Retorno

Shopping centers reabrirão segunda-feira adaptados à pandemia

Estabelecimentos funcionarão das 12h às 20h, com medidas sanitárias para prevenir a contaminação pelo novo coronavírus

Nelson Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Entrada principal de veículos do Rio Anil Shopping está sinalizada e cou outras adaptações aos protocolos
Entrada principal de veículos do Rio Anil Shopping está sinalizada e cou outras adaptações aos protocolos (reabertura shopping)

Recentemente, houve a abertura progressiva dos estabelecimentos comerciais no Maranhão, por meio de um decreto publicado pelo Governo do Estado, logo após o período conhecido como lockdown, também denominado bloqueio total, que limitou a locomoção de pessoas e tráfego de veículos na Grande Ilha – São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. Dessa vez, ocorrerá a reabertura dos shopping centers, na segunda-feira, 15, depois de quase três meses fechados. Esses empreendimentos, no entanto, terão que se adaptar à realidade da pandemia, por meio do cumprimento de exigências protocolares de saúde.

Como adaptação ao contexto do novo coronavírus, os shopping centers situados no Maranhão terão horário reduzido, isto é, das 12h às 20h. O objetivo é diminuir o tempo de permanência das pessoas nesses locais, para evitar aglomeração. Os empreendimentos terão que garantir a segurança dos clientes em todos os estabelecimentos comerciais. No São Luís Shopping, situado no Jaracati, em São Luís, na primeira hora de funcionamento, será assegurado o acesso exclusivo aos idosos, de 60 anos ou mais, e pessoas pertencentes aos grupos de risco.

De acordo com o superintendente Carvalho, do São Luís Shopping, o acesso às dependências do local somente ocorrerá para quem estiver utilizando máscara de proteção, caseira ou descartável. “Estamos preparados para um novo momento que atingiu os diversos setores do comércio no país, a exemplo dos shoppings, que, em razão da Covid-19, tiveram que suspender as suas atividades e,consequentemente, sofrendo um impacto significativo”, pontuou ele.

Ele destacou a ampla campanha do shopping em suas instalações para orientar os consumidores sobre questões de higiene e segurança.

Orientações aos clientes

No São Luís Shopping, há totens informativos, para que o público possa adentrar respeitando apenas a lotação máxima permitida. Será utilizado termômetro de medição instantânea por aproximação em todas as entradas. As pessoas que apresentarem temperatura maior que 37,2º serão somente orientadas, para que busquem atendimento médico imediatamente. “Além disso, o shopping vai dispor de tapetes antissépticos nas portarias e dispenses de pedal com álcool gel para a higienização constante dos clientes. As escadas rolantes terão medidas de afastamento e os elevadores restrição de uso (liberados apenas para deficientes e idosos)”, afirmou o empreendimento.

Além disso, o cinema e o parque de diversões permanecerão fechados por tempo indeterminado. O estabelecimento sofrerá redução de sua capacidade, para 30%, restringindo o ingresso de clientes. As praças de alimentação não vão funcionar, mas poderão comercializar seus respectivos produtos, por meio de serviço de entrega (delivery) ou de retirada no próprio local (drive thru e take away). “Para a retomada de operações, as dependências do shopping passaram por amplo processo de sanitização, compreendendo diversos sistemas estruturais - como o ar condicionado que recebeu pastilhas antibactericidas. Essas ações atendem às medidas orientadas pelo Governo do Estado e a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), com base em protocolos sanitários epidemiológicos já executadas com sucesso no Brasil e no exterior”, assinalou o shopping.

O São Luís Shopping também informou que o secretário de Indústria, Comércio e Energia, Simplício Araújo, visitou o local e manifestou aprovação pelas medidas executadas pelo empreendimento, conforme as determinações do Governo do Estado.

Shopping da Ilha

Já o Shopping da Ilha, situado na Cohama, às margens da Avenida Daniel de La Touche, em São Luís, confirmou o horário reduzido, a partir de segunda-feira, como uma forma de atender às determinações referentes aos protocolos de segurança, em virtude da pandemia da Covid-19. “É o início de uma nova etapa! Preparamos tudo com muito carinho e cuidado para receber você num ambiente seguro. Adotamos todos os protocolos determinados pelas autoridades e implantamos dezenas de medidas que buscam garantir sua saúde e bem-estar”, disse o empreendimento.

