Violência

Motoristas de aplicativo são alvos de criminosos na Grande São Luís

No comparativo deste ano com 2019, houve aumento de 12% no estado; números são do Portal da Transparência dos Cartórios de Registro Civil

ISMAEL ARAÚJO Da editoria de Polícia

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
A polícia ainda não efetuou a prisão dos acusados de ter assassinado  o motorista de aplicativo Rafael Ribeiro
A polícia ainda não efetuou a prisão dos acusados de ter assassinado o motorista de aplicativo Rafael Ribeiro (montagem polícia)

São Luís - A quantidade de óbitos aumentou durante o período de pandemia da Covid-19, causada pelo novo coronavírus, no país e no Maranhão. Dados do Portal da Transparência dos Cartórios de Registro Civil revelam que durante os cinco primeiros meses deste ano ocorreram 10.342 mortes ocasionadas por causa natural ou violenta em todo o estado e, no decorrer do mesmo período do ano passado, contou com apenas 9.146 casos, registrando um aumento de 12% dos números de mortes. Em relação à Grande Ilha, o aumento foi de 24%. No decorrer de janeiro a maio deste ano, o registro foi de 4.099 óbitos, enquanto, durante os cinco primeiros meses do ano passado, houve 3.220 mortes.

Os motoristas de aplicativo estão sendo alvos de bandidos na Grande Ilha. Somente nesta semana, a polícia registrou, pelo menos, duas ações criminosos em que tiveram como vítimas esses profissionais. Uma desses casos ocorreu durante a madrugada de sexta-feira, 12, na área da Cidade Olímpica. A vítima foi sequestrada e o seu veículo Fiat Argo preto, de placas não identificadas, tomado de assalto. Inclusive, nessa ação ilegal, segundo a polícia, houve a participação de menores de idade.

A vítima disse para a polícia que recebeu uma solicitação de uma corrida do bairro Janaína até o São Cristóvão e quatro homens entraram em seu veículo como passageiro. Nas imediações do Jardim América, eles anunciaram o assalto e portavam arma de fogo.

Ainda de acordo com a vítima, ela foi feita refém, colocada amarrada no porta-malas e, após algumas horas, foi liberada devido ter faltado gasolina no carro. Os criminosos abandonaram o veículo na área da Cidade Operária. O motorista de aplicativo pediu ajuda para populares e informaram o caso para a polícia.

Guarnições do 6º Batalhão da Polícia Militar começaram a realizar rondas nessa localidade e conseguiram localizar os envolvidos na Cidade Olímpica. Um deles possui 17 anos, enquanto, os outros foram identificados como Wanderson Bezerra Santos, 22 anos; Railton da Silva Miranda, de 18 anos; e Rafael Vinícius da Silva, de 20 anos.

Em poder deles, os militares apreenderam uma arma de fogo de fabricação caseira, celulares e uma quantia em dinheiro. Eles foram apresentados no Plantão de Polícia Civil da Cidade Operária onde tomaram as devidas providências. Ainda segundo a polícia, esses criminosos são suspeitos de integrar facção e, além de roubo, tráfico de droga.

Latrocínio

A polícia ainda na sexta-feira, 12, não tinha conseguido efetuar a prisão dos acusados de ter roubado e assassinado a tiros o motorista de aplicativo, identificado como Rafael Washington Correa Ribeiro, de 32 anos. O caso está sendo investigado pela equipe da Superintendência de Homicídio e Proteção a Pessoas (SHPP) e possui o prazo de 30 dias para encaminhar o inquérito para o Poder Judiciário.

O corpo da vítima havia marcas de tiros na cabeça e foi encontrado dentro de seu veículo HB 20 cinza, que estava em um barranco, no Residencial da Ribeira. Os moradores disseram para a polícia que escutaram barulho de tiros e dois homens deixando o carro. A polícia informou que existe a possibilidade da vítima ter sido baleada com o carro em movimento e os acusados levaram dinheiro e objeto de valor.

Área vermelha

Os motoristas de aplicativo já consideram alguns bairros da Grande Ilha como sendo locais de perigos, denominadas como área vermelha, e até mesmo chegam a recusar corridas, principalmente durante o período da madrugada. Uma delas é a área da Cidade Olímpica.

No dia 18 do mês passado, os policiais do Batalhão Tiradentes prenderam dois suspeitos de assalto a um motorista de aplicativo, nas proximidades da entrada do Jardim Tropical, em São José de Ribamar.

Os militares perceberam os sinais luminosos feitos pela vítima e abordaram o veículo. Na revista, os policiais encontraram uma arma de fogo e vários objetos provenientes de roubo. Ainda nesse dia, os bandidos já tinham assaltado outras pessoas.

Ainda no mês de maio, um motorista de aplicativo recebeu um pedido de corrida, que partia da Cidade Operária com o destino ao Cohatrac. Ele desconfiado durante a viagem acabou acionando a polícia. Na abordagem, os militares encontraram duas armas de fogo em poder dos passageiros.

Segurança

O U-Áudio foi lançada em fevereiro deste ano na capital maranhense como ainda em Salvador, Campo Grande, Sorocaba e Uberlândia para promover a segurança dos motoristas de aplicativo e usuários. Essa ferramenta permite que eles gravem áudios durante viagens dentro da plataforma e usem o arquivo para reportar qualquer acontecimento em que tenham se sentido desconfortáveis.

A ferramenta pode ser acessada por meio dos recursos de segurança que aparecem no aplicativo durante uma corrida. Quando ela se encerra, por meio do histórico de viagens, tanto o usuário quanto o motorista terão a opção de relatar um incidente de segurança e anexar o arquivo de gravação de áudio com apenas alguns toques. O áudio permanece criptografado e armazenado diretamente no dispositivo de quem fez a gravação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.