Assembleia Legislativa

Lideranças se solidarizam com família após morte de Zé Gentil

Deputados estaduais e federais, Governo do Estado, Câmara Municipal de São Luís e Assembleia Legislativa emitiram nota de pesar pelo falecimento do parlamentar, vítima do novo coronavírus

Gilberto Léda/ Da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Othelino Neto emitiu nota de pesar e decretou luto por três dias
Othelino Neto emitiu nota de pesar e decretou luto por três dias (Othelino Neto)

Lideranças de várias correntes políticas do Maranhão solidarizaram-se ontem, por meio de notas, com a família do deputado estadual Zé Gentil (Republicanos), morto no início da manhã desta segunda-feira, 15, vítima do novo coronavírus. O parlamentar tinha 80 anos e estava internado há pouco mais de uma semana num hospital de Teresina.

O falecimento do deputado provocou até mesmo o adiamento do reinício das sessões presenciais na Assembleia Legislativa, o que estava previsto para ocorrer nesta semana. Em comunicado oficial, o presidente da Casa, deputado Othelino Neto (PCdoB), confirmou a decretação de luto oficial de três dias no Legislativo. No Instagram, ele deixou uma mensagem aos familiares. "Minha solidariedade à viúva, aos filhos e netos, aos amigos e, de forma especial, à população de Caxias. Que Deus o receba em paz”, destacou.

O Governo do Maranhão também se posicionou oficialmente sobre o ocorrido. "Neste momento de dor e tristeza, o Governo do Estado manifesta as mais sinceras condolências à família e amigos do deputado Zé Gentil, à cidade de Caxias e à Assembleia Legislativa pela perda de um ente querido e importante líder político”, diz a nota do Estado.

Também no Instagram, o deputado estadual César Pires (PV) destacou a convivência no parlamento com Zé Gentil, e lembrou da participação do colega em “momentos históricos” para a política do Maranhão, como a participação no processo de elaboração da Constituição estadual.

"Que Deus receba nosso amigo Zé Gentil e que console a sua família a amigos. Lembrarei com carinho da nossa convivência na Assembleia Legislativa do Maranhão, onde ele participou de momentos históricos, como a elaboração da nova Constituição do Maranhão. Vá em paz, amigo”, afirmou.

O deputado Adriano Sarney (PV) também se manifestou sobre o falecimento de Gentil.

“Sem dúvidas é uma grande perda para a política maranhense. Desta forma, quero manifestar minhas condolências a Sra. Auricilene, sua esposa e companheira, aos seus filhos, na pessoa do prefeito Fabio Gentil, demais familiares, amigos e correligionários os meus sinceros sentimentos e que Deus conceda o conforto a todos”, disse.

"Maranhão e muito especialmente Caxias amanheceram enlutadas com a morte do deputado Zé Gentil ocorrida nesta madrugada. Condolências ao povo caxiense, ao parlamento maranhense, amigos e familiares. Pêsames, prefeito Fábio Gentil”, registrou o deputado federal Márcio Jerry.

Referência

Filho do deputado, o prefeito de Caxias, Fábio Gentil (Republicanos), fez um emocionado relato nas redes após a morte do pai. “Hoje perdi a minha referência, o meu grande pai, Zé Gentil. Ele foi e sempre será o meu exemplo do que significa ser um homem honrado, respeitado, trabalhador e, acima de tudo, incansável em lutar pelo bem da sociedade”, declarou.

O gestor também pediu oração pela família nesse momento de dor. “Peço com muita humildade a todos que façam suas preces pela minha família neste momento, pois somente Deus é capaz de compreender e aliviar a inexplicável dor de perder um pai, aquele que foi o grande e verdadeiro apoio que tive em toda a minha vida”, completou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.