Imprudência

Pessoas se arriscam e caminham na área litorânea sem máscaras

Na Avenida Litorânea, em São Luís, muitas pessoas foram flagradas fazendo pedalada e aproveitando o dia de sol na praia sem o uso da máscara de proteção, que é essencial na pandemia

Nelson Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19

[e-s001]São Luís - A máscara, descartável ou caseira, tem a função de proteger contra o novo coronavírus, que pode estar circulando no ambiente. Também tem o propósito de impedir a transmissão da Covid-19 a outras pessoas. Inclusive, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) está fazendo uma campanha em suas redes sociais sobre isso. Apesar da obrigatoriedade do uso do material, por meio do Decreto nº 35.746, ainda ocorrem flagrantes de gente caminhando ou passeando sem o equipamento, como foi verificado ontem na região da Litorânea, em São Luís.

Em toda a extensão da Avenida Litorânea, essa situação foi verificada, sobretudo na área do calçadão e na faixa de areia. Pessoas foram observadas fazendo atividade física em bicicletas sem a máscara no rosto. A prática de exercício físico é fundamental para uma saúde metabólica, porém, é importante que as medidas de prevenção ao novo coronavírus sejam respeitadas, para o bem de todos. De nada adianta agir com irresponsabilidade, ainda mais em um período tão delicado como esse marcado pela pandemia.

Na areia, O Estado também flagrou muitas pessoas aproveitando a brisa, sentadas ou em pé, com o rosto descoberto. Outras estavam tomando banho no mar igualmente sem a devida proteção contra a Covid-19. Para piorar a situação, isso ocorria em aglomerações, fator que favorece o contágio da doença.

Cuidados no uso
Segundo a ANS, alguns cuidados precisam ser seguidos no uso do material de proteção. A Agência Nacional de Saúde Suplementar ressalta, em sua campanha, que, em primeiro lugar, a máscara é individual. Isso significa que não pode ser dividida com ninguém, incluindo familiares. Cada um deve ter o seu equipamento. “Para usar regularmente as máscaras protetoras é necessário cuidado no manuseamento e uso para evitar exposição à Covid-19. Para colocar e retirar do rosto, o manuseio deve ser feito apenas pelos elásticos ou atilhos”, pontuou o órgão.

Em seguida, o usuário deve lavar de imediato a máscara com sabão ou água sanitária, deixando-a de molho por cerca de 20 minutos, para higienização total. Além disso, o material deve conter pelo menos duas camadas de pano (dupla face). Na campanha, a ANS destaca que é importante ter elásticos ou tiras para amarrar acima das orelhas e abaixo da nuca, para que o tecido sempre proteja a boca e o nariz. Isso evita que não restem espaços na face da pessoa.

“Chegando em casa, lave as máscaras usadas com água sanitária. Deixe de molho por cerca de 20 minuto coronavírus s. Use a máscara sempre que precisar sair de casa. Saia sempre com pelo menos uma reserva e leve uma sacola para guardar a máscara, quando precisar trocar”, ressaltou a Agência.

[e-s001]Importância da máscara
Embora muitas pessoas continuem andando desprotegidas do coronavírus, a máscara é importante como medida de prevenção. A Covid-19 é transmitida, por exemplo, por gotículas de saliva contaminadas que acabam sendo levadas para mucosas do corpo, como boca, nariz e olhos. Desse modo, com o material no rosto, o vírus fica impedido de alcançar partes do corpo que são portas de entrada.

Para quem ainda não teve nenhum sintoma do coronavírus, essa medida é essencial, pois existem os conhecidos como assintomáticos, que podem estar infectados, mas o corpo não dá sinais da contaminação. Na revista “Influenza e Outros Vírus Respiratórios”, pesquisadores publicaram um relato no qual um homem que não usava máscara facial entrou em um ônibus com sintomas de tosse, mas não sabia que estava com a Covid-19.

Naquele momento, muitos passageiros não usavam máscaras. Dos 39 ocupantes do ônibus, cinco foram contaminados pela doença.

SAIBA MAIS

[e-s001]MÁSCARA CASEIRA

Muitas pessoas estão utilizando máscaras caseiras, mas estas precisam seguir algumas especificações do Ministério da Saúde (MS). É preciso que a máscara tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja, dupla face. Além disso, deve ser individual, isto é, não pode ser dividida com ninguém. Elas podem ser feitas em tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos, desde que desenhadas e higienizadas corretamente.

O importante, segundo o MS, é que a máscara seja feita nas medidas corretas, cobrindo totalmente a boca e nariz e que esteja bem ajustada ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.

CAMPANHA DA ANS

Nas redes sociais, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) está realizando a campanha para incentivar o uso da máscara de proteção, a fim de conter a disseminação do novo coronavírus. Em seu site, o órgão destaca que as mensagens alertam que o cuidado é pessoal, mas os benefícios da utilização do equipamento são coletivos. As informações transmitidas estão sendo compartilhadas nos vários canais da ANS, com a hasthag #EuUsoMáscara.

A Agência objetiva chamar atenção para a responsabilidade individual e coletiva no combate à pandemia da Covid-19. “É importante destacar que as restrições de circulação impostas com o objetivo de evitar aglomerações ainda são o principal fator de controle da doença e devem ser respeitadas. Mas nos casos que é inevitável a circulação em vias públicas ou ambientes de grande movimentação de pessoas, a recomendação é que todos usem máscara de proteção que cubra totalmente a boca e nariz e que esteja bem alinhada ao rosto, sem deixar espaçamento”, salientou a ANS.

Segundo a ANS, o ideal é que a pessoa utilize máscaras alternativas, ou seja, feitas de tecido ou outros materiais, deixando, assim, as do tipo cirúrgicas descartáveis (N-95) para uso exclusivo dos profissionais de saúde envolvidos no combate à doença.

DECRETO

No dia 20 de abril, o Governo do Estado publicou o Decreto nº 35.746, que dispõe sobre as regras de funcionamento das atividades econômicas no Maranhão, em razão dos casos de infecção pela Covid-19 e dá outras providências. O ato administrativo levou em consideração a Portaria nº 188, de 3 de fevereiro deste ano, quando o Ministério da Saúde declarou Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional, em decorrência do novo coronavírus.

Por meio desse documento, tornou-se obrigatório no Maranhão o uso de máscaras de proteção descartáveis, caseiras ou reutilizáveis, como medida não farmacológica destinada a contribuir para a contenção e prevenção da pandemia. Esses equipamentos devem ser utilizados em locais públicos e em outros de uso coletivo, ainda que privados. Ficou decido que o Poder Público adotará as medidas de produção e distribuição do material, em especial, para pessoas em situação de rua.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.