Lançamento

Construções musicais de Alcione

Marrom lança hoje seu 42º disco, "Tijolo por Tijolo", que sai pela gravadora Biscoito Fino

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Alcione faz lançamento de disco
Alcione faz lançamento de disco (alcione)

SÃO LUÍS- Após um hiato de sete anos, a cantora maranhense Alcione lança um novo disco de inéditas. “Tijolo por Tijolo” chega hoje ao público depois de vários adiamentos devido à pandemia. O álbum, que sai com selo da gravadora Biscoito Fino, reúne 14 faixas entre as quais algumas homenagens como ao seu estado natal, o Maranhão, além de apresentar uma seleção de compositores de várias gerações. O disco físico poderá ser adquirido no site da gravadora, a partir de hoje, quando também estará disponível nas plataformas digitais.

Comumente homenageado na discografia da Marrom, o Maranhão está mais uma vez presente na faixa “Lençóis”, música composta pelos também maranhenses Zé Américo Bastos a partir de poema de Salgado Maranhão e que encerra o álbum. “Tijolo por Tijolo” traz ainda uma assinatura inédita nos discos da maranhense: a de Jorge Vercillo, que fez a canção “Meu universo” em parceria com Zeppa. No CD, destaque também para uma tocante homenagem ao rei Pelé em “O homem de Três Corações”, de Altay Veloso e Paulo César Feital. Assinam ainda as canções do álbum nomes como de compositores prestigiados pela cantora como Serginho Meriti, Arlindo Cruz, Fred Camacho, Júlio Alves, Edil Pacheco, Telma Tavares e Roque Ferreira.

Primeiro álbum de estúdio de Alcione desde “Eterna alegria” (2013), “Tijolo por Tijolo” tem repertório composto por músicas majoritariamente inéditas e gravado pela cantora em 2019 na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

Disco

“Tijolo por tijolo, foi assim que construí minha carreira. Não caí, de paraquedas, na Sapucaí!!! Desde o início optei pela construção de uma trajetória, jamais pensei em ser apenas uma cantora de sucesso. Talvez por isso tenha conquistado tal longevidade em minha carreira”, diz Alcione na apresentação do novo disco cuja produção é assinada por Alexandre Menezes e arranjos de Jorge Cardoso, Jota Moraes, Prateado, Zé Américo Bastos e do próprio Alexandre (diretor musical da Banda do Sol).

“Tijolo por Tijolo” é o 42º álbum de Alcione (sem contar os três compactos iniciais gravados antes do primeiro LP), em 48 anos de uma carreira sólida, longeva e de sucesso. Sucesso que extrapolou fronteiras internacionais, vide a mais recente – e aplaudida – turnê européia por países como Suíça, Alemanha, França, Itália, Espanha e Portugal.

Lives

A cantora tem mantido a proximidade com seu público por meio de lives que tem realizado. No último domingo, via canal youtube.com/alcioneoficial, a pedido dos fãs, a maranhense fez sua segunda live solidária, intitulada "Roda de Samba Original Apresenta Alcione, Live Solidária II", com participações das cantoras Sylvia Nazareth e Karinah. Instituições do Rio e Maranhão serão beneficiadas, conforme ocorrido na primeira live.

Amanhã ela se apresenta novamente na internet, desta vez na live do projeto Shopping Cidade Jardim, às 19h, no Instagram @cidadejardimshopping. A apresentação marca a chegada de um novo trabalho e ainda promete reunir sucessos, como "A Loba", "Você Me Vira a Cabeça", "Meu Ébano", "Não Deixe o Samba Morrer", além de duas novas músicas, "Fascínio" e "Tijolo Por Tijolo". A Live de Alcione acontece em prol da Gerando Falcões, ONG de Eduardo Lyra que está arrecadando cestas básicas digitais para o projeto Corona No Paredão.

Faixas

01. Tijolo por Tijolo (Autoria: Serginho Meriti / Claudemir)

02. Fascínio (Autoria: Toninho Geraes / Paulinho Rezende)

03. Meu Universo (Autoria: Zeppa / Jorge Vercillo)

04. Alto Conceito (Autoria: Fred Camacho / Leandro Fab)

05. O homem de três corações (Autoria: Altay Veloso / Paulo César Feital)

06. Em barco que navega malandro (Autoria: Serginho Meriti / Claudemir)

07. Realeza (Autoria: Joluis / Alvinho Santos)

08. Lado a lado (Autoria: Arlinho Cruz / Marcelinho Moreira / Rogê)

09. Não dá Mais (Autoria: Altay Veloso)

10. O samba ainda é (Autoria: Serginho Meriti / Ricardo Moraes / Claudemir)

11. Feito traça (Autoria: Telma Tavares / Roque Ferreira)

12. Santo Amaro é uma flor (Autoria: Edil Pacheco / Walmir Lima)

13. Teu calor (Autoria: Júlio Alves / Ramires / Carlos Junior)

14. Lençóis (Autoria: Zé Américo / Salgado Maranhão)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.