São João

Live solidária com bênçãos para o Boi de Axixá

Grupo folclórico faz transmissão ao vivo hoje, às 19h, direto de um sítio, com a presença de um grupo reduzido de brincantes e dos padrinhos, Maurício Itapary e Kátia Bogéa, que participarão do ritual de batismo

Evandro Júnior/ Da equipe de O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Boi de Axixá faz live nesta sexta-feira
Boi de Axixá faz live nesta sexta-feira (axixá)

SÃO LUÍS- Os amantes do Boi de Axixá, sotaque de orquestra, aguardam hoje, às 19h, a live do grupo folclórico, com transmissão pelo YouTube de uma área aberta em um sítio, respeitando as determinações das autoridades sanitárias. O grupo reunirá poucos brincantes no local e a orquestra será reduzida.

Os padrinhos deste ano da manifestação folclórica são o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Maranhão (Iphan/MA), Maurício Itapary, e Kátia Bogéa, ex-presidente do Iphan, que participarão do ritual simbólico de batismo do bumba meu boi. Os convidados especiais, por sua vez, serão representantes do Boi da Maioba, sotaque de matraca.

Segundo Leila Naiva, presidente do Boi de Axixá, a live terá duração de duas horas e será a segunda da manifestação folclórica. “A primeira foi somente com toadas. A desta sexta-feira terá um cunho especial, ou seja, será um ‘ao vivo’ solidário, em benefício dos músicos do boi, que estarão parados durante o São João e precisarão de ajuda”, explicou Naiva.

O evento será dedicado a todos os amigos, fãs, mutucas (pessoas que acompanham os grupos de bumba meu boi nas noites de São João) e amantes do Boi de Axixá e da cultura popular. “Em um ano tão difícil, é importante levar um pouco de alegria para as pessoas, em suas casas. Mais ainda, pois não teremos São João no Brasil inteiro e em São Luís, certamente, a população sentirá bastante, porque nós temos uma tradição junina muito forte e rica”, disse Leila Naiva.

Toadas

O grupo, que tem 61 anos de tradição, apresentará 15 toadas durante a live, entre elas, uma nova versão de “Bela Mocidade”, de Francisco Naiva, uma das mais emblemáticas do grupo folclórico. Leila informou que haverá outros encontros virtuais posteriormente, como forma de celebrar a tradição do São João do Maranhão. Para ela, o fato de não haver a festa de 2020, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, deixa um vazio muito grande.

“É um vazio sem precedentes. Mas, ao mesmo tempo, representa uma ressignificação da importância da nossa cultura. Ano que vem, com as bênçãos de Deus e dos santos juninos, estaremos de volta aos terreiros, para a alegria dos maranhenses”, alegrou-se.

Para Kátia Bogéa, ter sido escolhida como madrinha do Boi de Axixá este ano é uma grande honra. “Quando eu era presidente do Iphan, nós trabalhamos muito na elaboração do dossiê da candidatura para que o Complexo Cultural do Bumba meu Boi do Maranhão fosse reconhecido e declarado como Patrimônio Imaterial da Humanidade. Isso aconteceu em 11 de dezembro do ano passado. Este ano, o Iphan deveria entregar o título com a UNESCO. No entanto, infelizmente, por conta da pandemia, não vamos ter São João. No entanto, os grupos estão, por meio das lives, levando alegria para os maranhenses”.

Segundo Maurício Itapary, o convite para ser padrinho é uma enorme satisfação. “Afinal, é o boi sotaque de orquestra mais antigo do Maranhão e, mesmo com essa questão da pandemia, acho que devemos manter as nossas tradições. Por isso, vamos fazer esse batismo, por meio da live solidária. Além disso, será, também, o primeiro batismo depois que o Complexo Cultural do Bumba Meu Boi tornou-se Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Ou seja, é uma alegria em dose dupla. Tenho a certeza de que será uma comemoração marcante. Viva a cultura do Maranhão e do Brasil”, finalizou.

Serviço

O quê

Live do Boi de Axixá

Quando

Hoje, às 19h

Onde

Página do grupo no YouTube

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.