Festividade

Pandemia da Covid-19 modifica celebração de Corpus Christi

Sem procissão e o tapete colorido, que exibiam cenas importantes da fé católica, a igreja lançou campanha solidária para arrecadar doações

Ismael Araujo / O estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19

[e-s001]São Luís - A pandemia da Covid-19, o novo coronavírus, mais uma vez modificou a programação de eventos da Igreja Católica, neste ano. Ontem, a festa de Corpus Christi, tema central “Eucaristia e Missão: para toda mesa pão”, uma comemoração que acontece desde o século XIII e celebra o corpo e o sangue de Cristo, precisou ser ‘remodelada’ por causa da enfermidade. Não houve procissão com os fiéis e a confecção do tradicional tapete colorido, mas em compensação, foi lançada campanha de doações para carentes, o Tapete Solidário

Na véspera do dia de Corpus Christi já fazia parte da tradição os moradores da área do Cohatrac confeccionarem um longo tapete colorido nas ruas próximas do Santuário de Nazaré, para a passagem de Jesus Eucarístico, após a missa. Mas, este ano foi diferente. “A comunidade foi informada pela paróquia que não iria ser feito o tapete neste ano, por causa da pandemia do novo coronavírus”, explicou o morador do Cohatrac, Antônio Martins.

O padre Robério Lima, que é coordenador geral do Corpus Christi, informou que o tradicional tapete colorido foi substituído pelo Tapete Solidário, uma campanha de arrecadação de material de higiênico e alimentos para serem doados às pessoas carentes. “Os fiéis, durante este mês, podem entregar as doações na sua paróquia, para serem recolhidas nos fins da campanha”, ressaltou Robério Lima.

Em relação a outras programações católicas, o padre declarou que cada paróquia realizou uma programação particular, de acordo com a sua realidade pastoral, mas, a Comissão Arquidiocesana para Corpus Christi, por orientação da cúpula da Igreja Católica, recomendou às paróquias a realização da missa transmitida e a exposição móvel do Santíssimo pelos bairros e bênçãos em hospitais.

[e-s001]Durante a manhã de ontem o padre saiu com o Santíssimo Sacramento pelas ruas da área do Coroadinho e parou na porta da casa de saúde daquela localidade, onde proferiu a bênçãos, orações e cânticos. “A celebração deste ano teve uma formatação diferente, pois, houve a necessidade de obedecer às normas sanitárias para evitar a proliferação da Covid-19”, explicou o padre.

Sobrevoo na Ilha
Ainda na manhã de ontem, o padre Robério Lima realizou um sobrevoo na Grande São Luís, com o Santíssimo Sacramento.

O religioso teve como ponto de partida a sede do Centro Tático Aéreo (CTA), no Calhau, e sobrevoo abençoando a Região Metropolitana de São Luís, inclusive, os hospitais. “O momento é de oração e pedir para Deus abençoar o povo”, frisou Robério Lima.

Mais programação
No período da tarde houve uma live, de mais de duas horas, direto do Santuário de Nazaré, no Cohatrac, e contou com a participação de artistas locais, interpretando canções católicas, com reflexões e orações intercaladas.

Também foram arrecadados alimentos para a campanha do Tapete Solidário e teve a presença do arcebispo de São Luís dom Belisário da Silva, o bispo auxiliar dom Esmeraldo, padre Robério Lima e o padre Jadson Borba, que é coordenador Arquidiocesano das Pastorais.

SAIBA MAIS

A programação da Semana Santa também foi modificada neste ano em virtude da pandemia da Covid. Não houve a procissão do Senhor Morto e da Páscoa como ainda as missas foram realizadas sem a presença dos fiéis e tiveram que ser transmitidas pela internet.

Corpus Christi

Significado: Corpus Christi é uma expressão originária do latim e, em tradução para o português, significa “corpo de Cristo”. Desse modo, o nome escolhido para essa comemoração já sugere o seu significado: uma homenagem à eucaristia. Esse sacramento do catolicismo é realizado como uma forma de relembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Nesse sacramento, o pão que é consumido representa o corpo de Cristo, e o vinho ingerido simboliza o sangue de Cristo.

Início: A origem da comemoração dessa data remonta ao século XIII, oficialmente em 1264, durante o pontificado de papa Urbano IV (papa da Igreja de 1261 a 1264). A criação de uma comemoração em homenagem ao sacramento da Eucaristia foi resultado da influência dos relatos de Juliana de Mont Cornillon, uma freira belga que nasceu nas proximidades da cidade de Liège, em 1193.

Referência: A realização da eucaristia é uma referência à Última Ceia, realizada por Cristo com seus discípulos durante a Semana Santa, e à ordem de Cristo (conforme a simbologia citada) de consumir o pão e o vinho em sua memória.

Celebração: A comemoração de Corpus Christi ocorre exatamente 60 dias após a Páscoa. A data é celebrada obrigatoriamente em uma quinta-feira. Isso acontece como uma simbologia pelo fato de que a Última Ceia ocorreu em uma quinta-feira, segundo a tradição. Outro marco importante para o estabelecimento da data é o Domingo da Santíssima Trindade. Na quinta seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade, é comemorado Corpus Christi.

No Brasil: No país, em decorrência da grande tradição católica, a comemoração da data é acompanhada por algumas práticas que foram consolidadas aqui a partir da influência dos portugueses. Uma tradição típica de Corpus Christi no Brasil trazida pelos portugueses é a atividade de produzir tapetes. Os tapetes de Corpus Christi são uma prática comum em muitas partes do país, representando símbolos e cenas importantes da fé católica. Os tapetes são confeccionados a partir de vários produtos, como serragem, borra de café, areia etc.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.