Programe-se | Meditação

Projeto Biblioteca em Casa propõe meditar para busca do equilíbrio

Ideal é que leitores mergulhem no mundo da meditação para aprimorar os conhecimentos sobre a prática
09/06/2020 às 15h01
Projeto Biblioteca em Casa propõe meditar para busca do equilíbrioNo atual cenário, a meditação é importante na busca da paz espiritual e equilíbrio (Divulgação)

São Luís - A meditação é uma técnica antiga utilizada pelo ser humano para a busca da paz interior. No atual cenário, se constitui em uma ferramenta importante na busca da paz espiritual e a manutenção do equilíbrio entre corpo e mente, tal como propõe o Projeto Biblioteca em Casa.

De acordo com a chefe da Divisão de Informação, Documentação e Biblioteca do Fórum de São Luís, Lindamira Leite, que desenvolve o projeto, a meditação é ideal para quem quer aprender a lidar melhor com as pressões do dia a dia, gerenciar o estresse e ter mais qualidade de vida.

Recomendada pela OMS, a meditação pode trazer benefícios para a saúde, reduzindo crises durante a pandemia da Covid-19, que tem submetido a maior parcela da população a quarentena, muitos sob exaustivos regimes de trabalho no formato home office.

“Meditar produz benefícios comprovados no controle dos sintomas da ansiedade e depressão”, destaca Lindamira Leite. Ela convida os leitores a mergulharem no mundo da meditação e aprimorar os conhecimentos sobre a prática. Esta semana, portanto, será dedicada à leitura sobre a prática da meditação, confira as dicas!

Aprendendo a silenciar a mente – Osho. O autor adaptou para os dias de hoje a antiga tradição tibetana, que tem por objetivo sintonizar a mente e o corpo.

A arte da meditação – Daniel Goleman. O consagrado autor ensina a tranquilizar a mente, relaxar o corpo, fortalecer o sistema imunológico e aumentar o poder de concentração através de quatro tradicionais técnicas de meditação.

A Cada Respiração: Um Guia de Meditação. A técnica de meditação descrita é proveniente de duas fontes. A primeira é o conjunto de instruções do Buddha, que se encontra no cânone pali. A segunda fonte é o método da meditação focada na respiração desenvolvida por Ajaan Lee Dhammadharo que explica muitos dos pontos que o Buddha deixou de forma condensada.

Atenção Plena: Mindfulness – Danny Penman e Mark Williams. O livro apresenta um curso de oito semanas com exercícios e meditações diárias que ajudam a libertar das pressões cotidianas, a se tornar mais compassivo e a lidar com as dificuldades de forma mais tranquila e ponderada.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte