Comércio

Maranhão: 70% dizem apoiar reabertura, aponta pesquisa Escutec/O Estado

Levantamento revela que maranhenses concordam com retomada de atividades comerciais e aprovam gestão Dino durante pandemia do novo coronavírus

Gilberto Léda / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Rua Grande  tem apresentado grande movimentação nos últimos dias
Rua Grande tem apresentado grande movimentação nos últimos dias (rua Grande)

SÃO LUÍS - A decisão do governador Flávio Dino (PCdoB) de, após meses de medidas rígidas pelo isolamento social – em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) -, começar a permitir a reabertura gradual das atividades comerciais no estado tem o apoio de 70% da população maranhense.

O dado é de pesquisa Escutec/O Estado, realizada entre os dias 4 e 9 de junho, em todas as regiões do Maranhão. Para isso, foram ouvidos, por telefone, 2 mil entrevistados.

Segundo o levantamento, apenas 27% das pessoas ouvidas não concordam com a mudança de postura do governo, e acreditam que essas atividades deveriam permanecer suspensas. Outros 3% não sabem ou não responderam ao questionamento.

Desde o início do mês, a gestão comunista vem liberando, com base em protocolos definidos pela Casa Civil – debatidos pelo secretário-chefe, Marcelo tavares (PSB), com membros da Secretaria de Estado da Saúde (SES), da Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Energia (Seinc) – a retomada gradativa das atividades comerciais e industriais no estado.

Há pouco mais de uma semana, foi autorizada a reabertura de pequenos comércios familiares, lojas de material de construção e afins. No início desta semana, foi a vez de salões de beleza, barbearias. Neste fim de semana, passam a poder reabrir igrejas, templos religiosos e similares. E, na segunda-feira, 15, voltam a funcionar shopping centers e o setor lojista em geral.
Academias, bares e restaurantes devem poder reabrir ainda em junho, mas apenas a partir do dia 28. As escolas só devem retomar as aulas em julho.

Aprovação

O Escutec apurou, ainda, que os maranhenses também estão aprovando as atitudes do governador Flávio Dino no enfrentamento à pandemia. Para 59% dos entrevistados, o comunista tem tomado “atitudes corretas para enfrentar o novo coronavírus”. Apenas 23% disseram não concordar com essa afirmação, e 16% disseram não concordar com, nem discordar disso. Há 2% que não sabem, ou não responderam.

Quando o mesmo questionamento é realizado em relação ao presidente da República, Jair Bolsonaro, a situação se inverte: apenas 24% dizem concordar que ele tem adotado atitudes corretas para o combate à Covid-19, e 61% discordam.

A avaliação das duas administrações, de forma geral, também segue caminho parecido. Segundo a consulta, 57% aprovam a gestão Flávio Dino, contra 35% que desaprovam – 8% não sabem, ou não responderam. De outro lado, apenas 34% aprovam a aforma como Jair Bolsonaro vem realizando seu trabalho à frente do governo federal. A desaprovação, nesse caso, chega a 60.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.