Mudança na contagem

TCU estuda assumir responsabilidade dos dados de óbitos por coronavírus

A informação é do jornal O Estado de São Paulo.; de acordo com o jornal, o assunto inclusive fora debatido recentemente pelo ministro do TCU, Bruno Dantas

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Objetivo é recolher os dados com as secretarias estaduais e, após contabilização, divulgar os dados
Objetivo é recolher os dados com as secretarias estaduais e, após contabilização, divulgar os dados (Covid-19)

O Tribunal de Contas da União (TCU), em parceria com os tribunais de contas estaduais (TCEs), estudam assumir a responsabilidade de contabilizar os dados diários de óbitos no país causados pelo coronavírus. A informação é do jornal O Estado de São Paulo.

De acordo com o jornal, o assunto inclusive fora debatido recentemente pelo ministro do TCU, Bruno Dantas, e pelo presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Fábio Nogueira. O objetivo é recolher os dados com as secretarias estaduais e, após contabilização, divulgar os dados.

A intenção explicitada é uma resposta ao Poder Executivo que, nos últimos dias, vem retardando a divulgação dos boletins epidemiológicos com o registro de mortes da Covid-19. Reportagem do Correio Braziliense revela que a ordem para atrasar a divulgação teria partido do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido).

Até o fim da tarde deste sábado, mais de 35 mil óbitos haviam sido registrados devido à doença em todo o país.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.