Violência doméstica

Violência contra mulher segue crescendo no MA durante a pandemia

Em menos de 24 horas, a polícia registrou duas tentativas de feminicídio; somente em março e abril deste ano ocorreram 16 feminicídios no estado

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Os casos de violência contra a mulher continuam aumentando no Maranhão durante isolamento social
Os casos de violência contra a mulher continuam aumentando no Maranhão durante isolamento social (VIOLENCIA DOMESTICA )

SÃO LUÍS - Os casos de violência contra a mulher continuam aumentando no estado durante o período de pandemia da Covid-19, novo coronavírus. Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública revelam que somente durante os meses de março e abril deste ano ocorreram 16 feminicídios, enquanto, no decorrer deste mesmo período do ano passado, haviam sido registrados apenas seis casos no Maranhão. Em menos de 24 horas, a polícia registrou duas tentativas de feminicídio e um dos casos ocorreu na noite do último dia 3, na cidade de São José de Ribamar.

A polícia informou que um homem, não identificado, de 53 anos, sob efeito de bebida alcoólica, chegou em sua residência, no bairro Jota Câmara, e cobrou ciúmes da sua companheira, de 53 anos. Houve uma discussão entre o casal. A mulher acabou correndo para a rua ao perceber que o seu companheiro estava portando uma faca.

Após cair, ela acabou sendo alcançada pelo agressor e golpeada em diversas partes do corpo. A vítima foi socorrida pelo seu sobrinho e levada para o hospital da cidade e ainda ontem estava internada. Enquanto isso, o acusado tentou fugir da localidade, mas foi abordado pelos guardas municipais e apresentado na Delegacia de Polícia Civil de São José de Ribamar.
Ainda de acordo com a polícia, o criminoso prestou esclarecimento sobre o caso e acabou sendo autuado pelo crime de tentativa de feminicídio. Em seguida, ele foi levado para o Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

Outro caso

Um homem, nome não revelado, de acordo com a polícia, tentou matar a ex-companheira e ainda derrubou a parede da frente da residência da vítima, em Bacabeira, durante a madrugada de ontem. O caso está sendo investigado pela equipe da delegacia dessa cidade, que é coordenada pelo delegado Ednaldo Santos.

O delegado declarou que o acusado não aceita a separação e diversas vezes tentou reatar o relacionamento com a ex-companheira . Na quinta-feira, 4, ele, sob efeito de bebida alcoólica, foi até a casa da ex-mulher e realizou a ação criminosa.

O acusado agrediu a ex-esposa, como ainda afirmou que tinha o objetivo de matá-la e utilizou um veículo para derrubar a parede da casa. Em seguida, ele tomou rumo ignorado. O delegado Ednaldo Santos disse que já ouviu a vítima e outras testemunhas, assim como também pediu a prisão do suspeito ao Poder Judiciário e de medidas protetivas. “Ele afirmou que tem o objetivo de matar a ex-companheira, então, isso é considerado como algo grave”, frisou o delegado.

Violência doméstica

Duas pessoas foram presas ontem no interior do estado acusadas de violência doméstica. Uma das prisões foi na realizada na área central da cidade de Pedreiras e, de acordo com a polícia, o detido estavas ameaçando de morte a própria genitora. Ele foi apresentado na Delegacia Regional de Pedrinhas onde tomaram as devidas providências.

A outra prisão por violência doméstica aconteceu no município de Codó.
A polícia informou que o detido é acusado de ter agredido fisicamente a companheira. O criminoso foi levado para a delegacia e a delegada Maria Tecla afirmou que o detido é reincidente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.