COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
A FONOAUDIÓLOGA Camila Viana, que tem enfatizado a importância do uso do laser no tratamento de pacientes do Instituto de Câncer Cabeça e Pescoço, no Edifício Business Center, no Renascença II. É que o laser de baixa potência é um recurso terapêutico não invasivo, sem efeitos colaterais, que surgiu para auxiliar no processo de reabilitação, potencializando os efeitos da terapia convencional. Este recurso é utilizado por profissionais da área da saúde, como fonoaudiólogos, dentistas e fisioterapeutas, entre outros
A FONOAUDIÓLOGA Camila Viana, que tem enfatizado a importância do uso do laser no tratamento de pacientes do Instituto de Câncer Cabeça e Pescoço, no Edifício Business Center, no Renascença II. É que o laser de baixa potência é um recurso terapêutico não invasivo, sem efeitos colaterais, que surgiu para auxiliar no processo de reabilitação, potencializando os efeitos da terapia convencional. Este recurso é utilizado por profissionais da área da saúde, como fonoaudiólogos, dentistas e fisioterapeutas, entre outros

Na medida do possível
O desembargador Ricardo Duailibe vem tentando o quanto pode seguir com a produtividade de seu gabinete. Ele continua a receber eventuais memoriais escritos no e-mail gabduailibe@tjma.jus.br. E os atendimentos a advogados, membros do Ministério Público e defensores públicos continuam sendo realizados em horário de expediente forense, por meio de telefone ou videoconferência, previamente agendados pelo e-mail institucional mencionado ou pelo contato (98)3198-4528.
Ricardo Duailibe segue protocolo estabelecido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, seguindo orientações do Conselho Nacional de Justiça, Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde.

Bloco da Solidão
O cantor Altemar Dutra Júnior inaugurou o mês junho fazendo uma live em homenagem ao compositor Evaldo Gouveia, que faleceu na semana passada.
Grande amigo deste Repórter PH, Evaldo fez muitas apresentações no Maranhão – a última delas na inauguração de um hotel de Luiz Carlos Cantanhede Fernandes, na
cidade de Balsas, com a presença do meu saudoso amigo Luiz Rocha. A propósito: não me sai da cabeça a música do Evaldo, “Bloco da Solidão”, que Maysa também gravou e que, vez por outra, me flagro cantarolando.

Bloco da Solidão 2
Eis a letra: “Angústia, solidão um triste adeus em cada mão. Lá vai meu bloco vai só desse jeito é que ele sai. Na frente sigo eu levo o estandarte de um amor. O amor que se perdeu no Carnaval, lá vai meu bloco, vai. E lá vou eu também mais uma vez sem ter ninguém. No sábado e domingo, segunda e terça-feira.
E quarta-feira vem o ano inteiro é todo assim… Por isso quando eu passar: batam palmas pra mim. Aplaude quem sorrir, trazendo lágrimas no olhar, merece uma
homenagem quem tem forças pra cantar. Tão grande é a minha dor, pede passagem quando sai. Comigo só, lá vai meu bloco, vai…”

Redução de mensalidades
Corre notícias de que a Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino questiona, no Supremo Tribunal Federal, a validade da Lei estadual 11.259/2020, do Maranhão, que reduz as mensalidades na rede privada de ensino durante a pandemia do novo coronavírus.
A questão é objeto da Ação Direta de Inconstitucionalidade 6435, distribuída ao ministro Alexandre de Moraes.
A confederação sustenta que a União tem competência privativa para legislar sobre matéria de direito civil, especificamente direito contratual.

Redução... 2
Há ainda violação à livre iniciativa, diante dos impactos negativos da regulação de preços no setor privado, como o potencial aumento de desemprego dos profissionais de
educação.
Além disso, também há a argumentação de que a suspensão das atividades presenciais não implica a interrupção da prestação dos serviços educacionais oferecidos.

Vampiros de Areia
O jornalista maranhense Mhário Lincoln, radicado em Curitiba, acaba de lançar “Vampiros de Areia”, uma revista em quadrinhos por enquanto disponível apenas em e-book, por meio do link linkhttps://www.palavraeverso.com/shop.
O trabalho dele é dedicado ao gênero Literatura Fantástica e se trata de um conto, a ser publicado também em livro/coletânea, intitulado “Escrito com Sangue”, sob a coordenação do editor Vanessa Musial e do ilustrador G.C. Bellföx.

TRIVIAL VARIADO
Em ato assinado pelo governador Flávio Dino, Eduardo Jorge Hiluy Nicolau foi nomeado ontem para o cargo de procurador-geral de justiça do Ministério Público do Maranhão, para o biênio 2020/2022.

Atual corregedor-geral do MPMA pela terceira vez, Eduardo Nicolau já escolheu a data de sua posse no comando geral do Ministério Público neste estado: 15 de junho.

Último levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde apontou 34.639 infectados pelo novo coronavírus. São 955 óbitos e 8.965 estão curados. A doença
atinge 213 dos municípios, chegando a 98% de todas as cidades.

Ainda de acordo com o boletim epidemiológico, Nova Iorque, São Félix de Balsas, Loreto e São Francisco do Maranhão são os municípios sem registros da doença.

Quem mudou de idade ontem foi a ex-governadora Roseana Sarney.
Passou o dia todo com o celular na mão atendendo a amigos de toda parte que queriam cumprimenta-la pela data. Foi despertada pelos pais Dona Marly (87 anos) e José Sarney (90 anos).

O Museu do Louvre, em Paris, vai reabrir no dia 6 de julho, pois os marcos históricos e culturais da França estão emergindo gradualmente do isolamento do coronavírus.

