Coluna

Quando será seguro viajar? Confira a situação em diversos países

Os bloqueios estão diminuindo gradativamente à medida que os países se ajustam ao "novo normal"

Sheila Dureles, personal travel

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19

Muitos têm me perguntado se já podem viajar e, se não podem, quando poderão. Acreditamos que só será possível viajar a partir do segundo semestre. Principalmente no fim do ano, quando a curva de contaminação espera-se; tenha diminuído. Mesmo assim, queremos dar algumas informações sobre o que as cidades e países estão fazendo nesta fase de reabertura. Como será o “novo normal”.
A primeira coisa que está bem clara é que o uso de máscaras, medidas de higiene mais efetivas e distanciamento social vieram para ficar. Grupos de pessoas, por um tempo, não mais serão permitidos.

Brasil
A companhia aérea Latam pede recuperação judicial nos Estados Unidos e espera fechar um acordo de socorro junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) no Brasil.
Azul Linhas Aéreas, a partir deste mês de junho, aumentará sua capacidade de voos diários em 46% e voltará, a partir de 15 de junho, a ter voos diários partindo do aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
O governo brasileiro prorrogou por mais 30 dias a proibição de entrada de estrangeiros no Brasil. A medida terá validade até o fim de junho.

Estados Unidos
O país suspendeu a entrada de pessoas vindas do Brasil em seu território. Segundo a secretária de imprensa da Casa Branca, Kayleigh McEnany, a decisão visa a proteção do país a infecção de seus cidadãos pelo coronavírus.
Todos os estados norte-americanos estão com planos e retomando suas atividades.
Em Orlando, os parques da Universal Studios reabriram a partir do dia 5 de junho e a Disney apresentou ao Condado de Orange os planos para reabertura gradual de seus parques, sendo o Magic Kingdom e o Animal Kingdom reabrem em 11 de julho e o Epcot Center e o Hollywood Studios, em 15 de julho.


EUROPA
Alemanha

Reabriu suas fronteiras com Luxemburgo e pretende até 15 de junho reabrir também com França, Suíça e Áustria. O país exige para adentrar em seu território uma quarentena de 14 dias. O governo do país estuda a permissão por seus cidadãos de viagens de férias ao exterior até o final do verão. Museus e bares reabriram com capacidade reduzida e seguindo regras estritas de higiene e proteção.

Grécia
O país começou a reabrir seus setores de hospitalidade e turismo e estudam a reabertura para turistas internacionais a partir de 15 de junho. Haverá novas regras para as praias: espreguiçadeiras com distância mínima de 1,5 metro e não serão permitidas mais de 40 pessoas por 1000 metros quadrados de espaço. Os bares de praia permanecerão fechados, só funcionando restaurantes e tabernas com mesas ao ar livre.

Itália
O país começa a aliviar as restrições de viagens internacionais. Cafés reabrem com mesas ao ar livre, museus com capacidade reduzida e, nas praias, espreguiçadeiras com distância de 5 metros entre elas. Uso de máscaras é obrigatório e sem reunião de grupos.

Portugal
Regiões de praia como Algarve por exemplo esperam reabrir até julho para turistas. Por enquanto, as fronteiras permanecem fechadas a turistas internacionais. O país lançou um selo “Safe and Clean” voltado para as empresas que atendam aos padrões de higiene estipulados pelo governo. O selo já teve adesão de mais de 3.800 empresas locais.

Espanha
O país espera abrir suas fronteiras internacionais a partir de 1º de julho. As praias serão reabertas a partir de final de junho. O país lançou uma campanha pedindo a turistas “planejem suas férias em nosso país”.

CARIBE
Bahamas

Esperam reabrir para turistas internacionais em 1° de julho. Estão dependendo somente de aprovação de diretrizes de saúde e segurança.

Santa Lúcia e Aruba
A ilha está reabrindo para recebimento de turistas. Já Aruba informou que pretende abrir suas fronteiras em uma data próxima da 15 de junho para turistas internacionais.
Deixamos aqui nossos sentimentos a todos que perderam alguém de sua família. Se puder fique em casa e se precisar sair, use máscara. Só assim poderemos vencer esta batalha e em breve voltar a viajar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.