Vai voltar?

FMF planeja retorno do Maranhense, mas vai esperar "OK" do governo

Entidade irá ser reunir com clubes, e vai esperar aval das autoridades para retomar os treinos: "tudo depende de aprovação", diz dirigente

Eduardo Lindoso/ O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Vice-presidente de competições da FMF, Hans Nina, e o presidente da entidade, Antônio Américo
Vice-presidente de competições da FMF, Hans Nina, e o presidente da entidade, Antônio Américo (HANS NINA FMF )

SÃO LUÍS - A Federação Maranhense de Futebol (FMF) informou, por meio de nota, que traçou um plano para um possível retorno do futebol no Maranhão. Segundo o comunicado, a entidade vai seguir a portaria divulgada pelo governo do estado, que libera atividades esportivas a partir do dia 22 deste mês. A federação convocou os clubes para uma reunião virtual, que ocorrerá no dia 12. Mesmo com essas medidas, segundo o governador Flávio Dino, o retorno do futebol e de outras atividades físicas vai depender do crescimento ou não dos casos de coronavírus no Maranhão.

Segundo a FMF, os registros de atletas estão marcados para acontecer no próximo dia 15, o reinício dos treinos no dia 22, e a volta do Campeonato Maranhense, posteriormente, no dia 1º de agosto. Mas, segundo a própria FMF, tudo ainda depende das determinações médicas e governamentais.

“A própria portaria define que tudo depende dos índices epidemiológicos daqui até lá. Então, havendo essa liberação, para academias e atividades esportivas, pensamos nós que o futebol poderá ser incluído, já que os treinamentos são ao ar livre. Mas tudo ainda depende de aprovação”, explicou o vice-presidente de competições da FMF, Hans Nina, que ressaltou que a FMF solicitou um representante do governo na reunião do dia 12.

Ainda este ano

Em entrevista recente à Rádio Mirante AM, o presidente da Federação Maranhense de Futebol, Antônio Américo, informou que o Campeonato Maranhense-2020 vai ser concluído ainda nesta temporada.

“O campeonato será retomado de onde parou, com a manutenção do regulamento e nem que seja preciso a gente ir até dezembro, a gente vai concluir a competição”, disse o presidente da FMF.

O Campeonato Maranhense deste ano foi paralisado faltando duas rodadas para o fim da primeira fase.

Nota da FMF na íntegra

A Diretoria da Federação Maranhense de Futebol

Considerando a Portaria nº 34, de 28/05/2020, editada pelo Secretário-Chefe da Casa Civil do Governo do Estado do Maranhão, a qual prevê, dentre outras coisas, protocolos específicos de medidas sanitárias segmentadas;

Considerando que a referida Portaria estabelece em seu Anexo XV, a possibilidade de retorno de atividades de academias de ginástica e esportes, a partir de 22/06/2020, de acordo com os índices epidemiológicos;

RESOLVE

CONVOCAR os presidentes dos clubes integrantes da Série A do Campeonato Maranhense de Futebol, a participarem de reunião técnica, no próximo dia 12 de junho de 2020, às 10 horas, a fim de serem tratadas questões relativas à retomada da competição.

A reunião será realizada de forma virtual e online, em plataforma e link que serão disponibilizados oportunamente.

Conforme publicado anteriormente, a FMF elaborou Plano de Ação de Retomada da Competição, com todas as medidas sanitárias preventivas previstas, que será readequado às datas a serem estabelecidas:

Reunião Técnica: 12/06

Reabertura de inscrições e registros: 15/05

Reinício dos treinos: 22/06

Reinício dos jogos: 01/08

Abertura ou não dos portões do estádios: obedecendo aquilo que for determinado pela autoridades.

As demais competições profissionais serão realinhadas no calendário, tão logo seja definida a conclusão da Série A.

Outrossim, com relação às competições das categorias de base, a ser mantido o calendário previsto pelo Governo do Estado, o reinício de treinamentos poderá ocorrer a partir de 22/06, com a retomada dos jogos para 18/07/2020.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.