Tráfico

Trinta e nove traficantes já foram presos neste ano em todo o estado

As prisões e apreensões ocorreram durante incursões na Grande Ilha e no interior do estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Droga apreendida na cidade de Itapecuru
Droga apreendida na cidade de Itapecuru (DROGA APRRENDIDA )

SÃO LUÍS - Um total de 39 acusados de comercializar droga foram retirados de circulação somente neste ano durante cercos realizados pela equipe da Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Senarc) no estado. A polícia ainda apreendeu 13 armas de fogo como também 737 quilos de entorpecentes, a maior parte sendo maconha. Enquanto, no dia 2 de fevereiro deste ano, a polícia incinerou 2,1 toneladas de drogas diversas, fruto de operações ocorridas em 2019, segundo dados divulgados.

Segundo a polícia, essas prisões e apreensões são em decorrência do desencadeamento de várias ações da Senarc, por meio de trabalho investigativo em todo o Maranhão. “Os presos são acusados de atividades delituosas do tráfico de droga de carregamentos de grandes proporções como ainda do comércio varejista, conhecido como bocas de fumo”, frisou o superintendente da Senarc, delegado Breno Galdino.

O delegado ainda informou que a polícia, na maioria das incursões, encontrou outros objetos. “Nos locais das ocorrências, geralmente, a nossa equipe apreendia arma e produtos de crimes patrimoniais, pois, o tráfico de droga possuem ligação com roubo, furto, receptações e até mesmo assassinato”, contou o superintendente da Senarc.

Ainda de acordo com o delegado, a polícia intensificou o trabalho no interior do estado e isso está resultando em grandes apreensões de drogas como também na prisão dos “cabeças” dessa empreitada criminosa. Este trabalho tem sido feito, principalmente, por meio dos Departamentos de Narcotráficos (Denarc) das cidades de Imperatriz e Timon.

O delegado disse que a participação da população é de suma importância para combater o tráfico de droga por meio das denúncias anônimas e, no momento, podem ser feitas pelo aplicativo de WhatsApp (98) 99163-4899.

Apreensão

Ainda no último dia 6, a equipe da Senarc conseguiu apreender 250 quilos de maconha prensada, na cidade maranhense de Itapecuru-Mirim. A polícia informou que os tabletes da droga foram encontrados no interior de um carro modelo Fiat Idea.

Breno Galdino declarou que os policiais ficaram de tocaia após terem recebido denúncias anônimas, por meio do aplicativo da unidade, sobre o transporte de um grande carregamento de droga entre Itapecuru-Mirim e Miranda do Norte. O veículo em que estava os criminosos saiu da pista e desceu um barranco.

O condutor do carro conseguiu fugir do cerco policial, mas o homem, que estava no banco do carona foi preso e autuado em flagrante por tráfico de droga. Ele disse para a polícia que receberia o valor de R$ 500 e mais dois quilos do entorpecente para auxiliar no transporte até a cidade de Itapecuru-Mirim.

A equipe da Senarc ainda ontem apreenderam dois quilos de cocaína e um homem, que estava em um ônibus, que faz linha São Paulo a Codó, na cidade de Peritoró. O detido disse para a polícia que estava trazendo a droga do município de Caldas Novas, no Goiás, e entregaria a um homem, em Codó.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.