Eleições 2020

Flávio Dino exonera secretários e oficializa Eduardo Nicolau na PGJ

Entre as exonerações, está a do deputado Rubens Júnior, que cumpre prazo de desincompatibilização para disputar a Prefeitura de São Luís pelo PCdoB

Thiago Bastos/ Da Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Flávio Dino exonerou Rubens Júnior da Secretaria de Cidades; ele vai disputar a Prefeitura de São Luís
Flávio Dino exonerou Rubens Júnior da Secretaria de Cidades; ele vai disputar a Prefeitura de São Luís (Rubens Júnior)

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), oficializou ontem a saída de secretários de governo e confirmou a nomeação de Eduardo Jorge Hiluy Nicolau para o cargo de procurador-geral de Justiça no biênio 2020-2022. As mudanças na configuração administrativa do Executivo visam contemplar aliados e manter o jogo de posições para as próximas eleições municipais.

Eduardo Nicolau não foi o mais votado na lista tríplice encaminhada ao governador Flávio Dino. Esta é a segunda vez que Dino não opta pelo candidato com mais votos.

O chefe do Executivo confirmou, por exemplo, a saída da deputada estadual Ana do Gás, do cargo de secretária de Estado da Mulher. Ela retornou às atividades parlamentares na terça-feira, 2, participando da sessão remota da Assembleia Legislativa. Ela informou, na ocasião, que entrará com licença do mandato por “questões pessoais”.

Outra gestora que deixou a função foi Fabiana Vilar Rodrigues. Ela ocupava há mais de um ano o cargo de secretária de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca, por indicação do deputado federal Josimar Maranhãozinho (PL). Até o fechamento desta edição, o governo estadual não confirmou quem substituirá a gestora.

O então secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais, Rafael Carvalho Ribeiro, também foi exonerado. Ele, que é irmão do deputado federal André Fufuca (Progressistas), ocupou função na superintendência de Patrimônio da União antes de assumir a função na pasta estadual.

Para o seu lugar, o governador nomeou Diego Fernandes Rolim, que estava na pasta e que ocupava cargo na assessoria jurídica da secretaria de Meio Ambiente do Estado. Tanto Fabiana Rodrigues quanto Rafael Carvalho Ribeiro foram incorporados à administração estadual durante minirreforma promovida por Flávio Dino em fevereiro do ano passado.

Outras exonerações

O governador Flávio Dino (PCdoB) confirmou ainda na edição do Diário Oficial do Estado do dia 1º deste mês a saída do deputado federal Rubens Pereira Júnior (PCdoB) do cargo de secretário das Cidades e Desenvolvimento Urbano.

Ele inicialmente deveria retornar ao cargo no parlamento federal, no entanto, de acordo com interlocutores, já existe um acordo para que o ex-gestor estadual se licencie das funções de parlamentar para se dedicar à pré-candidatura à Prefeitura de São Luís.

Também foi exonerado Raimundo de Oliveira Filho do cargo de presidente do Instituto de Colonização e Terras do Estado do Maranhão. Por enquanto, ainda não foi anunciado substituto. A exoneração de Raimundo Filho é válida desde o dia 1º deste mês.

Discrição

As mudanças nas secretarias foram feitas de forma discreta pelo governador Flávio Dino. Sobre a saída de Rubens Júnior, no dia 1º deste mês, antes do ato de exoneração, a direção do PCdoB no Maranhão já confirmava a saída do deputado federal das funções no governo.

Dirigentes da sigla apostam no crescimento, a partir de agora, da pré-candidatura de Rubens Júnior. A expectativa fica, nos próximos meses, sobre de que maneira Flávio Dino irá construir as alianças, já que outros pré-candidatos ligados ao governador também requererão apoio visando as eleições.

Eleição é motivo para

mudanças em secretariado

As recentes exonerações de gestores do Governo do Maranhão representam mais mudanças para angariar interesses políticos do que substituições de cunho administrativo. Os casos mais latentes são de Ana do Gás e Rubens Júnior.

Enquanto a primeira provavelmente participará direta ou indiretamente do pleito em Santo Antônio dos Lopes, Rubens Júnior fala abertamente como pré-candidato a prefeito na capital. O desafio do comunista é ganhar respaldo através de pesquisas para conseguir o máximo de apoio governamental.

O ex-secretário Rafael Carvalho Ribeiro também deve ser mais um a enveredar por projetos de cunho político. Ele deve ser candidato a prefeito no interior maranhense.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.