Retorno

Fluxo de pessoas é intenso com maior flexibilização de medidas em São Luís

Com nova portaria do governo, clínicas dentárias, salões de beleza, hotéis, autoescolas, pousadas, imobiliárias e mais pontos comerciais reabriram as portas, desde ontem, após mais de 60 dias fechados

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19

[e-s001]São Luís - O fluxo de pessoas, ontem, na cidade foi intenso com a reabertura de mais setores da economia, que estavam de portas fechadas há mais de 60 dias, em uma tentativa de evitar a proliferação do novo coronavírus. Conforme nova portaria do Governo Estadual, clínicas médicas, dentistas, hotéis, pousadas, autoescolas, salões de beleza, lojas de tecidos, de materiais de construção, imobiliárias, comércio de imóveis e a construção civil retornaram as atividades nesta segunda-feira, 1º, porém, seguindo rígidas regras sanitárias.

A construção civil foi uma das atividades que voltou de forma intensa. As pessoas, que passaram durante o período da manhã de segunda-feira, 1º, na Ponta d’Areia, podiam observar vários operários trabalhando em prédios em construção. Também havia profissionais trabalhando em condomínios residenciais e comerciais, localizados em outros bairros da Grande Ilha.

As clínicas dentárias, ontem, tiveram uma boa procura. Mateus Licar, que trabalha como recepcionista de uma clínica, no São Francisco, disse que durante o mês de maio o atendimento estava sendo feito de forma agendada e no máximo cinco pacientes por dia. Ontem, vários pacientes procuraram por atendimento, mas, a direção da clínica teve a preocupação de manter as regras sanitárias. “Estamos usando máscaras, oferecendo o álcool em gel e sendo bem rígidos no momento de manter o distanciamento”, frisou o recepcionista.

O técnico em informática, Antônio Diniz, de 34 anos, disse que ficou sabendo, por meio da mídia, que as clínicas voltariam a funcionar e foi logo no dia da reabertura por precisar de um tratamento dentário. “Estou há mais de um mês precisando fazer esse tratamento, então, não podia mais esperar tempo”, declarou.

Larissa Vieira, que é gerente de um salão de beleza, no Calhau, contou que o estabelecimento comercial ficou parado por várias semanas, com grande prejuízo. Ontem, as portas estavam sendo abertas novamente e as funcionárias tinham sido treinadas para trabalhar com segurança, durante o período de pandemia.

Ela ainda informou que as funcionárias receberam máscaras e outros equipamentos de segurança, e seriam disponibilizados álcool em gel para os clientes. “Estamos abrindo as portas, mas, seguiremos as regras sanitárias”, frisou a gerente.

Os funcionários de uma autoescola, no São Francisco, aproveitaram o período da manhã de ontem para fazer uma limpeza geral no prédio e nos veículos. A direção desse ponto comercial informou que na terça-feira, 2, voltaria a funcionar com o atendimento aos clientes, mas, as aulas práticas somente a partir do próximo dia 10.

[e-s001]Fluxo intenso
Com mais comércios abertos, houve registros de engarrafamento nas principais avenidas da Ilha. Um desses transtornos aconteceu na Avenida Jerônimo de Albuquerque, no Angelim. Houve congestionamento, também, em trechos das Avenidas Guajajaras, São Luís Rei de França e na Africanos.

Também era possível observar as paradas de coletivos em diversos bairros da capital, lotadas. O funcionário público Francisco Dias, de 56 anos, disse que precisava ir ao Centro para uma consulta e estava esperando pelo coletivo. “As clínicas voltaram a funcionar, então, irei logo aproveitar esse momento”, contou.

Ana Silva, de 34 anos, ressaltou que estava esperando o ônibus para ir a uma loja do Centro, para trocar uma peça de aparelho eletrônico. “Comprei um produto eletrônico, mas, deu defeito. Como as lojas voltaram a funcionar, estou indo resolver essa pendência”, explicou.

Também houve o registro de grande movimento na cidade no dia da reabertura do pequeno comércio, ocorrido no último dia 25. A Rua Grande, no Centro, amanheceu lotada e alguns pontos comerciais havia até mesmo fila na porta. As ruas transversais ficaram cheias e foram encontradas aglomerações em agências bancárias, principalmente da Caixa Econômica Federal, e nas paradas dos coletivos. Muitas pessoas estavam circulando sem usar máscara.

