Organize-se

Manter tudo no seu devido lugar em casa: veja como tornar isso possível

Veja as dicas que a colunista separou para manter o lar em ordem sem estresse; e leia segredos de como cuidar das malas e também de como organizar a cozinha

Lanny Bedasi

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20

+ TEMPO | Commonplace book: o que é e como ele pode ajudar você

O termo é complexo, mas o significado é simples. Commonplace book é um caderno de registro. Simples assim. É um espaço em que você anota suas experiências de aprendizado. Um compilado do que foi aprendido para futuramente você consultar.

Os commonplaces books não têm a ver com a proposta do diário nem do bullet journal. Neles você anota ao longo do dia um resumo de estudos, tudo em um único lugar, o que facilita na hora de localizar.

Se você:

- Tem muitos insights e precisa anotar para não esquecer

- Gosta de registrar experiências

- Anotar citações de livros ou até mesmo frases de caminhão

Commonplace book serve para catalogar experiências
Commonplace book serve para catalogar experiências

O commonplace book serve para você! É uma maneira de catalogar as experiências. Nele você pode até fazer colagens para acesso futuro. [USAR IMAGEM]

Panelas devem estar organizados em local de fácil acesso
Panelas devem estar organizados em local de fácil acesso

TUDO EM ORDEM | Sugestões para uma cozinha organizada

Você já se sentiu uma “barata tonta” dentro da sua própria cozinha se movimentando para lá e para cá, pegando uma coisa aqui, outra ali enquanto faz o almoço? Se sim, está na hora de rever onde estão localizados os itens essenciais da cozinha.

Existem 5 setores em uma cozinha que precisam estar em harmonia entre si. São eles: despensa, armazenagem, área da pia, preparação e a área de cozinhar – nesta sequência.

Vou falar agora sobre quais utensílios precisam estar em cada um:

- Despensa: este é o espaço em que são estocados os alimentos e ele deve estar próximo ao setor de armazenagem.

- Armazenagem: neste local é onde as louças, talheres, copos, recipientes de plásticos, travessas etc, devem estar guardados. Este espaço precisa estar perto da pia.

- Área da pia: aqui é autoexplicativo: é o local onde o detergente, esponja e afins devem estar.

- Preparação: é importante que este setor fique entre área da pia e de cozinhar. Desta forma, facilita muito na hora de preparar a comida.

- Cozinhar: panelas, frigideiras, tampas, assadeiras, formas, talheres que auxiliam o processo. Tudo isto precisa estar por perto deste espaço.

É certo que são vários formatos de cozinhas, porém, se você percebeu que existe algo fora do lugar, remaneje. Tenho certeza que sua movimentação dentro da cozinha vai melhorar.

Mala bem cuidada é garantia de menos estresse quando chegar a hora de viajar
Mala bem cuidada é garantia de menos estresse quando chegar a hora de viajar

LÁ EM CASA | As malas estão de “férias”. Aproveite para cuidar delas

Está com saudade de viajar, né minha filha? Mas neste período que estamos passando, viajar, só a trabalho ou extrema necessidade. Enquanto isso não acontece, dedique um tempo para cuidar das malas.

O principal vilão de qualquer objeto é a umidade e geralmente guardamos as malas em locais que não são bem ventilados.

Como cuidar da mala:

- Mergulhe uma toalha pequena em uma mistura de água com detergente neutro (cuidado para usar muito) ou misture 2 colheres de bicarbonato de sódio em meio litro de água e passe no interior da mala. Deixe secar.

- Com outra toalha, passe dentro da mala uma solução de vinagre branco com água para desinfetar e eliminar qualquer foco de mofo. Deixe secar.

- Na parte externa da mala use uma escovinha, sabão e água para retirar a sujeira. Se as rodinhas forem removíveis, facilitar a limpeza.

- Aplique uma solução antiferrugem no eixo do rodízio.

- Evite guardá-la em locais úmidos, isto aumenta a probabilidade de focos de mofo.

- Se possível, escolha um local ventilado.

- A cada 1 mês faça uma limpeza na mala e deixe-a no sol por alguns minutos.

- Sugiro que coloque produtos antimofo dentro da mala ao guardá-la.

- Se quiser, pode deixá-la envolta em um saco plástico ao guardar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.