Ação social

Projeto arrecada alimentos e roupas para carentes em SL

O "Projeto Multiplicação" é coordenado por Henrique Almeida, e conta com a parceria de projetos sociais atuantes na região metropolitana de São Luís, para ajudar famílias necessitadas

Nelson Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Material doado será entregue na comunidade Cotovelo, em Paço
Material doado será entregue na comunidade Cotovelo, em Paço (Projeto Multiplicação)

São Luís - “Não temos em nossas mãos as soluções para todos os problemas do mundo, mas diante de todos os problemas do mundo temos as nossas mãos”. Essa frase, atribuída ao filósofo Friedrich Schiller, mostra como a solidariedade é um gesto de amor admirável. Em momento delicado, como esse da pandemia da Covid-19, um ato de compaixão tem ainda mais valor. Nesse contexto, o planeta precisa de multiplicadores. Sendo assim, o “Projeto Multiplicação” faz muito bem esse papel em São Luís, capital maranhense, por meio da arrecadação de roupas, alimentos e materiais de higiene pessoal, que são distribuídos às famílias carentes.

O projeto, idealizado por Henrique Almeida, surgiu da necessidade das pessoas de doarem sem saírem de casa, por causa do isolamento social/quarentena, medida de prevenção que tem como objetivo conter a disseminação do novo coronavírus. Devido a pandemia, algumas ações sociais em São Luís, como em outras partes do mundo, sofreram limitações. Isso está ocorrendo porque as pessoas estão com medo de formarem aglomerações. A fim de resgatar esses atos filantrópicos, o “Multiplicação” entrou em cena e teve como retorno o sorriso no rosto de quem recebeu as doações, fundamentais para a sobrevivência das famílias que tanto precisam.

“Tivemos a ideia de suprir essa necessidade. Entrei em contato com as oito administradoras parceiras, incluindo a Solys. Todas toparam, o que me deixou muito feliz. As administradoras divulgaram e os síndicos também, dentro dos condomínios”, contou Henrique Almeida. Ele explicou que os voluntários aguardam entre uma semana a 10 dias, para comparecer aos locais de coleta, a fim de reunir as doações. O procedimento é feito com toda segurança possível, para que o morador não se exponha nas ruas, devido ao novo coronavírus.

Na sede do “Multiplicação”, em São Luís, as roupas são higienizadas, e os materiais são organizados, ou seja, separados em blocos, a fim de que sejam distribuídos aos projetos sociais atuantes na capital maranhense.

Boa ação
“São projetos cadastrados previamente. Nós já fizemos entrega das doações em uma escola comunitária localizada no Residencial Turiúba, em São José de Ribamar. E vamos entregar na comunidade Cotovelo, em Paço do Lumiar. Já fizemos, também, ações de ‘quentinhas’ com pessoas em situação de rua. Tudo isso é ligado a algum projeto social ou ação social existente”, frisou o idealizador do projeto. Henrique Almeida destacou que os interessados em participar, e que fazem ações filantrópicas na cidade, podem procurá-lo por meio do instagram “Plataforma Multiplicação” ou pelo WhatsApp (98) 98124-0585.

A entrega dos materiais arrecadados na comunidade “Cotovelo”, aliás, ocorrerá neste sábado, 13. Ele comentou que é feito um questionário, para que os membros dos projetos sociais recebam informações sobre como o “Multiplicação” funciona.

“O projeto nasceu dessas doações diretamente dos condomínios, mas, em paralelo a isso, surgiu um movimento espontâneo, de grupos de amigos, que arrecadaram doações e as deixam conosco, e até mesmo de empresas. São roupas, kits de higiene pessoal e alimentos não perecíveis”, esclareceu Henrique Almeida.

Doação em prédio
No prédio Studio Design Holandeses, situado na Avenida dos Holandeses, em São Luís, foi separado um espaço no local, logo na entrada, por onde os moradores passam, para que as doações pudessem ser feitas. “Estou orgulhoso de participar dessa ação tão nobre, tão maravilhosa. É uma forma de nos preocuparmos com o próximo, mas de uma maneira autêntica, sincera e com bastante carinho, no sentido de ajudar quem precisa. É uma concepção altruísta interessante”, declarou o síndico Marcelo Alvares.

O síndico disse que a administradora encaminhou informações sobre o projeto aos moradores, que acharam interessante a ideia, tanto que aderiram em massa. “É uma alegria muito grande na hora em que as pessoas recebem as doações. Parece pouco, mas o sorriso delas é muito gratificante”, observou ele. De igual modo analisou Paloma Balluz, gerente de área da Administradora Solys. Segundo ela, o grupo ficou sabendo do “Multiplicação” por meio do Sindicato das Administradoras de Condomínio de São Luís.

“O Henrique entrou em contato. Foi divulgado como funcionava o projeto. Então, nós aderimos à ideia. Achamos interessante em ajudar alguém nesse período difícil, sem que os moradores corressem qualquer risco. Fizemos as divulgações em todos os condomínios que administramos, por meio de mídias digitais e materiais impressos. Muitos abraçaram a campanha. Nós conseguimos arrecadar em praticamente todos os 7 prédios que administramos na capital maranhense, não só residenciais, como também comerciais”, enfatizou Paloma Balluz.

Ações como essas realizadas pelo “Multiplicação” transformam a vida de muitas pessoas e as motivam a enfrentarem a pandemia com mais vigor. Madre Teresa de Calcutá disse certa vez o seguinte: “Eu sei que o meu trabalho é uma gota no oceano, mas sem ele o oceano seria menor”. Portanto, o mundo precisa de mais multiplicadores, que colocam o conforto do próximo acima de qualquer comportamento egoísta, uma vez que a coletividade é mais forte quando todos se reúnem em prol de uma causa nobre.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.