Estado Maior

Tateando

OEstadoMA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20

É pouco a pouco que o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), deve manter, de agora em diante, a reabertura das atividades econômicas no estado. Isso ficou claro na entrevista coletiva realizada na manhã de sexta-feira, 29.

Ainda sem uma literatura consistente sobre a expansão do novo coronavírus e suas nuances - mas, principalmente, sem um suporte de testagem da população que permita a tomada de atitudes com maior base científica -, o governo optou por “ir tateando”, testando, para entender onde é possível afrouxar mais, e onde se deve reforçar a rigidez.

O mais novo decreto governamental prevê a reabertura gradual, semana a semana, de diversos setores.

Trata-se de uma balança que precisa de sintonia fina, entre a preservação da vida, e a manutenção da economia.

- Não há literatura, não há padrões científicos, não há casuística que ensine o caminho de modo perfeito. Nós estamos buscando esse meio termo entre o ‘fecha tudo eternamente’ e o ‘libera tudo amanhã’. Estamos buscando o meio termo entre esses dois extremos -, definiu o governador.

Segundo ele, as decisões sobre a reabertura de atividade não foram tomadas por pressão de qualquer setor. Mas a partir da dinâmica do vírus, e no entendimento de que, daqui para frente – pelo menos enquanto não houver cura, remédio ou vacina -, será necessário conviver com períodos de fechamento, e de liberação.

- Não se trata de pressão do segmento a ou b, se trata [sic] de uma leitura quanto à dinâmica da sociedade. Decorrido um tempo, é muito difícil, em qualquer país, manter a eternização de medidas, porque não há cenário de desaparecimento total do coronavírus amanhã ou semana que vem. Enquanto não houver remédios verdadeiramente eficazes, não falácias demagógicas, ou vacinas, nós teremos que conviver com isso -, completou.

Diante de cenário tão incerto, que, pelo menos, as decisões tomadas no Maranhão tenham como base não apenas a opinião de especialistas de saúde e economia, ou coisa que o valha. Mas também (e sobretudo) de pessoas de bom senso.

Descomprimindo?

Depois de apresentar dados apontando para a diminuição da busca por atendimentos nas UPAs da Região Metropolitana de São Luís, o governador Flávio Dino (PCdoB) revelou na sexta-feira, 29, mais um número positivo para o sistema de saúde da capital.

Segundo gráfico com a evolução da taxa de ocupação de leitos na Ilha, há uma nítida descompressão de leitos clínicos.

No caso das unidades de terapia intensiva, a redução da taxa ainda é mais sensível.


Sem medo

Flávio Dino também se manifestou sobre as notícias de que a Polícia Federal anda investigando governadores por suspeitas de desvios de recursos enviados para o combate ao novo coronavírus.

Segundo ele, no Maranhão, não há o que se temer.

- Não tememos nenhum tipo de investigação de quem quer que seja, porque nunca fizemos nada errado. Eu sou e continuarei a ser ficha limpa, depois de 31 anos de serviço público. Há infelizmente uma tentativa de manipulação política muito visível -, afirmou.


Sem tempo

O comunista comentou, ainda, denúncias do senador Roberto Rocha (PSDB) a respeito de hospitais que estão prontos, mas seguem fechados no interior do Maranhão.

No mais recente caso revelado pelo tucano, Dino aparece em vídeo de 2017 prometendo a inauguração de uma unidade de saúde em São Mateus para 2018.

Questionado sobre esse assunto, o governador desdenhou do ex-aliado, e disse não ter tempo para “acompanhar essas supostas denúncias” porque tem “muito trabalho a fazer à frente da gestão. E não respondeu às denúncias.


Sem liminar

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou-se a conceder liminar em Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) proposta pela Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino contra a Lei Estadual nº 11.259.

A Lei determina corte de até 30% no valor das mensalidades de escolas particulares do Maranhão enquanto durar a pandemia do novo coronavírus.

No despacho, o magistrado alega “relevância da matéria constitucional suscitada” para deixar de apreciar o pedido cautelar. Quer ouvir, antes, o Governo do Estado e a Assembleia.


Cassação à vista

Dois vereadores de Graça Aranha, no Maranhão, podem ser cassados pela Câmara depois de haverem sido denunciados à polícia por invasão à ala de isolamento de pacientes com Covid-19 do Hospital Municipal Pedro Carvalho de Sousa.

Railson Soares (PT) e Ruzevel Oliveira (PP) foram recebidos no local, mas informados de que não poderiam entrar na ala de isolamento porque não estavam paramentados para isso.

Alheios às recomendações da direção, e usando apenas máscaras de proteção, eles decidiram invadir o local de acesso restrito, colocando não apenas as suas, mas as vidas de outras pessoas em risco.

De olho

R$ 300 milhões é o valor aproximado que o governo Flávio Dino receberá como primeira parcela do socorro emergencial a ser enviado pelo governo Bolsonaro ainda em junho para combate à Covid-19.

Condolências

A ex-governadora Roseana Sarney (MDB) manifestou pesar pela perda recente de importantes lideranças políticas do Maranhão.

Faleceram nos últimos dias Luiz Osmani (ex-prefeito de Lago da Pedra), João Epifânio (de ex-prefeito de Lima Campos) e Chico Côco (ex-prefeito de Lago Verde).

- São perdas incomensuráveis para as famílias e para os amigos, a quem me uno neste momento, mas são também perdas irreparáveis para o Maranhão - declarou Roseana.


Candidato

O deputado federal Rubens Júnior foi oficialmente anunciado pelo governador Flávio Dino como candidato do PCdoB à Prefeitura de São Luís.

A confirmação ocorreu durante reunião do secretariado do Estado no Palácio dos Leões, na quinta-feira, 28.

Na ocasião, Dino explicou que Júnior irá mesmo se desincompatibilizar do cargo de secretário de Cidades e retomar o mandato na Câmara Federal para poder disputar as eleições.


E mais

- Apesar de editar uma série de atos sobre reabertura de atividades no Maranhão, Flávio Dino declarou na sexta-feira, 29, que os prefeitos têm autonomia para decidir sobre medidas de âmbito municipal.

- Como não aceito que outra esfera imponha a sua visão para o Estado, eu não faço imposições para outras esferas de governo. Não vamos nos intrometer no exercício das competências municipais -, declarou.

- Em decisão unânime, a 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) manteve o afastamento do prefeito do município de Olho d’Água das Cunhas, Rodrigo Araújo de Oliveira.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.