Solidariedade

Empresas de material de construção fazem doação de camas hospitalares

Foram doados 30 camas e 30 colchões à Secretaria de Estado da Saúde (SES), para que sejam utilizados em unidades de saúde, em internação pelos pacientes acometidos pela Covid-19

Nelson Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Membros da Associação dos Comerciantes de Material de Construção do Maranhão doaram material
Membros da Associação dos Comerciantes de Material de Construção do Maranhão doaram material (colchões)

São Luís - Boas ações em época de pandemia sempre são bem-vindas. Afinal de contas, ajudar o próximo é uma atitude que possibilita a reconstrução de laços afetivos e o resgate de momentos satisfatórios. Nessa terça-feira (9), as empresas de material de construção que atuam no Maranhão fizeram a doação de 30 camas hospitalares e 30 colchões à Secretaria de Estado da Saúde (SES), para que sejam utilizados pelos pacientes internados com diagnóstico do novo coronavírus.

A entrega dos materiais aconteceu no galpão da SES, no bairro Fé em Deus, em São Luís, por volta das 14h30. As camas e os colchões chegaram ao local em um caminhão-baú. Membros da Associação dos Comerciantes de Material de Construção do Maranhão (Acomac) participaram da doação dos móveis hospitalares. Estes foram adquiridos por meio da atuação de 12 empresas que integram a referida entidade, como foi explicado durante a realização do evento.

Presente no evento, Robério Lemos, presidente da Acomac, explicou que a doação foi motivada pela vontade que muitas pessoas têm com relação à solidariedade com quem precisa, ainda mais nesse momento dramático marcado pelo novo coronavírus. “Não foi nossa primeira ação. Na verdade, está sendo a terceira. Agora, nossos esforços se voltaram para os leitos hospitalares, onde existe uma necessidade muito grande, devido à quantidade de internados”, declarou ele.

O presidente da Associação dos Comerciantes de Material de Construção comentou que a saúde não é só responsabilidade do Estado, mas de todo mundo, incluindo as empresas, os órgãos públicos e instituições. “Os empresários maranhenses estão de parabéns pela maneira tão engajada em ajudar. Quero parabenizar o Grupo Mirante, por esse espaço cedido e o apoio. Isso é muito útil nesse trabalho tão sério como a doação”, destacou Robério Lemos.

De acordo com Camila Brasil, diretora da Potiguar, a empresa sempre esteve aliada às ações sociais. Nesse momento da pandemia da Covid-19, não poderia ser diferente, como destacou. “Além dessa doação das camas e colchões, também fizemos ações de doação de respiradores, álcool em gel, não somente em São Luís, como, também, em Imperatriz. Nós acreditamos que a iniciativa privada pode, sim, se unir para fazer muito em prol da sociedade”, enfatizou ela.

Camila Brasil observou que, após feita a doação, a SES faria a distribuição das camas e colchões, a fim de beneficiar os pacientes em tratamento contra a Covid-19. “Acreditamos que esse tipo de ação ajuda a engrandecer as instituições que tanto precisam nesse momento delicado”, pontuou.

Ajuda bem-vinda
Na entrega dos materiais hospitalares, compareceu Simplício Araújo, titular da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Energia do Maranhão (Seinc). Ele disse que estava satisfeito em poder contar com a força da classe empresarial do estado na contribuição em suas diversas formas. “São doações de respiradores, de álcool em gel, de equipamentos e móveis, que estão sendo difíceis de adquirir hoje em dia devido à pandemia. Então, a Associação se reuniu e nos agraciou com as camas e colchões, que vão aparelhar a rede estadual de saúde”, frisou.

Simplício Araújo assinalou que a rede estadual de saúde está sendo ampliada. De 200 leitos, subiu para 1.710 leitos. “Há dificuldade de encontrar insumos e Equipamentos de Proteção Individual. Essa ajuda dos empresários é muito bem-vinda para os pacientes”, salientou o secretário.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.