Junho Vermelho

Empresa de mobilidade urbana estende oferta de desconto em corridas para a doação de sangue

Ação da empresa 99 teve início em abril e já mobilizou mais de 12 mil doadores de sangue no País

Com informações da assessoria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
(doação de sangue)

São Luís - No Junho Vermelho, mês em que é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue (14), a 99, empresa de mobilidade urbana, prorrogou sua campanha de incentivo a doação de sangue. Iniciada em abril, a ação disponibiliza descontos nas corridas para os principais pontos de doações de sangue do País.

Foram mais de 12 mil corridas, que impactaram cerca de 50 mil pessoas por meio das bolsas de sangue coletadas em todo o Brasil. Para que mais pessoas possam doar, os descontos continuam válidos até 30 de junho.

Nas cidades maranhenses: São Luís, Caxias e Imperatriz, a empresa já mobilizou diversos doadores de sangue desde maio. Com isso, mais de 300 vidas foram beneficiadas com as bolsas doadas.

Para manter os estoques dos hemocentros, no mês de conscientização sobre a importância da doação de sangue, a campanha vai continuar até o dia 30 de junho. Os descontos são de R$ 30 (trinta reais) para ir e voltar.

Para ativar os descontos para endereços selecionados, basta incluir o código no app: DOESANGUEMA. O benefício é válido para as categorias 99Pop. O site disponibiliza mais informações.

Importância de doar

Devido a pandemia, a Hemomar (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhã) pede que continuem as dações pois o estoque de sangue está abaixo da média ideal. Diariamente, antes do novo coronavírus, a média de coleta era de 180 coletas. Com a mudança de cenário, caiu para aproximadamente 100.

Na sede do Hemomar, localizado no bairro Jordoa, em São Luís, há dificuldade para alcançar a média diária de 180 coletas. No entanto, a Sala de Coleta fica repleta de doadores somente quando aparecem grupos de algumas instituições e empresas, como o 24º Batalhão de Infantaria de Selva (24º BIS) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), que se disponibilizam para ajudar nas campanhas com esse teor.

Requisitos para doação

Segundo o Ministério da Saúde, os requisitos para doar sangue é estar em bom estado de saúde e seguir os seguintes passos:

Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue;

Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas;

Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;

Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos;

A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para as mulher;

O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.