COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
REGISTRO do saudoso Deputado Zé Gentil, 80 anos, visto na companhia dos filhos, o Prefeito de Caxias, Fábio Gentil, e Talmir Rosa. Zé Gentil, que não resistiu à luta contra a Covid 19, foi o Deputado Estadual mais bem votado na cidade de Caxias, e quarto mais votado em todo o estado. Espirituoso e muito dinâmico, contagiava a todos com sua alegria, e vinha desenvolvendo um excelente trabalho na Assembleia Legislativa do Maranhão. Recentemente, o prefeito Fabio Gentil comoveu o Maranhão, em um vídeo que circulou nas redes sociais, onde ele pede à população pela saúde do pai, finalizando com a frase que traduz a imensa dor de um filho diante da possibilidade da perda do pai que tanto ama, e que deixou este repórter com os olhos molhados: “... o meu pai me ensinou tudo, só não me ensinou a viver sem ele”
REGISTRO do saudoso Deputado Zé Gentil, 80 anos, visto na companhia dos filhos, o Prefeito de Caxias, Fábio Gentil, e Talmir Rosa. Zé Gentil, que não resistiu à luta contra a Covid 19, foi o Deputado Estadual mais bem votado na cidade de Caxias, e quarto mais votado em todo o estado. Espirituoso e muito dinâmico, contagiava a todos com sua alegria, e vinha desenvolvendo um excelente trabalho na Assembleia Legislativa do Maranhão. Recentemente, o prefeito Fabio Gentil comoveu o Maranhão, em um vídeo que circulou nas redes sociais, onde ele pede à população pela saúde do pai, finalizando com a frase que traduz a imensa dor de um filho diante da possibilidade da perda do pai que tanto ama, e que deixou este repórter com os olhos molhados: “... o meu pai me ensinou tudo, só não me ensinou a viver sem ele”

Boas lições
Dizem que crises como a da pandemia do coronavírus trazem também boas lições, especialmente na correção de prumo (em todos os segmentos) e na política ela operou um quase milagre: a televisão e o rádio, que vinham perdendo audiência para as redes sociais,
tomaram uma colher de mel, resgataram o prestígio.
Ou seja, na hora em que muito se precisou de informações confiáveis pela referência de quem dá suporte, o povo correu para a tradição e a audiência pipocou. Fugiu das redes, um terreiro ainda sem regras que mais parece terra de ninguém, a casa das fakes, o direito de xingar, difamar e caluniar escondido atrás de um falso perfil, sem se responsabilizar.
É na ponga desse cenário que o velho Horário Eleitoral, que vinha perdendo prestígio e puxando a audiência das emissoras de rádio e tevê para baixo, como a fênix, renasce das cinzas.

Boas lições 2
Imagine você rádio e tevê num ano de eleição em que estão proibidos tapinhas nas costas, abraços, carreatas, caminhadas e
comícios? Dez entre dez marqueteiros apontam: é ano do marketing. Claro que o palco é restrito. O Maranhão tem dezenas de
emissoras de rádio espalhadas por mais da metade dos 217 municípios. Mais de uma dezena deles também têm televisão. Nos
demais vão valer as redes sociais tendo as lives como estrelas, sem esquecer o velho carro de som.
Detalhe: quem é prefeito ou já tem recall, está na vantagem.

Pouco tempo
O tempo entre a eleição e a posse vai ficar muito curto, não dará tempo para o prefeito que sai arrumar as contas e nem o que
entra de se situar. Na classe política a opinião é quase unânime: transferir a eleição para dezembro é uma péssima ideia.
Todavia, ressalvam, as chances de adiamento, com o pleito em dezembro, são grandes.
Nem tudo o que a gente quer, pode. Eu por exemplo sou a favor da prorrogação de mandatos dos prefeitos e botar eleições gerais em 2022.

