAIS

A assessoria de comunicação do Shopping da Ilha informou que para a abertura de shopping centers no país, foi produzido pela Abrasce, em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, um Protocolo de Operações com duas fases. Na primeira fase, não é permitido evento de reabertura, o funcionamento acontece em horário reduzido, continuam fechados cinemas e pontos de entretenimento e atividades para crianças, havendo distanciamento, principalmente, na praça de alimentação; funcionários do shopping no grupo de risco devem permanecer em home-office, realização de aferição de temperatura, uso de máscara pelos consumidores e frequentadores, uso de álcool em gel, aumento da frequência de desinfecção das áreas públicas, todos os canais de comunicação da empresa aberto e com rápido atendimento, evitar a operação de valet durante o período de pandemia, realizar o controle de acesso ao shopping. Na segunda fase que o shopping vai funcionar no horário normal, volta as operações de entretenimento, funcionamento de restaurante e praça de alimentação, atividades promocionais, inclusive, realização de eventos e manter a limpeza e desinfecção.

Atividades que ainda não podem funcionar

Academias
Cinemas
Teatros
Bares
Casas noturnas
Restaurante
Praça de alimentação
Visitas a paciente suspeitos ou confirmados com o novo coronavírus

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.