Nas redes...

Weintraub volta a provocar China em aceno a aliados

Ministro da Educação posicinou-se nas redes sociais, e foi apoiado por vários bolsonaristas

Agência Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
(Weintraub)

BRASÍLIA - O ministro da Educação do governo Jair Bolsonaro, Abraham Weintraub, publicou em sua conta no Twitter um trecho de quatro segundos de um vídeo no qual o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anuncia parceria com o laboratório chinês Sinovac para produzir vacinas contra a covid-19. "Sabem com quem o Gov 'Dória' fez mais um acordinho? Bem docinho!", ironizou Weintraub, comentando o vídeo do governador.

A provocação faz eco a discursos dos seguidores do presidente Bolsonaro nas redes sociais, marcados por grande aversão à China, país que há uma década é o maior parceiro comercial do Brasil.
Em resposta ao tuíte de Weintraub, apoiadores do presidente reafirmaram o discurso antiChina.

"Eu que não vou tomar vacina nenhuma da China! Comunistas não são confiáveis! #BolsonaroTemRazão", escreveu uma usuária.
A publicação de Weintraub não foi a primeira do ministro com potencial de ofender os chineses. No começo de abril, o ministro ridicularizou o sotaque chinês ao fazer referência ao personagem Cebolinha, dos quadrinhos da Turma da Mônica.

"Geopolíticamente sic, quem podeLá saiL foLtalecido, em teLmos Lelativos, dessa cLise mundial? PodeLia seL o Cebolinha? Quem são os aliados no BLasil do plano infalível do Cebolinha paLa dominaL o mundo? SeLia o Cascão ou há mais amiguinhos?", escreveu o titular que comanda a pasta da Educação do Brasil.
Na ocasião, a Embaixada da China no Brasil cobrou do governo uma retratação.

O episódio rendeu a Weintraub a abertura de um inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) para apurar se o ministro cometeu crime de racismo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.