Perda

Morre ex-reitor da UFMA e do Ceuma e acadêmico da AML José Maria Cabral Marques

Com relevantes serviços prestados à educação, professor se destacou nos setores público e privado e recebeu comendas no Brasil e no exterior

Nelson Melo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
José Maria Cabral Marques deixou importante legado
José Maria Cabral Marques deixou importante legado (cabral reitor)

O mundo acadêmico e o campo literário estão de luto. Isso porque faleceu, aos 91 anos, o professor José Maria Cabral Marques, ex-reitor da Universidade Federal do Maranhão (Ufma). Ele era membro da Academia Maranhense de Letras (AML), onde ocupava a cadeira nº 38. As causas da morte não foram divulgadas pela família. Um dos seus filhos é o promotor de Justiça José Cláudio Cabral Marques, muito conhecido no estado.

Com uma extensa vida profissional, José Maria nasceu no dia 17 de setembro de 1929. Era graduado em Direito pela Faculdade de Direito de São Luís, e, também, em Serviço Social, pela Escola de Serviço Social, da antiga Universidade do Maranhão. Ele foi reitor da Ufma no período de 1979 a 1988. Fez mestrado em Ciência Política, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, da Universidade Técnica de Lisboa.

O doutorado em Direito foi concluído na Faculdade de Direito da Universidade de Recife. Além disso, José Maria foi o primeiro reitor da hoje Universidade Ceuma, em 2000. O seu falecimento ocorreu na quarta-feira, 27, segundo a família.

Vida profissional

Segundo a Academia Maranhense de Letras, Cabral Marques se destacou no serviço público, exercendo cargos no Maranhão como o de secretário de Estado da Administração; da Fazenda (interino); da Educação e Cultura; e do Trabalho e Ação Social. No Amazonas, foi secretário da Educação e Cultura; presidente da Fundação Educacional do Amazonas; presidente da Fundação Cultural do Amazonas; e presidente da Fundação Televisão Educativa do Amazonas.

No setor privado, foi diretor-geral do Departamento Regional do Sesc e do Senac, no Maranhão; e diretor-geral da Associação Brasileira de Teleducação, no Rio de Janeiro. Nas instituições universitárias, foi diretor interino da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, da Universidade do Maranhão (católica); vice-reitor da mesma universidade; reitor da UFMA; vice-diretor-geral, cumulativo com o exercício do cargo de diretor-geral das Faculdades Integradas (Ceuma); reitor do Uniceuma; e diretor-geral da Faculdade do Vale do Itapecuru, em Caxias/MA.

No exterior, conforme a AML, foi 1º vice-presidente da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), em Lisboa; membro do Conselho Consultivo e presidente interino para o Brasil, da Organização Universitária Interamericana (OUI), em Québec, no Canadá; presidente interino do Capítulo Brasileiro da Associação Internacional de Reitores de Universidades (IAUP), em Guadalajara, no México; vice-presidente para o Brasil e membro do Conselho Assessor da Presidência do Conselho Interamericano para o Desenvolvimento Econômico e Social, nos Estados Unidos.

Medalhas e reconhecimento

Cabral Marques recebeu diversas medalhas, como a Simão Estácio da Silveira, da Câmara Municipal de São Luís; do Mérito Timbira, do Governo do Estado do Maranhão; Olavo Bilac, da Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Pará; Benjamin Constant, do Centro Regional de Educação e Cultura, Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Rio de Janeiro; e Prado Júnior, do Instituto de Educação, Secretaria de Educação do Rio de Janeiro.

Também recebeu a Brigadeiro Falcão, da Polícia Militar do Estado do Maranhão; Mérito Judiciário Desembargador Antonio Rodrigues Vellozo, do Tribunal de Justiça do Maranhão; e Mérito Educacional Professora Ana Maria Saldanha, do Conselho Estadual de Educação, do Estado do Maranhão.