“Se cada um fizer a sua parte e seguir as regrinhas direitinho, vamos superar tudo isso, juntos!”, enfatizou o Shopping da Ilha.

Rio Anil Shopping

Após quase três meses de portas fechadas, o Rio Anil Shopping, situado no Turu, às margens da Avenida São Luís Rei de França, na capital maranhense, também reabrirá com horário diferenciado, adotando uma série de novos procedimentos, em respeito às normas sanitárias para controle da Covid-19. Como informou a direção do empreendimento, todos os assentos, cadeiras, bancos e lounges foram recolhidos do mall. Além disso, as operações que oferecem lazer e entretenimento não funcionarão agora.

Rafael Saldanha, superintendente do Rio Anil Shopping, observou que as portas serão reabertas com todos os cuidados redobrados, devido à pandemia. Segundo frisou, a prioridade é resguardar a vida e a saúde das pessoas. “Faremos todo o possível para evitar qualquer tipo de aglomeração. O shopping é um espaço seguro. Mais do que nunca, precisaremos contar com a compreensão e a colaboração dos clientes nesta nova rotina de cuidados”, assinalou ele.

Medidas adotadas

Atendendo às normas sanitárias, o Rio Anil Shopping funcionária, inicialmente, apenas das 12h às 20h, de segunda a domingo. Para entrar no local, todos os clientes deverão, obrigatoriamente, utilizar máscara de proteção facial. Essa medida vale, também, para lojistas, comerciários e funcionários do empreendimento. Somente três acessos serão liberados aos consumidores, para melhor controlar o fluxo e monitorar a entrada das pessoas no shopping: a portaria principal, que fica na Avenida São Luís Rei de França; a portaria do subsolo, perto da Terra Zoo; e a portaria do subsolo, na lateral da Casa Lotérica.

“Todos os outros acessos estarão interditados, com estrutura gradeada e sinalização visual, indicando o acesso mais próximo. Apesar do bloqueio dessas entradas, todas as portas serão mantidas abertas, para assegurar maior ventilação dentro do shopping”, informou o empreendimento. Com relação ao estacionamento, os clientes, ao entrarem de carrou ou de moto, não precisarão pressionar o botão das cancelas para liberação do ticket. Com o auxílio de um sensor de presença, haverá acionamento automático.

Para garantir o correto distanciamento social, o número de vagas disponíveis no estacionamento sofrerá redução. Mas haverá comunicação visual orientando para que os clientes coloquem seus veículos preventivamente em vagas separadas uma das outras.

Lojas e Praça de Alimentação

As lojas do Rio Anil Shopping deverão funcionar também nas modalidades delivery e drive thru, para permitir que os consumidores permaneçam no local pelo menor tempo possível. No que tange à Praça de Alimentação, ficará fechada, pelo menos por enquanto. Os restaurantes apenas podem funcionar para entrega e retirada no balcão. “A previsão é de que a praça de alimentação volte a funcionar com atendimento ao público no local a partir de 29 de junho, porém, com número reduzido de mesas e cadeiras, garantindo o distanciamento mínimo indicado pelas organizações de saúde para evitar o contato entre os clientes”, ressaltou a direção.

Além disso, os clientes não poderão contar com os bebedouros espalhados no shopping, pois todos serão desabilitados, por razões de segurança e proteção aos consumidores. Pelos mesmos motivos, as operações de lazer e entretenimento permanecerão fechadas. Nas escadas rolantes, haverá indicação de onde a pessoa poderá pisar, sendo que a cada degrau usado por alguém, outras três não poderão utilizar. Os elevadores serão reservados unicamente para uso prioritário para quem tem mobilidade reduzida ou deficiência. “Além disso, apenas pessoas da mesma família devem usar os elevadores ao mesmo tempo”, explicou o empreendimento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.