70 anos

Sonia Braga: sete filmes para rever no aniversário da atriz

Atriz celebra 70 anos nesta segunda-feira e tem trabalhos reconhecidos no cinema e na televisão brasileira

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Atriz em cena do filme "Aquarius" lançado em 2016
Atriz em cena do filme "Aquarius" lançado em 2016 (Aquarius)

SÃO LUÍS- Uma das divas do cinema internacional, a atriz Sonia Braga completa 70 anos nesta segunda-feira, com uma carreira com grandes sucessos.

Natural do Paraná, cresceu no bairro do Belenzinho, em São Paulo até que, aos 14 anos, foi descoberta e convidada pelo diretor Vicente Sesso para trabalhar no programa infanto-juvenil Jardim Encantado. Depois disso, Sônia participou de peças de teatros na região do ABC Paulista e começou a participar de novelas como "Irmãos Coragem" e "Selva de Pedra", mas o sucesso da atriz chegou com o papel principal na telenovela "Gabriela", baseada na obra de Jorge Amado em 1975. Depois do sucesso nas novelas, a musa se tornou uma referência no cinema.

Para celebrar o aniversário da artista, O Estado fez uma lista de filmes que ela integra o elenco, para maratonar.

Dona Flor e seus dois maridos (1976)

Dirigido por Bruno Barreto, filme é inspirado na obra de Jorge Amado e, além de Sonia, traz José Wilker e Mauro Mendonça no elenco.

Sinopse: Durante o carnaval de 1943 na Bahia, Vadinho (José Wilker), um mulherengo e jogador inveterado, morre repentinamente. Sua mulher, Dona Flor (Sônia Braga), fica inconsolável, pois apesar de ter vários defeitos, ele era um excelente amante. Após algum tempo ela se casa com Teodoro Madureira (Mauro Mendonça), um farmacêutico que é exatamente o oposto do primeiro marido. Ela passa a ter uma vida estável e tranquila, mas tediosa, e de tanto "chamar" por Vadinho, um dia ele aparece nu na sua cama. Ela, então, pede ajuda a uma amiga, dizendo que quase foi seduzida pelo finado esposo. Um pai de santo se prontifica a afastar o espírito de Vadinho, mas existe um problema: no fundo, Flor quer que ele fique, pois ela tem um forte desejo que precisa ser saciado.

Eu te amo (1981)

Com direção de Arnaldo Jabor, filme tem no elenco Paulo César Pereio, Vera Fischer e Regina Casé.

Sinopse: Não bastasse ser deixado pela mulher, Paulo também enfrenta a ruína financeira. O rapaz anda pela cidade fora de si até conhecer a prostituta Mônica, que, decepcionada com o amante, se deixa seduzir. O casal vive um tórrido romance, mas revela-se perturbado por questões de amor, solidão e poder.

Gabriela (1983)

Dirigido por Bruno Barreto, o filme tem no elenco Marcello Mastroianni.

Sinopse: Bahia, 1925. Uma das maiores secas da história do Nordeste leva para Ilhéus Gabriela (Sônia Braga), uma bela retirante que com sua beleza e sensualidade conquista a todos, principalmente Nacib (Marcello Mastroianni), dono do bar mais popular da cidade, que emprega Gabriela para trabalhar em sua casa e com quem tem um caso. O relacionamento dos dois fica tão intenso que eles se casam, mas tudo parece desmoronar quando Gabriela lhe é infiel com o maior conquistador da cidade. Paralelamente, um "coronel" vai ser julgado por ter matado sua mulher com o amante. Os outros "coronéis" acham que ele tem de ser inocentado, pois houve um forte motivo para o crime, mas os tempos mudaram e determinados conceitos do passado estão sendo ents.

O Beijo da Mulher Aranha (1985)

Dirigido por Hector Babenco, tem no elenco Raul Julia e William Hurt. Classificação indicativa: 16 anos.

Sinopse: Em uma prisão na América do Sul, dois prisioneiros dividem a mesma cela. Um é homossexual e está preso por comportamento imoral e o outro é um prisioneiro político. O primeiro, para fugir da triste realidade que o cerca, inventa filmes cheios de mistério e romance, mas o outro tenta se manter o mais politizado possível em relação ao momento que vive. Mas esta convivência faz com que os dois homens se compreendam e se respeitem.

Tieta do Agreste (1996)

Com direção de Cacá Diegues e inspirado na obra de Jorge Amado.

Sinopse: Aos 17 anos de idade, Tieta viveu aventuras amorosas que escandalizaram a população de Santana do Agreste, o que motivou seu pai a expulsá-la de casa. Longe da família, Tieta enviava ajuda financeira ao pai e às irmãs, Tonha e Perpétua. Vinte e seis anos após ter sido expulsa, Tieta retorna a Santana do Agreste com sua enteada. A presença de Tieta na cidade transforma por completo a pacata cidade, ainda mais quando ela se envolve com o próprio sobrinho.

Aquarius (2016)

Dirigido por Kléber Mendonça Filho

Sinopse: O filme conta a história de Clara, uma jornalista aposentada defende seu apartamento, onde viveu a vida toda, do assédio de uma construtora. O plano é demolir o edifício Aquarius e dar lugar a um grande empreendimento.

Bacurau (2019)

Dirigido por Kléber Mendonça Filho e Juliano Dornelles

Sinopse: Os moradores de um pequeno povoado do sertão brasileiro, chamado Bacurau, descobrem que a comunidade não consta mais em qualquer mapa. Aos poucos, percebem algo estranho na região: enquanto drones passeiam pelos céus, estrangeiros chegam à cidade. Quando carros se tornam vítimas de tiros e cadáveres começam a aparecer, Teresa, Domingas, Acácio, Plínio, Lunga e outros habitantes chegam à conclusão de que estão sendo atacados. Falta identificar o inimigo e criar coletivamente um meio de defesa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.