Maranhão

Fufuca retira nome de disputa e Marreca Filho vai coordenar bancada

Parlamentar do Patriota será responsável pela articulação de deputados federais e senadores maranhenses junto ao Governo Federal, em Brasília

Ronaldo Rocha/Da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Deputado Marreca Filho acabou não precisando disputar no voto o cargo de coordenador da bancada do MA
Deputado Marreca Filho acabou não precisando disputar no voto o cargo de coordenador da bancada do MA (Marreca Filho)

O deputado federal Marreca Filho (Patriota) foi eleito para o comando da bancada maranhense no Congresso Nacional. Ele acabou sendo aclamado para o cargo, após o seu adversário, deputado federal André Fufuca (PP), retirar o nome da disputa.

A expectativa criada desde a semana passada era de uma disputa aberta e acirrada entre os dois parlamentares. Nas últimas horas também surgiu a informação de interesse do deputado Júnior Lourenço no cargo, o que resultou em ainda mais divergência entre os demais membros do colegiado.

Foi então que o deputado André Fufuca abriu mão da disputa. Ele justificou ter refletido sobre o tema e avaliado o momento como inadequado para qualquer tipo de divergência ou embates no colegiado maranhense. Fufuca encaminhou mensagem aos colegas parlamentares com a justificativa para a decisão.

“Bom dia amigos. Refletindo, ouvindo a voz da experiência e analisando o cenário tumultuado, singular na história da República moderna do nosso país, tive a certeza que o momento é de união e não de divisão a nossa bancada. Pensando dessa forma, abro mão da minha candidatura em nome do fim das arestas e desuniões da nossa Bancada”, escreveu.

Agradecimentos

Fufuca também agradeceu aos colegas que manifestaram apoio à sua candidatura e disse que continuará contribuindo com o colegiado.

“Aos que me apoiaram até o presente momento agradeço de coração e saibam que tenho um débito eterno com cada um de vocês. Sempre me coloquei e continuarei me colocando à disposição de todos”, completou.

Ele também parabenizou Marreca Filho, eleito para o cargo e deu ênfase a um discurso de unidade da bancada.

“Ao nosso futuro coordenador, eu desejo que coloque em prática a capacidade que já foi demonstrada. És um grande amigo, um grande homem e assume uma bancada unida na luta contra a maior pandemia enfrentada na história. Unidos somos mais fortes. E mais fortes fortalecemos nosso estado. Abraço fraterno a todos”, finalizou.

Marreca Filho não retornou ao contato feito por O Estado.

Mais

Eleição foi presencial

O pleito ocorreu de forma presencial e simultânea, em São Luís e em Brasília, com a coleta de assinatura dos parlamentares para a ata que oficializa ao Congresso Nacional, a coordenação da bancada maranhense.

Juscelino faz balanço de coordenação

O deputado federal Juscelino Filho (DEM) fez um balanço positivo em relação ao período em que ocupou a coordenação da bancada maranhense no Congresso Nacional.

O parlamentar foi o responsável pela articulação do colegiado maranhense, o Governo Federal e o Governo do Estado até ontem, quando deixou o cargo para a eleição de Marreca Filho (Patriota).

“Foi um ano de muito trabalho, muito produtivo, à frente da bancada federal do nosso estado. Atuamos para poder garantir recursos, programas e obras junto ao Governo Federal para levar benefícios ao povo maranhense, e atuamos também junto ao Congresso Nacional e a todos os órgãos federais e estaduais em prol do nosso estado”, disse.

Juscelino afirmou que um dos principais avanços no período em que ficou no comando do colegiado, foi a decisão de destinar a metade dos recursos da emenda impositivas de bancada para a Saúde e para obras estruturantes.

“Como esse ano estourou a pandemia do Covid-19 no mês de março, a bancada remanejou a totalidade dos recursos da Saúde, R$ 125 milhões, para o enfrentamento ao coronavírus. Esses recursos já foram liberados, o estado já recebeu e os municípios que foram indicados também já receberam e isso com certeza está ajudando no combate a coronavírus no nosso estado. Foi uma demonstração união e responsabilidade de todos os colegas da bancada em favor dos maranhenses”, enfatizou.

O deputado também afirmou ter atuado de forma incansável em favor da melhoria das rodovias federais que cortam o estado; com empenho pela aprovação do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) entre Brasil e os Estados Unidos para uso da base de lançamentos de Alcântara.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.