Boi da Maioba
Vem aí mais uma live do Boi da Maioba, um dos mais emblemáticos grupos de bumba meu boi sotaque de matraca do Maranhão. O “ao vivo” acontecerá no dia 20 de junho, das 20 às 22h, com transmissão acontecerá do Viva Maioba. Participarão os cantadores Marcos, Darlan e Júnior da Maioba. A live, com apoio do Grupo Mirante, reunirá alguns brincantes, embora seguindo os
critérios de segurança. Os brincantes representarão cada um dos personagens do auto do bumba meu boi.
O grupo folclórico tem novas toadas, apesar da inexistência da programação junina este ano nos arraiais. O grupo já fez duas lives,
além de participações em transmissões de outros grupos folclóricos.

Live Boi da Lua
O Boi da Lua, sotaque de orquestra, celebrará no próximo sábado, em seu canal do YouTube, às 17h, uma live especial com sorteio de vários prêmios. Com ritmo diferenciado, o grupo é referência por onde passa, chegando a arrastar multidões aos arraiais juninos do Maranhão. O grupo iniciou suas atividades culturais em 1993, quando fundado por jovens talentos do bairro, com a necessidade de
resgatar e fortalecer as manifestações artísticas no tradicional bairro do João Paulo.

TRIVIAL VARIADO
Efeito Covid nos cofres: prefeitos admitem que o efeito da pandemia na economia, com a redução de 29,9% da arrecadação de ICMS, já bateu nos repasses feitos pelo governo aos municípios, que têm no imposto uma das suas grandes fontes de renda.

Se e quando houver eleições, três números serão mais importantes do que os das pesquisas durante a campanha: casos, pessoas curadas e número de mortos pelo coronavírus em cada município do Brasil. E o apoio eleitoral de médico vai valer mais do que o de cantor sertanejo nas próximas eleições.

Uma boa notícia, tipo luz no fim do túnel: o Instituto Butantan, do estado de São Paulo, anunciou que começará a testar em humanos, na fase 3, a úlltima, a vacina contra a Covid-19. Se tudo correr bem, no início de 2021 haverá vacina em larga escala.

Mas teste é teste, e se tudo não correr bem? Os insucessos acontecem, mas essa mesma luzinha pisca em 133 outros pontos do planeta com testes de vacina já autorizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), sem contar outros candidatos na fila.
Convenhamos, seria muito azar se nenhum acertar, não?

Isso sinaliza que a vacina é uma questão de tempo, no cenário mais otimista, seis meses. E até lá, o que haverá de ser de nós?

Vemos de ponta a ponta do país, governadores e prefeitos flexibilizando o isolamento, enquanto a curva da Covid, de infectados e de mortos, é crescente, totalmente na contramão da cartilha adotada em todo o planeta.

O Brasil, com quase 800 mil casos e mais de 40 mil mortos, está no pico de todas as estatísticas, pico este que nem oscila, só sobe.

Estudo da Universidade de Washington diz que do jeito que o Brasil vai, teremos três milhões de casos e 160 mil mortos. Tomara
que não, mas...

Muita gente comemorou a notícia de que usuários do Whatsapp no Brasil vão poder usar o recurso de pagamento para enviar dinheiro sem taxas através das conversas no WhatsApp.

O recurso vai permitir também que perfis do WhatsApp Business recebam pagamentos por produtos e serviços. O Brasil é o primeiro
país a receber a novidade do aplicativo, que será implantado gradualmente entre os usuários.

Tenho uma explicação para a profusão de selfies. De tanto se fotografarem e de tanto olharem para essas fotografias as pessoas sujeitaram-se a uma maciça campanha publicitária delas próprias.

DE RELANCE

Luto oficial na Assembléia
O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto, decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do deputado Zé Gentil. O deputado foi vítima de complicações decorrentes da Covid-19. Ele faleceu ontem, no Hospital Unimed de Teresina. O empresário e político era pai de quatro filhos, entre eles o prefeito de Caxias, Fábio Gentil.

