Artigo

O latim da quarentena

José Ewerton Neto, Autor de O ABC bem humorado de São Luís

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20

A quarentena chegou e, com ela, um medo e um pavor dos tempos de nossos tataravós. Nessa época, quando as epidemias chegavam, nossos antepassados a associavam a seres sobrenaturais para justifica-las.

Hoje já não se acredita em seres sobrenaturais, mas o pavor e o desconhecimento são os mesmos. Tanto assim que, diante desse inimigo praticamente invisível, o recurso recomendado pelos nossos sábios, traz a mesma cantilena dos nossos ancestrais que, sem acesso ao conhecimento de hoje, diziam, baseados apenas no instinto de sobrevivência: Vai para casa, meu filho!

Se voltamos aos horrores do passado, é de se esperar que também devamos voltar, em boa hora, a idiomas como o Latim, que se diluíram com o tempo, mas cuja sabedoria de suas citações vem a calhar muito bem com o que estamos vendo e sentindo.

1. CASUS BELLI. A expressão latina significa Caso de Guerra, e referia-se a uma contenda entre duas partes. Por exemplo, a realidade atual permite dizer: o corona vírus e a humanidade estão em Casus Belli.

O ruim, para nós, é que essa batalha de um minúsculo ser contra uma espécie bem mais agigantada e dominante, que é a nossa, tem sido ganha pelo corona vírus.

2. COGITO, ERGO SUN. Significa Penso, logo existo. Trata-se da famosa frase do filósofo Descartes que chegou à conclusão de que se podia duvidar de tudo, menos da própria existência que se está duvidando. A expressão poderia se aplicar ao presidente Bolsonaro, em quem ficaria apropriada, desde que se alterasse um pouco o sentido. Na sua fala, o presidente diria: “Não penso. Logo não existo”.

Por sua vez, no caso do ex-presidente Lula, este, provavelmente se pronunciaria desta forma: “Que diabo é esse negócio de ergo sun? A única coisa que ergo é um copo de cachaça.”

3. ALTER EGO. O outro eu.

Nesta quarentena, a solidão forçada provocou o aparecimento de tantos eus que ao fim de três meses de isolamento todo mundo tem eu saindo pelo ladrão (literalmente, tem eu roubando outro eu).

Ou seja, assim como tem gente que resolveu virar colecionador de lives, tem gente que virou especialista em colecionar alter egos.

4. ALEA JACTA EST. A sorte está lançada. Palavras atribuídas ao imperador Júlio César antes de cruzar o Rubicon.

Segundo os partidários das teorias da conspiração essas mesmas palavras, em chinês naturalmente, foram pronunciadas de novo, desta vez por um cientista chinês depois de espalhar o vírus pelo mundo.

5. EX ABRUPTO. Significa bruscamente, de repente.

Como se sabe, embora os governantes queiram negar, a propagação do vírus no Brasil nada teve de Ex-abrupto.

Pelo contrário, enquanto o vírus desfilava e dançava nas avenidas, os responsáveis por desencadear a prevenção popular estavam mais ocupados em pular seus próprios carnavais, usando suas máscaras enganadoras do povo.

8. PRIMA FACIE. À primeira vista.

Digam o que disserem o amor está sofrendo, não apenas pela saudade daqueles que se vão. O amor entre casais, posto à prova, gerou uma onda de feminicídios.

Diante desse amor cada vez mais agonizante esta pandemia faz com que os românticos peçam a Deus para que esse vírus se vá, trazendo o amor de volta, pelo menos travestido das doces ilusões que a disputa pela sobrevivência não permite suscitar.

Em resumo, o amor à Prima Facie (à primeira vista), está sendo substituído pelo amor que ninguém avista.


E-mail: ewerton.neto@hotmail.com

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.