Resgate cultural

A liderança feminina no bumba meu boi é tema de documentário

Trabalho é da pesquisadora da cultura popular maranhense Marla Silveira e será apresentado nesta quinta-feira (28), às 20h, na internet

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Nadir Cruz foi uma das entrevistadas
Nadir Cruz foi uma das entrevistadas (nadir cruz)

SÃO LUÍS- O vídeo com formato documentário “As mulheres que dominam os bois: o comando das mulheres no bumba meu boi do Maranhão”, da pesquisadora da cultura popular maranhense Marla Silveira, será apresentado nesta quinta-feira (28), às 20h, nas redes sociais da Diretoria de Assuntos Culturais da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Maranhão (@cultura.ufma e ufma.cultura).

“Grande parte dos grupos de bumba meu boi são comandados por mulheres. Este fato despertou o interesse de observar tal fenômeno de maneira sistemática, a partir de um olhar histórico, uma vez que não tão distante do tempo presente, a participação de mulheres no bumba meu boi era limitada e restrita. Elas eram proibidas de participar da brincadeira”.

Mestra em Cultura e Sociedade, Marla Silveira abordará o trabalho e desafios das mulheres que exercem a função mais difícil e desejada na hierarquia interna do bumba meu boi: a liderança do grupo. A exibição do vídeo integra o projeto de extensão Do Nosso Jeito, que oferece online apresentações musicais, performances artísticas, oficinas e palestras com personalidades das artes e cultura.

Autora do livro e diretora e roteirista do documentário “Nas entranhas do bumba meu boi” (EDUFMA, 2018), Marla Silveira foi produtora executiva do CD “Zabumbas da Resistência: Bumba meu boi de Leonardo (2019)”. “Nesse vídeo abordamos a pesquisa e apresentaremos ainda depoimentos de três mestras que protagonizam a liderança de importantes grupos: Regina Avelar, do boi de Leonardo; Nadir Cruz, do boi de Apolônio, e Leila Naiva, do bumba meu boi de Axixá”, complementou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.