Educação

Projeto que valoriza a História e estudantes no interior do Maranhão chega as finais em premiação

Nas finais do prêmio Professor Transformador, projeto "Sarilho: A História vira cena", da Profa. Francilda Machado, despertou seus alunos para a importância de sentirem orgulho da própria História.

Com informações da assessoria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
(Professor Transformador )

São Luís - Levantar a autoestima dos estudantes a partir da valorização da própria história. Esses são os princípios que norteiam o Projeto "Sarilho: A História vira cena", finalista do Prêmio Professor Transformador na categoria Ensino Fundamental II. Coordenado pela Professora Francilda Machado, o projeto é desenvolvido na Escola Municipal Santa Bárbara, no município de São Bento, no Maranhão.

Em entrevista a educadora compartilhou um pouco de sua experiência com o desenvolvimento do projeto. "Desde que cheguei na Escola Santa Bárbara, há quatro anos, percebi a necessidade de desenvolver um projeto que visasse levantar a autoestima dos alunos e também para que eles começassem a valorizar suas vivências. Assim nasceu o projeto "Sarilho: A História vira cena", para despertar os nossos estudantes para a valorização das riquezas do seu próprio entorno e para que percebessem que a sua história local é de importância ímpar no seu processo de ensino-aprendizagem", explicou.

As atividades do projeto são estruturadas da seguinte maneira: primeiro, os alunos realizam rodas de conversa relacionando as vivências suas com o conteúdo das aulas. A partir daí, eles vão a campo, com a professora, realizar pesquisas com moradores, fazer anotações e transformar tudo isso em textos, que seriam apresentados para toda a escola e para as famílias através da Companhia Sarilho, que foi criada durante o projeto.

Nesse processo, ainda é coletado imagens e vídeos que foram e serão muito importantes no resgate da cultura local.

"Além de contribuir para que a aprendizagem dos alunos nas áreas de Ciências Humanas nos anos finais do Ensino Fundamental se tornasse eficaz, o projeto despertou o sentimento de valorização dos estudantes em relação à sua própria história e a realidade à sua volta. Hoje temos alunos que não tem medo e nem vergonha de mostrar as suas origens e falar das suas raízes, de trazer à cena atores reais como pescadores, lavadeiras e lavradores. Hoje, nós temos alunos com uma autoestima muito melhor", afirmou a professora.

Segundo Francilda, o projeto colocou em prática as seguintes competências gerais da BNCC: Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade; Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural; Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação.

Ela explicou que também foram trabalhadas as competências específicas para o ensino de História no Ensino Fundamental, tais como: Compreender acontecimentos históricos, relações de poder, processos e mecanismos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais ao longo do tempo e em diferentes espaços, para analisar, posicionar-se e intervir no mundo contemporâneo; Identificar interpretações que expressem visões de diferentes sujeitos, culturas e povos com relação a um mesmo contexto histórico, além de posicionar-se criticamente com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Professor Transformador

O Prêmio Professor Transformador foi lançado com o objetivo de destacar projetos inovadores desenvolvidos por professores da Educação Básica de todo o País, alinhados com as diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Os 12 projetos finalistas estão distribuídos em quatro categorias, que correspondem às etapas do Ciclo Básico da Educação no Brasil: Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

A classificação final dos projetos em cada categoria será anunciada durante a Bett Educar, considerada a maior feira de Educação e Tecnologia da América Latina. O evento está com a sua realização adiada em 2020, por conta do avanço da pandemia da Covid-19. Tão logo seja possível, a organização anunciará uma nova data.

Os segundos e terceiros colocados em cada categoria do Prêmio Professor Transformador irão receber R﹩ 2.5 mil e a oportunidade para apresentar suas iniciativas na edição 2020 da Bett Educar. Já os primeiros colocados de cada categoria receberão prêmios de R﹩ 7 mil, além de uma viagem para participar da Bett Educar 2021 em Londres, Inglaterra.

O Prêmio Professor Transformador é organizado em conjunto pela Base2Edu, rede que conecta e fortalece profissionais e iniciativas voltadas à transformação da Educação; e pela organização da Bett Educar, maior evento de educação e tecnologia da América Latina.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.