COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
A CANTORA maranhense Alcione, diva da música popular brasileira, fará uma live beneficente neste sábado, com repertório de músicas de bumba-meu-boi. No foto, Alcione em frente à Torre Eiffel, em Paris, durante sua recente turnê pela Europa
A CANTORA maranhense Alcione, diva da música popular brasileira, fará uma live beneficente neste sábado, com repertório de músicas de bumba-meu-boi. No foto, Alcione em frente à Torre Eiffel, em Paris, durante sua recente turnê pela Europa

Live de Alcione
A cantora maranhense Alcione fará sua live beneficente neste sábado, Dia de Santo Antônio, com repertório que une os hits de sua carreira com uma pitada de São João, para animar a época mais querida pelos maranhenses.
Grandes sucessos como “Boi de Lágrimas” (Raimundo Makarra), “Tambor de Crioula” e “Maranhão, Meu Tesouro Meu Torrão” (Humberto de Maracanã) estarão presentes.
Haverá a participação especial dos artistas: Marquinhos da Maioba, Chagas do Boi de Ribamar, Ribinha de Maracanã, Inácio Pinheiro e Roberto Brandão do Boizinho Barrica e Gerude.
Toda a renda será destinada à compra de EPI´s para os profissionais da saúde do Maranhão. As doações já podem ser realizadas por meio da conta bancária da Fundação UFMA lives, e também durante a live.
A transmissão ocorrerá pelas plataformas do Grupo Mirante: Portal Imirante.com, Youtube.com/imirante e Rádio Mirante FM (96,1), a partir das 20h.

Educação financeira
“Os desafios da educação financeira” foi tema que deu o que falar na live apresentada como proposta da Faculdade de Negócios Faene, via Google Meet.
O tema foi debatido pelo empresário e professor Fernando José Leite Oliveira, que é especialista nas áreas de Auditoria, Controladoria, Gestão Financeira, Gestão Tributária, Contabilidade, Compliance e Direito Tributário.

Mulheres no debate
A crise sanitária oportunizou econsolidou uma nova forma de se fazer negócios e prestar serviços online.
As pessoas passaram por experiências traumatizantes e é preciso compreender, também, qual o conteúdo a ser repassado em momento de tanta reflexão interna.
O pensar a comunicação requer uma revisitação da missão, dos valores da organização, da singularidade e da história do empreendimento.
Mais do que nunca, é preciso comunicar com sensibilidade, solidariedade e empatia.

Mulheres no debate 2
Esses e outros questionamentos foram debatidos no Inspire e Comunique, projeto da Inspirar Comunicação, das jornalistas Yndara Vasques e Franci Monteles.
O objetivo foi contar histórias de profissionais da área que, diante da pandemia do novo Coronavirus, tiverem que criar e
reformular as maneiras de se comunicar.
No primeiro diálogo, realizado na noite de ontem, a expertise da jornalista Ironara Pestana, que integra a equipe de comunicação
do Hospital São Domingos.

Ampla atuação no MA
Com cinco unidades em São Luís o Lacmar / Laboratório de Análises Clínicas do Maranhão é um forte aliado do sistema de saúde maranhense no enfretamento da pandemia do Covid-19 (Coronavírus); não apenas na capital mas em diversos municípios do Estado nos quais atua. Comandado pelo jovem executivo Vinícius Braid, o laboratório que pertence ao Grupo Mercúrio, cresceu bastante nos últimos meses nesse contexto de pandemia da Covid-19.

TRIVIAL VARIADO
O ator maranhense Domingos de Almeida apresentará a cena vencedora do Festival Virtual Cenas Curtas de Teatro do LuAr logo mais
às 20h, nas redes sociais da Universidade Federal do Maranhão.

Com 'Seguindo em Frente', adaptação do monólogo 'Filho da Coragem, Filho do Nordeste', de Raul Lenk, Domingos de Almeida
venceu o festival nacional, realizado pela Escola Lugar de Arte (LuAr), no Rio de Janeiro/RJ.

Os empresários da Associação dos Comerciantes de Material de Construção do Estado do Maranhão (Acomac-MA) reuniram-se terça-feira para a entrega da doação de 30 camas e 30 colchões hospitalares que serão direcionadas para os hospitais da rede estadual
de saúde.

A preocupação com o novo coronavírus domina o mundo no momento, mas a pandemia não exclui a contaminação das pessoas
por outras doenças, como a gripe, por exemplo.

A fim de garantir a imunidade dos trabalhadores da indústria e de empresas de São Luís contra a H1N1, o Serviço Social da Indústria
do Maranhão (Sesi-MA) está desenvolvendo o serviço de vacinação dentro das empresas.

