Editorial

O comércio e a Avenida Litorânea

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20

Com a retomada gradual das atividades de alguns segmentos do comércio de São Luís a partir de segunda-feira, 1º de junho, como barbearias e salões de beleza, certamente muitas pessoas deverão se sentir motivadas para sair de casa. A medida deverá se estender por 45 dias, seguindo protocolos sanitários de cada setor presentes nas portarias editadas pela Casa Civil. Já as academias e shoppings centers permanecem fechados, mas existe um cronograma para que eles possam ser reabertos a partir do dia 15 de junho.

Também está autorizada a retomada progressiva do funcionamento dos órgãos e entidades vinculados ao Poder Executivo, com uso de máscaras obrigatório pelos funcionários, revezamento de servidores, afastamento de funcionários no grupo risco até o dia 15 de junho e suspensão de atendimento ao público externo até o dia 7 de junho.

Pode-se prever que serão maiores os riscos de contaminação pela Covid-19 caso não sejam respeitadas as recomendações sanitárias para o uso de máscaras e distanciamento entre pessoas. Desde o dia 25 de maio, quando o governo autorizou o funcionamento de estabelecimentos familiares, como primeiro relaxamento das medidas impostas, o que se viu foram aglomerações de pessoas na Rua Grande - principal centro comercial da capital maranhense.

Ficou demonstrado que muitos percorriam aquela via sem nenhuma intenção de fazer compras, mas, simplesmente, para “bater pernas” - expressão popular que pode ser entendida como a intenção de se distrair, andar sem destino certo. Ou seja, sair por aí sem qualquer preocupação com a pandemia que a cada dia faz mais vítimas. Em linhas gerais: o Maranhão é o segundo pior estado do Brasil em distanciamento social, segundo pesquisa nacional. Abaixo apenas de Alagoas.

Diante dessa situação, já que a população não está nem aí para o risco de contrair a Covid-19, neste sábado, 30, e domingo, 31, a Avenida Litorânea deverá registrar uma grande movimentação de pessoas, ainda que os bares e restaurantes não estejam autorizados a receber diretamente os consumidores. Nos últimos dias, principalmente nos fins de tarde, houve congestionamento de pessoas - muitas sem máscaras - andando no calçadão. Em alguns trechos, faltaram vagas para estacionar. Portanto, com o início da estiagem de chuvas e o forte calor que está fazendo na Ilha, a orla marítima da capital será o “point” de jovens e adultos neste final de semana.

No panorama nacional, os três poderes - Legislativo, Executivo e Judiciário - deverão dar o tom do noticiário neste início de mês com ameaças, xingamentos e muita .... muita fake news. Pelo que se tem visto, a Política hoje está concorrendo com a Saúde nas manchetes dos veículos de comunicação. Em outras palavras, a disseminação do coronavírus com o impressionante número de mortes está a cada dia passando para segundo plano, isto é, se tornando informação secundária, o que é lamentável.

Por outro lado, quase 17 milhões de brasileiros ainda estão à espera do resultado da análise do pedido do auxílio emergencial de R$ 600. Já foram analisados cerca de 113 milhões de requerimentos feitos no mês de abril, dos quais mais de 59 milhões foram aprovados e 37 milhões foram considerados inelegíveis.

Neste sábado, 30, a Caixa vai abrir 36 agências no Maranhão, de 8h às 12h, para atendimento aos beneficiários do Auxílio Emergencial que receberam a primeira parcela até 30 de abril, nascidos em janeiro e que queiram fazer o saque do benefício em espécie. A partir desta data, também será possível a transferência do benefício para contas da Caixa ou de outros bancos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.