Luto oficial na Assembléia 2
O parlamentar estava em seu quarto mandato no Legislativo maranhense. Ele marcou história na política local, sendo um dos parlamentares constituintes que elaboraram aatual Constituição do Estado do Maranhão, promulgada em 5 de outubro de 1989. Por esse feito, foi homenageado pela Assembleia Legislativa no ato de comemoração dos 30 anos da Constituição Estadual, celebrado no ano passado.

Saque emergencial
Os trabalhadores brasileiros já podem saber quanto podem retirar das contas o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, por meio do saque emergencial do FGTS, quecomeçou esta semana, com o intuito de ajudar os brasileiros na pandemia do novo coronavírus. A consulta, liberada ontem pela Caixa Econômica Federal, está disponível pela internet e pelo telefone. Basta o trabalhador acessar o site do FGTS ou telefonar para a central de atendimento da Caixa, que atende pelo número 111, munido do número do CPF ou
do NIS e da data de nascimento.

Contestação dos prefeitos
Se está proibido aglomerar e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou a realização de convenções partidárias por videoconferência (entre 20 de julho e 5 de agosto), o que fazer nos municípios que não têm internet? A questão foi colocada numa videoconferência de prefeitos que presidem entidades de classe de todo o país, arregimentados pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Contestação dos prefeitos 2
No assunto: os prefeitos disseram que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está desconectado da realidade do país. Exemplo: autorizou, por unanimidade, a realização de convenções partidárias por videoconferência entre 20 de julho e 5 de agosto, esquecendo que nem todos os municípios do país têm internet, na Amazônia pior, e aí? Eles apontam que 18%, em torno de mil, dos 5.559 brasileiros não dispõem de banda larga.

Contestação dos prefeitos 3
Os alcaides municipais revelaram também que 1.040 prefeitos entre os aptos a disputar a reeleição deste ano têm mais de 60 anos, portanto no time de maior taxa de risco de Covid: cadê a igualdade de competição em tais circunstâncias? De quebra, os prefeitos apontam que cinco mil fiscais e mesários, segundo eles, podem acabar sendo agentes de disseminação do vírus. Os prefeitos até têm razão em boa parte, mas não são ouvidos.

Apresentação online
A Faculdade de Negócios Faene vivenciou um momento histórico no último sábado, quando foram realizadas as primeiras apresentações de Trabalho de Conclusão de Curso de pós-graduação pelo sistema online. Três formandos do curso de Engenharia de Manutenção abordaram o tema “Desenvolvimento de ferramentas para redução de tempo de registro de ordem de serviço de manutenção”, orientados pela professora Valeska Trinta. Eles conseguiram a nota máxima.

Webinários de Pedagogia
O curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão em Imperatriz promoverá um ciclo de webinários com transmissão por meio da plataforma Google Meet, a partir do dia 18 deste mês, sempre às 19h. As inscrições são gratuitas, abertas à comunidade acadêmica e com direito a certificado. Nos webinários, serão abordadas várias temáticas, como o acesso a cursos superiores e seu impacto na formação e prática profissional, pedagogia hospitalar, implicações da educação estatística, entre outros.

Campanhas eleitorais na pandemia
Na noite de ontem, o estrategista digital Fred Perillo falou sobre as novas tendências das campanhas eleitorais no período de Pandemia. A live foi mediada pela publicitária Rebeca Azulay e transmitida pelo Instagram da Escom - Escola de Comunicação e Marketing (@escom.ma). O estrategista falou sobre o “novo normal” das campanhas eleitorais, apresentando o que deve ser feito em uma circunstância atípica de pandemia, incluindo também a pré-campanha. "Estas eleições serão permeadas pelo medo, com eleitores fragilizados emocionalmente, temerosos com os riscos da própria saúde, o risco de perder o emprego e até da fome”, destacou.

Para escrever na pedra:
“Tudo deve mudar para que tudo fique como está”. Dizia um personagem do romance Il Gattopardo, de Giuseppe Tomasi di Lampedusa

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.