Eleições 2020

São Luís: PT é principal partido de disputa de pré-candidatos

Mesmo na pandemia do novo coronavírus, petistas intensificaram debate com os pré-candidatos Rubens Júnior (PCdoB), Duarte Júnior (Republicanos) e Bira do Pindaré (PSB); decisão da legenda acontecerá no próximo dia 20

Carla Lima/Editora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Estratégia eleitoral do PT de São Luís vem sendo discutida com a direção nacional da legenda desde 2019
Estratégia eleitoral do PT de São Luís vem sendo discutida com a direção nacional da legenda desde 2019 (PT)

A pandemia do novo coronavírus suspendeu a pré-campanha eleitoral da disputa pela Prefeitura de São Luís. No entanto, isto não significa que as negociações por alianças foram suspensas também. Dos poucos partidos que ainda não decidiram posição para o pleito, o PT vem sendo cortejado por, pelo menos, três pré-candidatos. O partido vai se reunir no próximo dia 20 para definir as estratégias que adotará para as eleições municipais.

Desde a segunda quinzena de março, que a pré-campanha eleitoral pela Prefeitura de São Luís foi suspensa. São 14 pré-candidatos que correm em busca dos poucos partidos que ainda estão disponíveis para coligar. PSL, PT, PDT são exemplos de legendas que estão com o canal aberto para composição.

O PSL está praticamente fechado com o Republicanos, que tem o deputado estadual Duarte Júnior como pré-candidato. Antes da pandemia chegar ao Maranhão, o presidente estadual do PSL,vereador Chico Carvalho, já havia reunido com Duarte Júnior e o vice-governador, Carlos Brandão, para negociar a aliança.

O mais provável é que o PSL indique o vice na chapa do deputado. Este cenário mudaria se o Republicanos conseguisse coligar com o PT. Duarte Júnior tem como seu “padrinho” no partido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva o deputado federal Zé Carlos, que vem conversando com os membros da legenda para conseguir fechar a aliança.

No entanto, alas petistas têm resistência a Duarte Júnior da época em que o republicano presidiu o Procon. Quando assumiu, o agora deputado assinou a exoneração de petistas. Aliado a isto, tem a aproximação do Republicanos com o PSL. A composição com o PSL tem resistência nacional.

Mas o jogo mais complicado envolvendo o PT para uma possível aliança em 2020 é com o PCdoB e o PSB. Coligar em São Luís com um ou outro partido passa pelos acordos nacionais que estão sendo fechados.

Em relação ao PCdoB, que tem Rubens Júnior como pré-candidato, o PT mantém o diálogo, mas a direção nacional faz resistência. O acordo entre os comunistas e petistas já foi fechado com a relação de apoio em São Paulo e em Porto Alegre. Na capital paulista, o PT vem com Jilmar Tatto com o apoio do PCdoB. Já em Porto Alegre, a ex-deputada Manuela D’Ávila terá o apoio do partido do ex-presidente Lula.

Além de já ter definições nacionais, o apoio do PT a Rubens Júnior seria analisado pela nacional que usará a postura do governador Flávio Dino como centro do debate. Petistas de São Luís declaram que uma aliança na capital maranhense entre os dois partidos tem forte resistência da direção nacional.

Em São Luís, caso haja composição para a Prefeitura, o PT deve ficar com o deputado Bira do Pindaré, do PSB. Esta possibilidade vem da direção nacional que tentará diminuir o desgaste na relação do PT com os socialistas causado pela disputa pela Prefeitura de Recife. Por lá, os petistas decidiram lançar candidatura própria desfazendo uma aliança de anos com o PSB.

A ideia da direção nacional é oferecer o PT para o PSB em outra capital, no caso, São Luís.

Própria

Em meio as negociações que se mantém, o PT ainda discute a candidatura própria à Prefeitura de São Luís. O nome mais cotado e que tem apoio da direção nacional é a do vereador Honorato Fernandes, que também preside o partido na capital maranhense.

Outros nomes já se colocaram à disposição. O deputado estadual Zé Inácio, numa tentativa de ganhar espaço para negociações com a direção nacional, já colocou o nome à disposição para ser candidato.

Há ainda o presidente da Agência de Mobilidade Urbana (MOB), Lawrence Melo, que em encontro do PT no início de 2020 disse que aceitaria a missão de ser o candidato do partido à Prefeitura de São Luís.

Mais

Encontro

O encontro municipal dos petistas ocorrerá no próximo dia 20. Inicialmente, pelo calendário, a reunião da direção municipal deveria acontecer dia 13 de junho. No entanto, foi transferida para dia 20 devido a questões técnicas já que ocorrerá de forma remota.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.