Crítica

Bolsonaro volta a citar "responsabilidade" de governadores e prefeitos no combate à Covid-19

Presidente citou decisão do STF que tirou poderes da presidência e concedeu a demais entes federativos

Thiago Bastos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
(Bolsonaro)

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), voltou a usar as redes sociais na manhã desta segunda-feira (8) para lembrar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de que a responsabilidade pelas políticas de controle do coronavírus no país "é atribuição" dos governadores e dos prefeitos. A declaração ocorre horas após acusações de que o Ministério da Saúde estaria omitindo dados de óbitos relacionados à doença no território nacional.

Segundo o gestor, a União investiu "bilhões" para dar suporte a estes territórios para auxiliar no combate à pandemia. Bolsonaro relembrou ainda o repasse do auxílio emergencial da R$ 600 para famílias de baixa renda.

A crise entre União, Estados e Municípios foi minimizada durante reunião entre Bolsonaro e gestores locais no dia 21 de maio deste ano. No entanto, com a declaração, a União volta a atribuir cem por cento a responsabilidade aos governadores e prefeitos quanto aos atos positivos e negativos da pandemia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.