Denúncia

Pesca de arrasto deixa peixes mortos na praia de Santo Amaro

Essa técnica é letal para a biodiversidade marinha, além de deixar muitos pescadores locais sem sua principal fonte de renda; pescados teriam sido mortos por pescadores de camarões

Kethlen Mata/ O Estado MA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19

São Luís - A praia de Santo Amaro, situada na cidade de mesmo nome, é conhecida pela sua beleza, e por atrair muitos turistas para a região, no entanto, a mesma não está tão bonita como antes. O Estado recebeu nesta quarta-feira, 10, uma denúncia em formato de vídeo, de um morador local, nas imagens é possível observar uma quantidade muito grande de peixes mortos na areia. Os pescados teriam sido mortos por pescadores de camarões que fazem a técnica de “arrasta” e acabam descartando os animais que ficam presos nas redes e aproveitando apenas os crustáceos.

O vídeo foi enviado por Denílson Sena, que trabalha com turismo local. Segundo ele, existem barcos de pesca que fazem os arrastões – que é uma prática realizada pela indústria da pesca no mundo todo – e o que interessa para esses barcos são apenas os camarões. “São mais de 10 km de praia repleta de peixes mortos, é um cheiro insuportável”, contou Denílson. De acordo com ele, essa técnica acaba prejudicando outros pescadores que também trabalham no local.

Perigo para o Meio Ambiente
A técnica de arrasto é proibida nos estados litorâneos da região Sul e Sudeste do Brasil, e também em quatro estados do litoral Nordeste: Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco. Essa modalidade é considerada por diversos pesquisadores, como letal para a biodiversidade marinha, pois não prejudica apenas os peixes que são mortos durante o arrasto. “Destrói todo o habitat marinho, como o próprio nome diz ela vai levando tudo que fica no meio, inclusive, corais e outros sedimentos que existem na fauna. Além de diminuir o número de peixes, ela atinge todo a diversidade marinha”, explicou o biólogo Ronald Pereira.

A prática de arrasto, geralmente é para pegar um só tipo de animal marinho, no caso de Santo Amaro, os camarões. “Porém, leva tudo. Isso é chamado de bycatch, que é quando esse dano colateral ocorre. O que aconteceu em Santo Amaro foi isso, levaram os peixes que eles queriam pegar, e os outros ficaram todos desprezados”, afirmou. O Biólogo disse ainda, que grande parte desses peixes morrem antes mesmo de serem retirados das redes.

Fiscalização
O Estado
entrou em contato com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) para saber como anda a fiscalização na região. O órgão informou que até o momento não recebeu denúncias relacionadas à mortandade de peixes na cidade de Santo Amaro. Disseram ainda que as praias do Município de Santo Amaro estão inclusas no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Unidade de Conservação Federal sendo, portanto, de competência do Instituto Chico Mendes de Conservação de Biodiversidade ICMBio.

“Encaminharemos as denúncias para o órgão competente, assim como para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Informamos ainda que a Sema averiguará a denúncia e que, nos próximos dias, caso necessário, enviará uma equipe de fiscalização ao local, para identificar e autuar possíveis responsáveis, se confirmado o crime ambiental”, frisou a Sema em nota.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.