Controle de segurança
O Governo do Maranhão informou, por meio de nota, que, de forma democrática, foi construído um pacto e protocolos de segurança sanitária para a retomada gradual do comércio. Através da Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (Seinc) o governo ouviu os segmentos da economia preparando o retorno gradual. A partir dessa ouvidoria foi estabelecida a responsabilidade conjunta para que os estabelecimentos não sejam um foco de contaminação.

A orientação é para sejam cumpridos os protocolos determinados nos decretos vigentes e que foram exaustivamente debatidos, garantindo assim a segurança do trabalhador, do cliente e de quem transita pelo seu estabelecimento.

A depender da evolução da pandemia dessa doença, a partir do dia 15 de junho podem voltar a funcionar demais lojas como sapatarias, de roupas como ainda pontos comerciais em shopping centers, com exceção de praças de alimentação, cinemas, áreas infantis, restaurantes e a realização de eventos. Somente no dia 20 que pode haver o funcionamento de academias, enquanto bares, restaurantes e praças de alimentação em shoppings a partir do dia 29.

Regras sanitárias
As medidas sanitárias gerais a partir de 1º de junho incluem aquelas que já são obrigatórias no Estado: uso de máscaras em locais públicos e privados de uso coletivo; proibição de aglomeração; oferecimento de água e sabão ou álcool em gel aos clientes e funcionários; e distanciamento social de dois metros entre trabalhadores e entre usuários/clientes.

Para fazer valer a proibição de aglomerações, continuam vetados eventos como shows, congressos, reuniões, plenárias, passeatas, desfiles, torneios, jogos, apresentações teatrais, sessões de cinema, festas em casas noturnas e similares.

Como ainda é preciso manter os ambientes arejados e intensificar a limpeza das superfícies. Deverão ser afixados cartazes dizendo que a empresa segue os protocolos obrigatórios. A portaria traz os modelos dos cartazes, que também podem ser vistos e baixados em seinc.ma.gov.br ou corona.ma.gov.br.

SAIBA MAIS

O descumprimento das normas sanitárias gerais pode gerar sanções administrativas e encaminhamento ao Ministério Público para que sejam feitas as devidas responsabilizações penais, civis e trabalhistas. Qualquer cidadão pode fazer denúncias, de preferência

com fotos ou vídeos, pelo WhatsApp da Vigilância Sanitária: (98) 99162-8274, (98) 98356-0374 e (98) 99970-0608.

Atividades permitidas a partir de 1º de junho

– Atividades agrossilvipastoris e agroindustriais;

– Hipermercados, supermercados, mercados, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, padarias, quitandas, centros de abastecimento de alimentos e mercados públicos, lojas de conveniência, de água mineral e de alimentos para animais;

– Bancos, casas lotéricas e atividades de seguros;

– Construção civil e lojas para o fornecimento exclusivo de materiais de construção;

– Indústrias

– Serviços de manutenção de energia elétrica, tratamento de água e esgotamento sanitário;

– Serviços da atenção básica de saúde, urgências e emergências;

– Clínicas médicas, odontológicas e de exames da rede privada;

– Serviços de telecomunicação;

– Comunicação e imprensa;

– Serviços de transporte;

– Serviço de correios;

– Serviços de contabilidade e advocacia;

– Farmácias e drogarias;

–Fabricação, montagem e distribuição de materiais clínicos e hospitalares;

– Produção, distribuição e comercialização de combustíveis e derivados;

– Distribuidoras de gás;

– Oficinas mecânicas, borracharias e lojas de vendas de peças;

– Restaurantes em pontos ou postos de paradas nas rodovias;

– Serviços relacionados à tecnologia da informação e de processamento de dados, tais como gestão, desenvolvimento, suporte e manutenção de hardware, software, hospedagem e conectividade;

– Serviços funerários e relacionados;

– Serviços educacionais por meio remoto;

– Bares e restaurantes para serviços de venda remota, podendo o produto ser retirado no estabelecimento, mas vedado o consumo no local;

– Serviços de desinsetização;

– Serviços laboratoriais das áreas da saúde;

– Serviços de engenharia;

– Comércio de móveis e variedades para o lar (exceto situados em shoppings e galerias fechadas), livros, papelaria, discos, revistas e floricultura;

– Serviços de fisioterapia, com atendimentos individualizados e com hora marcada;

– Serviços de informática e venda de celulares e eletrônicos;

– Serviços de Administração de imóveis e locações;

– Comércio de óculos em geral;

– Serviços administrativos e de escritório;

– Serviços de formação de condutores;

– Demais serviços prestados por profissionais liberais;

– Hotéis e similares;

– Salões de beleza, cabeleireiro e barbearia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.