Boas ações

Grupo Escoteiro Piatã comemora 15 anos de trabalho voluntário em favor da comunidade

No momento, atividades presenciais dão lugar a ações vrituais por causa do novo coronavírus

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Integrantes do Grupo Escoteiro Piatã em gesto de união
Integrantes do Grupo Escoteiro Piatã em gesto de união (escoteiros piatã)

Com o ano de 2020 iniciado com a Pandemia do COVID-19 no planeta Terra, fazendo com que, todos isolados em confinamento, favorecessem a diminuição do risco de contágio do vírus e a redução do período deste momento ímpar...

O mundo parou e, o Grupo Escoteiro Piatã, que aos sábados, no horário das 15:30 às 17:45, na Loja Maçônica – Deus e São Luís, localizada na Av. Joaquim Mochel, 43, na COHAB Anil IV, onde funciona sua Sede, aplicava a metodologia escoteira às crianças e aos jovens, na faixa etária de 6,5 anos a 15 anos, também parou... e como muitos, iniciou suas atividades escoteiras nas redes socias, virtualmente, as Chefias com seus ramos – Alcatéia Piatã (crianças de 6,5 a 10,5 anos), Tropa Escoteira Tupinambá (jovens de 11 a 14,5 anos) e Tropa Sênior Calango (jovens de 15 anos a 17,5 anos) e com jogos, desafios, pesquisas, conquistas de especialidades e muito mais.

E neste dia 11 de junho de 2020, o Grupo Escoteiro Piatã completa 15 anos de fundação na União dos Escoteiros do Brasil e para comemorar seus 15 de sonhos realizados, lançou a atividade “Desafio 15 anos Piatã”, onde os membros juvenis apresentariam a “Canção do Piatã”, criada em 2008, em sua versão original ou em outra versão... a criatividade do jovens é fantástica!

O Movimento Escoteiro ou Escotismo, apesar de ter sido criado em 1907, pelo inglês Robert Stephenson Smyth Banden-Powell, com sua experiência militar e pelo desejo de servir a juventude, é um movimento bem prático para educar jovens, com respeito à Deus e a natureza, atividades em contato com a natureza, jogos, desafios e o despertar do jovem para ser um cidadão ativo na construção um mundo melhor possível. Seu método educativo, foi testado em seu primeiro acampamento, em 1907,na Ilha de Brownsea, no sul da Inglaterra, com cerca de 20 rapazes, pobres e ricos, e um programa com aprendizado dinâmico e participativo em contato com a natureza, com instruções de nós e sobre bandeira, com barracas e colchonetes, com bússolas e cartas topográficas, com salvamento/o e ressuscitação, com jogos na água utilizando botes. Em 1908, lançou seu livro “Escotismo para Rapazes” esclarecendo seu norteado pela disciplina, observação, saúde, patriotismo, cavalheirismo e salvamento programa. Depois, sua metodologia ficou conhecida mundialmente como: escola da vida, aprender fazendo e com alegria, escola ao ar livre e movimento educacional extraescolar que usa a natureza como ferramenta pedagógica para alcançar os objetivos educacionais. A promessa escoteira é um compromisso voluntário do jovem para cumprir deveres contidos nos Princípios do Movimento Escoteiro - “Prometo pela minha honra fazer o melhor possível para: Cumprir meus deveres para com Deus e minha Pátria; Ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião; Obedecer à Lei Escoteira. Neste momento é acesa uma chama no munod de uma promessa de surgimento de um bom cidadão, construtor de um mundo melhor, obedecendo a Lei Escoteira, com seus 10 artigos: 1. O escoteiro é digno de confiança; 2. O escoteiro é leal; 3. O escoteiro está sempre alerta e pratica diariamente uma boa ação; 4. O escoteiro é amigo e irmão dos demais escoteiros; 5. O escoteiro é cortês; 6. O escoteiro é amigo dos animais e das plantas; 7. O escoteiro é obediente e disciplinado; 8. O escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades; 9. O escoteiro é econômico e respeita o bem alheio e 10. O escoteiro é limpo de corpo e alma.

O Chefe Escoteiro, que está ligado diretamente com o jovem, tem a função mais importante de educador, com seus exemplos e suas ações, de acordo com os ensinamentos, além de despertar o jovem para o desejo de aprender, ao lhe sugerir atividades atrativas para realizar e ao realiza-las, aprenda por si até executa-las corretamente.

Banden Powell busca através da aplicação de seu método atender os desejos dos jovens, através de modos atraentes de realizar tarefas socialmente úteis por meio de jogos e costurme, tradicções, trabalhos manuais, explorações, excursões e acampamentos e antes de partir para o Grande Acampamento deixou sua mensagem para os escoteiros:

“Última carta de B-P aos escoteiros:

“Prezados Escoteiros,

Se porventura vocês tiverem visto a peça "Peter Pan", deverão estar lembrados de que o chefe-pirata estava sempre fazendo o seu "discurso de moribundo", porque receava que, possivelmente, quando chegasse a hora de ele morrer, não tivesse mais tempo para dizer tais coisas.

Acontece quase a mesma coisa comigo e, assim, e embora neste momento eu não esteja morrendo - qualquer dia destes eu morrerei - quero enviar a vocês uma palavra de despedida.

Lembrem-se de que será a última vez que vocês ouvirão minhas palavras. Portanto, pensem bem nelas. Eu tenho tido uma vida muito feliz e quero que cada um de vocês também tenha uma vida feliz.

Acredito que Deus nos colocou neste mundo alegre para que sejamos felizes e para gozarmos a vida. A felicidade não provém do fato de ser rico, nem meramente de ter sido bem sucedido na carreira; e, tampouco, de sermos indulgentes para com nós mesmos. Um passo na direção da felicidade é o de tornar-se saudável e forte enquanto se é ainda um jovem de sorte que possa vir a ser útil e, dest'arte, gozar a vida quando for homem.

O estudo da natureza mostrará a vocês quão repleto de coisas belas e maravilhosas Deus fez o mundo para vocês gozarem. Alegrem-se com o que receberam e façam bom proveito disso. Olhem para o lado brilhante das coisas, ao invés do lado sombrio delas.

Contudo, a melhor maneira de obter felicidade é proporcionar felicidade à outras pessoas. Tentem deixar este mundo um pouco melhor do que o encontraram e, quando chegar a vez de morrerem, possam morrer felizes com o sentimento de que, pelo menos, não desperdiçaram o tempo, mas sim fizeram o melhor que puderam.

Estejam preparados, desta maneira, para viverem e morrerem felizes, sempre fiéis à Promessa Escoteira de vocês, até mesmo depois que deixarem de ser jovens - e que Deus os ajude a cumpri-la.

Seu amigo, Baden-Powell of Gilwell.”

Mais informações o Movimento Escoteiro e o Grupo Escoteiro Piatã:- Facebook e Instagram Escoteiros do Brasil, Escoteiros do Maranhão, Grupo Escoteiro Piatã (piata10) blog - http://gepiata.blogspot.com.br/, Ivaldo Campos Filho/98818.5977; Severino Figueiredo Filho/98848.0304; Wharton Guedes/98431.0816 e Thania Suely Luz/98821.2929

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.