Estudo

Registros linguísticos da pandemia

Glossário, que está sendo elaborado sob a coordenação do professor Joaquim Gomes, reunirá palavras e expressões ligadas à este momento; lançamento está previsto para julho

Carla Melo/ Da equipe de O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Pesquisadores em reunião virtual
Pesquisadores em reunião virtual (GLOSSÁRIO PANDEMIA)

SÃO LUÍS- Com o objetivo de registrar a memória linguística e histórico-social da pandemia do novo coronavírus, o professor Joaquim Gomes coordena uma pesquisa nas áreas de linguística, linguagem, lexicologia, lexicografia e semântica que resultará em um glossário. A iniciativa vai permitir o acesso a informações específicas sobre o vocabulário da pandemia, bem como divulgar a língua como um organismo vivo da sociedade. A previsão é de que o trabalho seja publicado em julho.

O trabalho, um projeto de pesquisa do curso de Letras da Faculdade Pitágoras do Maranhão, tem a participação dos alunos pesquisadores Arnaldo Gomes, Jayslana Davilen, Nadja Marcela, Paulo Victor Garras, Rennan Fernando, Sarah Brenda. O professor Joaquim Gomes destaca que o glossário visa classificar os vocábulos por áreas e descrever o significado de cada um.

Até o momento, mais de 150 palavras já foram registradas. Os trabalhos estão sendo feitos de forma remota, por meio de videoconferência e outras ferramentas tecnológicas, necessárias em decorrência do isolamento social imposto pela Covid-19. “Identificamos um vasto número de palavras, algumas com o mesmo mesmo sentido, outras que nem sequer faziam parte do nosso dia a dia e que já começaram a circular no mundo da linguagem, da língua viva”, diz o professor.

Ele cita como exemplo de palavras e expressões que ganharam relevância e passaram a fazer parte do repertório linguístico com o advento da pandemia, como por exemplo: colapsar, achatar a curva, desconfinamento, epicentro, covid, sars, etc. “É importante que se faça este registro porque ele se torna um material de uma época, e, no futuro, quando os pesquisadores se debruçarem sobre o estudo da pandemia, vão encontrar estes repertório linguístico que tematiza também um comportamento social das pessoas. è isto que o glossário pretende trazer”, discorre o professor Joaquim.

Teoria

O professor Joaquim Gomes explica que o referencial teórico da pesquisa se insere no campo das ciências da linguagem. “O glossário se realiza no campo da lexicografia, cuja atividade é de compilação, criação de dicionários e glossários. Estes, por sua vez, são ‘acumuladores de informação’, em que cada um se realiza conforme sua natureza, o primeiro – a língua, o outro, a especialidade. Com a elaboração do glossário da pandemia, a especialidade é a pandemia do novo coronavírus. O homem é linguagem. A linguagem revela o homem em seu tempo e contexto”, diz o professor.

Sobre a metodologia da pesquisa, os alunos se debruçaram sobre a leitura de textos sobre glossários, formação de palavras, etimologia, semântica, léxico, lexicologia, lexicografia, filologia, bem como a leitura sobre a pandemia e a busca por vocabulário relativo ao novo coronavírus.

Também estão fazendo a coleta de palavras em textos impressos de revistas especializadas, noticiários impressos e audiovisual; registro das palavras e expressões; classificação do glossário; descrição das palavras em seus contextos; distribuição, em ordem alfabética das palavras e expressões.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.