No assunto: em um comunicado, o museu mais visitado da França disse que um sistema de agendamentos e uma nova sinalização oferecerão aos visitantes o máximo de segurança possível dentro da instalação. As pessoas serão orientadas a usar máscaras e a manter o distanciamento social.

O secretário de Turismo de Caxias, Fernando Santos, chegou a planejar uma festa com alguns amigos, hoje, para comemorar seu aniversário. A celebração da data
vai ficar para o próximo ano.

No próximo dia 6 de junho, a cantora Thais Moreno fará a “Live to Help”, uma proposta solidária com transmissão ao vivo pelo Youtube, às 16h, direto do Valparaíso
Acquapark, em Paço do Lumiar.

Em tempo: o evento marcará o lançamento de uma campanha de arrecadação de doações para famílias de São Luís afetadas pela pandemia do novo coronavírus.

Os últimos dias de maio deixaram um saldo amargo de despedidas sem acenos, abraços e apertos de mão. A começar por um dos maiores compositores da música romântica brasileira, Evaldo Gouveia.

No Maranhão, o Covid-19 levou, entre muitos, na Capital e no interior do estado, o ex-prefeito de Bacabal, Jurandir Ferro Lago, e o ex-prefeito de Itapecuru Mirim,
Nonato Cassas. Suas famílias estão enlutadas.

DE RELANCE
Junho sem fogueira

Junho chegou, mas com ele a tristeza no olhar de quem tem uma única certeza: não haverá festas juninas. O Nordeste inteiro lamenta, profundamente, essa conclusão inexorável, que decorre da insegurança que nós, brasileiros, ainda vivemos, por conta do aumento de casos do novo coronavírus. No Maranhão, os grupos folclóricos, acostumados a protagonizar grandes espetáculos nos arraiais espalhados pelos municípios, estão cabisbaixos, tentando imaginar como se comportarão em uma época marcada pela alegria contagiante das fogueiras acesas, dos fogos, das bandeirinhas coloridas, das comidas típicas irresistíveis e das danças regionais graciosas, que reúnem milhares em sua volta, durante as apresentações nos terreiros.

Junho sem fogueira 2
Alguns grupos folclóricos famosos e engajados planejam “lives” e outros já as realizaram e darão continuidade às apresentações “ao vivo”bbb , mas, claro, apenas discretas palinhas, como é o caso do Boi Barrica, do Boi de Morros e do Boi de Maracanã. É, obviamente, uma maneira encontrada para compensar o vazio que deixará a
ausência dos arraiais juninos em 2020. Adentramos, sem dúvida alguma, em um junho atípico, macambúzio, sem brilho, calado e recolhido. São João, São Pedro, Santo
Antônio e São Marçal, os santos mais festejados da temporada, certamente lacrimejam do altar do firmamento e suas lágrimas sobre todos recaem, deixando um rastro de lamentações e esperança de que, em 2021, a chama das fogueiras possa ser reacendida com louvor.

Victor Hugo em minissérie
A partir de hoje, às 22h, o Film & Arts estreia a minissérie “Victor Hugo", que mostra a história por trás de sua famosa obra clássica “Les Misérables” em um contexto complexo da França de Napoleão Bonaparte. No ano de 1848, Paris está sob cerco e Victor Hugo fica entre sua família, suas amantes e o tumulto político. Embora
Hugo seja um monarquista, ele apoia a República e Napoleão Bonaparte, que em breve se tornará um presidente convencido de que iniciará reformas sociais.
Mas quando o novo governo é formado e Hugo não é nomeado para um cargo, ele se dá conta de que foi usado.

Victor Hugo em minissérie 2
Furioso com a decepção, ele e seus filhos lançam um jornal para dar voz às pessoas. As coisas não são menos caóticas em casa, pois ele está fazendo malabarismos com sua vida amorosa entre duas amantes e sua sofrida esposa e mãe de seus filhos. Quando Napoleão toma o poder e seus filhos são presos por insurreição, Hugo insiste que sua esposa e filha deixem Paris, onde ele permanece se dedicando de todo o coração para a resistência.
Denunciando abertamente a repressão, ele é declarado inimigo do Estado e deve enfrentar a desgraça e o exílio.

Diárias e passagens aéreas
A queda brusca dos gastos com diárias e passagens aéreas durante a pandemia deverá levar o governo a repensar as viagens a trabalho. A necessidade de distanciamento social mostrou que muitas coisas que antes exigiram deslocamentos podem ser resolvidas por videoconferência, com economia de tempo e dinheiro. As
áreas de saúde e segurança foram as únicas que tiveram aumento nas despesas de pessoal e encargos sociais nos primeiros quatro meses de 2020. Na educação, o gasto caiu, pela redução nas contratações de professores temporários.

Live com Natalino
Na última sexta-feira, o reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado, participou de uma live no Instagram com o cardiologista Joel Nunes Júnior,
durante a qual foi abordado o assunto “Papel do Hospital Universitário e da UFMA no enfrentamento à pandemia da Covid-19”. O reitor, entre outras coisas, frisou a
competência da equipe do Hospital Universitário, uma vez que houve a observação e o planejamento de ações de enfrentamento à pandemia.

Live com Natalino 2
Já o cardiologista, que também é coordenador da Residência de Clínica Médica do HU, complementou que os treinamentos e a qualidade dos equipamentos
adquiridos fazem muita diferença nos cuidados com os pacientes, além de destacar a competência do corpo clínico, que desenvolveu rígidos protocolos de cuidados
aos pacientes com a Covid-19.

Para escrever na pedra:
“A amizade de um único ser humano inteligente é melhor do que a amizade de todos os insensatos”.
De Demócrito.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.