MP

Eduardo Nicolau é escolhido novo procurador-geral de Justiça

Pela segunda vez consecutiva, o governador Flávio Dino (PCdoB) escolhe alguém que não teve mais votos na lista tríplice; posse deve ocorrer no dia 17 deste mês

Thiago Bastos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
(Eduardo Nicolau)

O procurador de Justiça Eduardo Jorge Hiluy Nicolau foi escolhido pelo governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) para ser o novo procurador-geral de Justiça do Estado no próximo biênio (2020-2022). Ele substituirá a Luiz Gonzaga Coelho, que ocupou o posto por dois mandatos.

A posse do novo chefe do Ministério Público do Maranhão (MPMA) deve ocorrer no dia 17 deste mês, possivelmente em sessão remota.

Atual corregedor-geral do MP, cargo que ocupava desde o ano passado, Eduardo Nicolau não foi o mais votado na lista tríplice encaminhada ao Executivo. Ele foi superado pelo promotor de Justiça e também candidato ao posto, Márcio Thadeu Silva Marques.

Na ocasião, Márcio Thadeu obteve 195 votos contra 165 de Eduardo Nicolau. Também concorria ao posto o promotor de Justiça, Tarcísio José Sousa Bonfim, com 129 votos na tríplice.

A eleição no MP ocorreu no dia 15 do mês passado de forma eletrônica. Após a formação da lista, o resultado fora encaminhado pela Comissão Eleitoral do MP ao governador do Maranhão. A partir de sua escolha, é nomeado o futuro procurador.

Esta é a segunda vez que Flávio Dino não opta pelo mais votado. Em 2016, quando escolheu Luiz Gonzaga Martins Coelho para o posto, o mesmo não havia sido o líder no número de indicações no pleito.

À época, Luiz Gonzaga foi superado pelo promotor de Justiça, José Augusto Cutrim Gomes, com 212 votos. Também concorreu na ocasião o promotor de Justiça, Justino da Silva Guimarães.

Perfil

Com 40 anos de atuação no Ministério Público do Maranhão, Eduardo Nicolau ingressou no órgão em 1980. Inicialmente, foi titular da Comarca de Cândido Mendes.

De acordo com informações do MP, antes de chegar à capital maranhense, passou pelas cidades de Pinheiro, Viana, Imperatriz, Codó e Presidente Dutra. Em 1992, foi promovido a procurador de justiça. Ao longo da carreira, foi chefe do Cerimonial, corregedor-geral da instituição e subprocurador-geral para Assuntos Jurídicos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.