Reconhecimento no exterior

O ex-reitor da UFMA foi agraciado com medalhas e comendas, também, fora do Brasil. Por exemplo, recebeu a de Cidadão Honorário, pela cidade de Nova Orleans, nos Estados Unidos; Doutor honoris causa, pelo Rhode Island College, Providence, nos EUA; Medalha de Prata Comemorativa do 1º Centenário de Fundação da Escola de Minas do Colorado, nos EUA; Professor honoris causa, da Universidade de Arkansas, Little Rock, nos EUA; Diploma de Embaixador da Boa Vontade (Arkansas Traveler, do Governo do Estado de Arkansas, nos Estados Unidos; e Ordem das Palmas Acadêmicas, no Grau de Oficial, do Ministério da Educação Nacional, na França.

Ademais, foi agraciado com a Ordem de Instrução Pública, no Grau de Comendador, da Presidência da República de Portugal; Medalha de Prata Comemorativa dos 450 anos de fundação da Universidade Julius Maximilian, na Alemanha; Diploma de Visitante Distinguido, da Presidência do Município de Zapopan, no México. Por fim, recebeu o Diploma de Reconhecimento por Relevantes Serviços Prestados, da Diretoria da IAUP.

Manifestações de pesar

Por meio de nota, o ex-presidente José Sarney lamentou a morte de Cabral Marques, de quem foi colega desde os tempos de Liceu Maranhense, há sete décadas e por quem nutria forte amizade:

É com profundo pesar que tomo conhecimento da morte de meu querido amigo José Maria Cabral Marques. Fomos companheiros desde o Liceu Maranhense, há mais de setenta anos. Junto lutamos pela transformação do Maranhão, com identidade de ideias e visão dos problemas de nosso Estado.

Quando, em 1966, assumi o Governo do Maranhão, o nome de Cabral foi um dos mais importantes de minha equipe. Com sólida formação acadêmica, ele tinha autoridade para comandar a verdadeira revolução que aqui implantamos, com a mensagem de “uma escola por dia, um ginásio por mês e uma faculdade por ano”. Estes objetivo alcançamos e superamos.

Secretário da Educação, conduziu o projeto João de Barro, em que
Estado, Município e Comunidade colaboravam para criar, com modéstia de meios, mas contribuição de todos e visão do futuro, uma rede de educação básica que cobria todo o Maranhão. Ele liderou também a implantação do CEMA – Centro Maranhense de Televisão Educativa, primeira do gênero no Brasil.

Essas experiências trouxeram, além do ensino propriamente dito, uma ampla interação com as comunidades, que participavam da responsabilidade de educar, essencial para que a educação não fique apenas na sala de aula, mas envolva as famílias.
Cabral foi depois Reitor da Universidade Federal do Maranhão, que
consolidou, e várias vezes secretário de Estado, aqui e no Amazonas, onde também implantou uma TV Educativa. Reconhecido no Brasil e no exterior como um de nossos maiores educadores, não só um dos maiores da História do Maranhão, mas em dimensão nacional, Cabral teve inúmeras responsabilidades como administrador e professor. Assim, foi o nome decisivo na criação da CEUMA, que ajudou a consolidar como a principal instituição de ensino privado do Maranhão.

Cabral e eu tivemos uma amizade muito forte, que passou para nossos filhos. Ele foi sempre um ponto de referência com seu conhecimento, sua cultura, sua correção. Tive a alegria de que se tornasse meu colega na Academia Maranhense de Letras. Mas, maior ainda, foi a certeza de que estávamos sempre unidos no sonho de um Maranhão baseado na formação de nossos quadros, na valorização da Cultura como a grande força de nossa terra.

Sinto-me, hoje, atingindo profundamente por seu falecimento. Perde o Maranhão, perde o Brasil um de seus grandes educadores. Mas perco eu um de meus maiores amigos e companheiros. Compartilho o sentimento de toda sua família, a que me sinto integrado pela longa fraternidade.

Ceuma lamenta

A Universidade Ceuma também lamentou a morte de Cabral Marques, primeiro reitor da instituição, e externou orgulho e gratidão por tê-lo tido como dirigente. “A Ceuma lhe deve uma gratidão total por sua participação e orientação durante as três décadas de sua existência, que acompanhou desde os primeiros passos”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.