Aeroporto

Autorizada licitação para o aeroporto da cidade de Barreirinhas

Serão R$ 7 milhões do Governo Federal que vão possibilitar o início de operação comercial

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Pista do Aeroporto de Barreirinhas, que terá investimento
Pista do Aeroporto de Barreirinhas, que terá investimento (Aeroporto)

BRASÍLIA - A Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura autorizou a licitação da primeira etapa de obras em mais um aeroporto regional no Nordeste. Serão ao todo R$ 7 milhões em investimentos do Governo Federal, com recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC), que vão possibilitar a conclusão das obras do Aeroporto Regional de Barreirinhas/MA.

Parceria do Ministério da Infraestrutura com a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Energia do Estado do Maranhão prevê elaboração de projetos, cerca operacional e patrimonial, ajuste de faixas de pista e áreas de segurança, mobiliário e equipamentos, além de serviços complementares.

Licitação

O edital de licitação deverá ser publicado pelo Estado do Maranhão nas próximas semanas para as obras de cerca operacional e patrimonial, que somam mais de 5 mil metros, além da construção de uma guarita. Os demais projetos ainda serão protocolados pelo governo estadual junto ao ministério.

“A conclusão das obras do Aeroporto Regional de Barreirinhas será um marco importante para o Estado do Maranhão e para o turismo brasileiro. O município abriga o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, integra a conhecida Rota das Emoções, e certamente se tornará um destino ainda mais visitado e conhecido nacional e internacionalmente”, disse o diretor de investimentos da SAC/MInfra, Eduardo Bernardi.

Cartão postal

Distante 250 quilômetros da capital maranhense, o município de Barreirinhas é um cartão postal para o Maranhão e o mundo. Conhecida internacionalmente pelos encantos das belezas naturais dos Lençóis Maranhenses, mata, vegetação e o famoso passeio pelo Rio Preguiças, a cidade terá mais um ponto para a chegada dos turistas no estado.

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, localizado no litoral oriental do estado do Maranhão, é o principal destino indutor do turismo no estado. Está inserido no Cerrado, mas apresenta forte influência da Caatinga e da Amazônia, sendo encontradas espécies comuns destes três biomas.

Em seus 155 mil hectares, abriga ecossistemas diversos e frágeis, como a restinga, o manguezal, e um campo de dunas que ocupa 2/3 da área total da unidade, sendo o principal atrativo do Parque Nacional devido as lagoas interdunares que se formam no período chuvoso da região.O parque está inserido em três municípios maranhenses, que dispõem de estrutura para recepção e condução de visitantes, Barreirinhas, Santo Amaro e Primeira Cruz.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.