Tem mais: os estabelecimentos interessados podem entrar em contato com o Sesi-MA para aquisição das doses da vacina, que tem valores diferenciados para o setor industrial. A gripe atinge pessoas de qualquer idade e é considerada um dos graves problemas de saúde pública.

O Sesc Cultura ConVIDA!, projeto de incentivo à produção artística nacional, recebeu mais de 14 mil propostas de participação. Dada a
grande procura, o Sesc reabrirá excepcionalmente as inscrições.

Tomem nota: hoje e amanhã, artistas de todo o país podem inscrever seus trabalhos por meio do site www.sesc.com.br/convida.
Em função da prorrogação, o anúncio de todas as propostas selecionadas foi transferido para o dia 29 de junho.

DE RELANCE

Racismo e reação no cinema
Numa reação aos sonoros protestos contra a violência policial nos Estados Unidos, a plataforma HBO Max retirou o filme “E o Vento Levou” do seu catálogo nos Estados Unidos, atendendo às críticas de que veicula uma visão fantasiosa da escravatura e perpetua
estereótipos racistas. O épico de 1939, com Clark Gable e Vivien Leigh nos papéis principais (Rhett e Scarlett O'Hara,
respectivamente), foi realizado por Victor Fleming, baseado no romance homônimo de Margaret Mitchell, e recebeu na
época dez Óscares.

Racismo e reação no cinema 2
“E o Vento Levou” continua a ser o filme mais rentável da história do cinema, considerando valores corrigidos pela inflação. E a suspensão do mesmo chega logo depois do diário Los Angeles Times ter publicado uma coluna de opinião, assinada por John Ridley, na qual o cineasta e roteirista norte-americano reivindicava o banimento do filme do catálogo do serviço HBO Max.

Racismo e reação no cinema 3
John Ridley alegou que a obra “glorifica” o Sul escravagista na sua representação da Guerra da Secessão dos EUA. “Ignora
os horrores da escravatura e perpetua os estereótipos mais dolorosos das pessoas de cor”, escreveu o autor do roteiro original do filme 12 Anos Escravo (2014), do cineasta britânico Steve McQueen, pelo qual recebeu o Óscar da sua categoria.

Epidemia já atingiu o pico
O deputado federal e médico Osmar Terra reacendeu a polêmica sobre o momento do pico da epidemia. Com base na sua experiência no enfrentamento de outras epidemias, Terra assegura que a epidemia está finalmente chegando ao fim do seu ciclo. E comentou que “apesar dos profetas do Apocalipse e da quarentena inútil, a curva de contágio da Covid-19 no Brasil cumpriu a história natural de todas epidemias virais e, sem qualquer achatamento, chegou ao pico e está caindo no prazo previsto. Em poucas semanas, deve terminar”.

Live de Daniel Boaventura
O numeroso fã-clube maranhense do ator e cantor Daniel Boaventura tem motivos para comemorar. Ele testou negativo para o novo coronavírus, em exame realizado há três dias da live pré-dia dos namorados que o artista irá comandar nesta quinta-feira, às 19h, em seu canal no Youtube. Com repertório do ícone Frank Sinatra, a live buscará, além de aproximar os casais apaixonados em período de isolamento social, buscará arrecadar recursos para prestar assistência alimentar e psicossocial a famílias carentes.

Live de Daniel Boaventura 2
Além de Daniel Boaventura, músicos e técnicos do elenco do show também foram submetidos a uma verificação, sendo que, em dois deles o resultado foi positivo. Aos colaboradores, que já estavam em isolamento social desde o início da pandemia, foi orientado acompanhamento médico e que permaneçam em isolamento social até que estejam curados da Covid-19. É a primeira vez que se tem notícia de um evento ao vivo na internet em que 100% dos envolvidos, são testados antes e na data da apresentação.

Amargurada estrela
A trajetória de uma das maiores estrelas de Hollywood é tema da cinebiografia Judy: Muito Além do Arco-Íris (2019), disponível desde ontem no serviço Net Now. Com direção de Rupert Goold, o filme valeu a Renée Zellweger o Oscar de melhor atriz em 2020, interpretando a grande cantora e atriz Judy Garland (1922-1969).

Amargurada estrela 2
A trama acompanha o último ano da vida de Judy, talento revelado ainda na infância e que despontou na adolescência, ao protagonizar o clássico O Mágico de Oz (1939). Mas não foi uma trajetória marcada apenas pelo glamour. Vítima de abusos, Judy desenvolveu na idade adulta uma forte dependência de drogas e álcool, o que acabou por eclipsar sua carreira e prejudicar seu relacionamento com os próprios filhos, entre eles a também estrela Liza Minnelli.

Para escrever na pedra:
“Os que merecem elogios são os que melhor sabem suportar as censuras”. De Alexandre Pope.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.