Violência

Três assassinatos a tiros marcam a noite de terça-feira na Ilha

Violência assusta na região da Grande Ilha e um dos crimes ocorreu no Vassoural e a vítima foi um subtenente do Corpo de Bombeiros Militar

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Quinze mortes violentas já ocorreram durante este mês junho, segundo dados da Secretaria de Segurança
Quinze mortes violentas já ocorreram durante este mês junho, segundo dados da Secretaria de Segurança (ASSASSINATOS )

SÃO LUÍS - Três pessoas foram assassinadas a tiros somente durante o período da noite de terça-feira, 9, na Grande Ilha e um total de 15 mortes violentas já ocorreram no decorrer deste mês, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Um dos casos ocorreu no bairro Vassoural, em Paço do Lumiar, e a vítima foi o subtenente do Corpo de Bombeiros Militar, Valber Nélio Costa Pereira, de 57 anos, que ainda teve a sua pistola roubada.

A polícia informou que o bombeiro foi abordado pelos criminosos, que estavam em um veículo Gol, quando chegava em sua residência, no Vassoura. Este carro havia sido roubado na Ilha. A vítima reagiu ao assalto e houve troca de tiros em plena via pública.

O subtenente acabou sendo baleado na cabeça e levado primeiramente para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Parque Vitória pelos seus familiares, mas, devido à gravidade do ferimento, teve que ser encaminhado para o Hospital Municipal Socorrão I, no Centro, mas morreu antes de ser submetido a tratamento cirúrgico. Há informações de que um dos bandidos também foi baleado, mas não foi levado para o hospital.

Os criminosos fugiram e levaram a arma do bombeiro. A polícia ainda nessa noite realizou um cerco na Grande Ilha e conseguiu prender duas pessoas suspeitas de terem ajudado na fuga dos outros envolvidos nessa ação criminosa. Os detidos foram apresentados na sede da Superintendência de Homicídio e Proteção a Pessoas (SHPP), na Avenida Beira-Mar.

O caso está sendo investigado como crime de latrocínio (roubo seguido de morte). Ainda segundo a polícia, as incursões continuam sendo realizadas na Região Metropolitana de São Luís para prender os outros criminosos como também encontrar a arma de fogo da vítima.

Mais assassinatos

A polícia ainda registrou na noite de terça-feira, 9, uma execução em São José de Ribamar que teve como vítima Helli dos Santos Lima, de 18 anos. De acordo com a polícia, a vítima estava dentro de um táxi-lotação quando foi abordada pelos criminosos, que estavam em um veículo Gol branco. A vítima morreu sentada no banco carona e, segundo a polícia, o condutor do carro e os outros passageiros não ficaram feridos. O carro ficou crivado de bala.

A equipe da SHPP esteve no local do crime onde ouviu algumas testemunhas. A polícia não revelou a motivação do crime, mas, existe a possibilidade de ter sido realizado por integrantes de uma facção criminosa que, além de praticar assassinatos, também são acusados de tráfico de entorpecentes.

A Polícia Civil também está investigando o assassinato de Marcos Vinícius Araújo, de 23 anos. Segundo a polícia, ele foi morto a tiros desferidos por homens, não identificados, no decorrer da noite de terça-feira, no bairro do Anjo da Guarda, área Itaqui-Bacanga.

Cronologia das mortes durante este mês na Ilha

Dia 3: vítima, não identificada, na Vila Vitória

Dia 5: Tony Carlos da Cruz de Jesus, de 34 anos, na Vila Isabel

Dia 6: Valmir da Silva Oliveira, de 33 anos, no São Cristóvão; Talita de Oliveira Frizero, de 27 anos; Graça Maria Pereira de Oliveira, de 58 anos, ambas no Quintas do Calhau; Matheus Laune Nunes, de 18 anos, no Conjunto Jaguarema; David Wallison Cabral de Sousa, de 25 anos, no Jardim Tropical.

Dia 7: José Oscar de Freitas Filho, de 50 anos, no Parque Araçagi

Dia 8: João Victor Sousa da Silva, de 20 anos, na Vila São José; Joelson Neris Rodrigues, de 29 anos, na Vila Conceição.

Dia 9: Helli dos Santos Lima, de 18 anos, Outeiro; Marcos Vinicius R. Araújo, de 23 anos, no Anjo da Guarda; Rafael Washington Correa Ribeiro, de 32 anos, no Distrito industrial; Raimundo Nonato Pires dos Santos, de 47 anos, na Jordoa; e Valber Néio Costa Pereira, de 57 anos, no Vassoural.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.