Luto

Assembleia adia retorno de sessões presenciais para a próxima semana

Medida, anunciada pelo presidente da Casa, Othelino Neto, foi uma homenagem ao deputado Zé Gentil, que faleceu devido a complicações da Covid-19

Thiago Bastos/ Da Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Atividades presenciais na Assembleia Legislativa foram adiadas devido ao falecimento do deputado Zé Gentil
Atividades presenciais na Assembleia Legislativa foram adiadas devido ao falecimento do deputado Zé Gentil (Zé Gentil)

A retomada das atividades presenciais na Assembleia Legislativa do Maranhão, prevista para acontecer hoje (16), foi adiada para o próximo dia 23. A informação foi confirmada a O Estado pelo presidente da Casa, Othelino Neto (PCdoB). A medida foi uma homenagem ao deputado estadual Zé Gentil (Republicanos), que faleceu no início da manhã de ontem em decorrência de complicações causadas pela Covid-19.

Apesar do adiamento, de acordo com o chefe da Mesa Diretora, desde a semana passada o Legislativo passou a adotar as primeiras medidas de retorno gradual de funcionários à sede da AL. Hoje será permitido pela primeira vez desde a aplicação dos decretos governamentais de restrição social o acesso de até três assessores de cada parlamentar às instalações internas.

Segundo Othelino Neto, na entrada, todos os funcionários terão as temperaturas checadas. Será recomendado ainda o uso de máscaras e frascos de álcool em gel estarão distribuídos por todos os setores da Casa para higienização das mãos. “São medidas para garantir a segurança dos parlamentares, funcionários e população em geral”, afirmou.

Na volta das sessões presenciais, setores como a galeria e sala de imprensa ainda permanecerão fechados. A presidência da Casa determinou mudanças na estruturação física da AL, como o distanciamento maior entre as bancadas dos deputados no Plenário. Apesar do retorno das atividades na semana que vem, pessoas acima dos 60 anos de idade e/ou com doenças crônicas (dentre eles, deputados) ainda serão aconselhados a não se dirigir à Casa.

O deputado assegurou que todas as medidas de precaução internas seguem às determinações das autoridades sanitárias e que a liberação das instalações para um contingente maior de pessoas ocorrerá após o aval do Governo do Maranhão. “Em todos os setores, estão sendo obedecidas normas e com o Legislativo, não será diferente”, disse.

Desde que começaram a ser adotadas, no fim de março deste ano, as medidas de isolamento social pelo Executivo maranhense, a direção da AL tomou providências. As sessões na Casa foram suspensas e para não interromper os trabalhos durante a pandemia, o Legislativo disponibilizou estrutura virtual para a promoção das sessões remotas.

Luto

O deputado Othelino Neto ainda lamentou a morte do deputado Zé Gentil. “Minha solidariedade à viúva do deputado José Gentil, aos filhos e netos, aos amigos e, de forma especial à população de Caxias. Que Deus o receba em paz”, disse em suas redes sociais. Em nota de pesar, o Parlamento estadual decretou luto oficial de três dias.

Mais

De volta

Após quase três meses fechada por conta da pandemia do novo coronavírus, a Câmara Municipal de São Luís reabriu as portas ontem. Os setores administrativos estão operando com quantidade reduzida de servidores, em escala de rodízio, somente no horário das 8h às 14h. Eventos coletivos não-diretamente relacionados às atividades legislativas do Plenário e das Comissões continuam suspensos. Também como forma de evitar o contágio, os parlamentares devem realizar as sessões extraordinárias presenciais apenas uma vez por semana, às terças-feiras, podendo ser promovidas na modalidade virtual ou por participação dos parlamentares de forma híbrida (presencial e remota).

Edivaldo Holanda assume mandato em definitivo

Com o falecimento de Zé Gentil, o deputado estadual Edivaldo Holanda (PTC) - que já estava no gozo das funções parlamentares desde a ida de Marcelo Tavares (PSB) à Casa Civil do Governo do Maranhão - assume definitivamente o mandato. Holanda era o primeiro suplente em 2018 de chapa encabeçada por aliados do Governo.

Com a mudança na configuração do Legislativo, quem pode assumir vaga é a suplente Valéria Macedo (PDT). Ela depende da permanência do colega Márcio Honaiser (PDT) na secretaria de Desenvolvimento Social do Governo e vigência da licença da também parlamentar, Ana do Gás (PCdoB), que no dia 2 deste mês voltou ao exercício do mandato após sair da secretaria de Estado da Mulher, mas se licenciou em seguida.

Vários parlamentares lamentaram a morte de Zé Gentil, dentre eles colegas do legislativo maranhense e outros políticos. Zé Gentil foi vereador de Caxias e deputado por três mandatos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.