Pagamento

Caixa dá prosseguimento hoje ao pagamento do auxílio emergencial

Banco libera o dinheiro para os nascidos no mês de fevereiro e o pagamento prossegue até 13 de junho, seguindo o mês de aniversário dos beneficiários

Evandro Júnior/Da equipe de O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Beneficiário poderão receber hoje segunda parcela do auxílio emergencial
Beneficiário poderão receber hoje segunda parcela do auxílio emergencial (caixa)

São Luís - Beneficiários do Auxílio Emergencial nascidos em fevereiro e que fizeram o cadastro por meio do site www.auxilio.caixa.gov ou pelo aplicativo Caixa | Auxílio Emergencial já podem sacar ou transferir o dinheiro referente à segunda parcela. A ordem de saques segue o mês de aniversário dos beneficiários e vai até o dia 13 de junho. O processo começou no sábado, com a liberação para os nascidos em janeiro e continua amanhã, para os nascidos em março, e quarta, para os nascidos em abril.

Na quinta-feira começam a receber os nascidos em maio e na sexta-feira, os nascidos em junho. No próximo sábado (6), será a vez dos nascidos em julho e na segunda-feira, quem faz aniversário em agosto. Na terça-feira, começam a receber o benefício os nascidos em setembro e na quarta, quem faz aniversário em outubro. No dia 12 de junho (sexta-feira), começam a receber os nascidos em novembro e no sábado (13), os nascidos em dezembro.

No sábado, a Caixa abriu mais de 2.200 agências para atender ao público que optou pelo pagamento em dinheiro. Foram distribuídas senhas por ordem de chegada. Para quem indicou contas de outros bancos ou tem poupança na Caixa, os recursos serão transferidos automaticamente da poupança social. Esses beneficiários podem procurar as instituições financeiras com quem tem relacionamento, caso queiram sacar. Mais de 50 bancos participam da operação de pagamento do auxílio.

Bolsa Família - No dia 18 de maio, começam a receber a segunda parcela os beneficiários do programa Bolsa Família, conforme o número do NIS. Os cadastrados no aplicativo ou no site tiveram o recurso antecipado para uso digital no Caixa Tem.

A Caixa orienta que não é preciso madrugar nas filas, pois todos que chegarem às agências no horário de funcionamento (8h às 12h) serão atendidas. Os beneficiários recebem as senhas e, mesmo com as unidades fechando ao meio-dia, o atendimento continua até o último cliente. o banco fechou parceria com 1.200 prefeituras em todo o Brasil para reforçar a organização das filas e manter o distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas.

Os beneficiários não precisam sacar o auxílio para transacionar o dinheiro. O aplicativo Caixa Tem possibilita transferências bancárias e ainda é possível pagar contas, como água, luz e telefone, por exemplo. Além disso, o app disponibiliza, gratuitamente, o cartão de débito virtual Caixa. Com ele, é possível fazer compras pela internet, aplicativos e sites de qualquer um dos estabelecimentos credenciados. O cartão também é aceito em diversas lojas físicas. Para utilizá-lo, os beneficiários precisam gerá-lo.

É preciso primeiro atualizar o Caixa Tem. Depois de entrar no aplicativo, deve-se acessar o ícone Cartão de Débito Virtual. Feito isso, digita-se a senha do Caixa Tem. Em seguida, aparecem os seguintes dados: nome do cidadão, número e validade do cartão, além do código de segurança. Ao lado do código, deve-se clicar em “gerar” e o cartão estará disponível. O código de segurança vale para uma compra ou por alguns minutos. Para realizar uma nova compra, é preciso gerar um novo código.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.